Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2008 - 09h18

Máquina de lavar roupas precisa de limpeza interna com água sanitária

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Elas vivem cheias de água e sabão e por isso podem parecer estar sempre limpas. Mas, periodicamente, as lavadoras de roupas precisam de uma higienização interna. "É preciso retirar os restos de amaciante e de detergente que ficam impregnados", diz Marcelo Fischer, gerente-geral de tecnologia de lavanderia da Brastemp.

Basta pôr na máquina vazia cerca de meio litro de água sanitária e ligá-la no ciclo normal com nível de água alto. Repita o processo a cada dois meses.

Para a limpeza externa, Fischer recomenda apenas passar um pano com água e sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou à base de solventes.

Os filtros, que retêm os fiapos que se soltam das roupas, também devem ser limpos freqüentemente apenas com água.
Outra dica para manter a máquina em bom estado é usar a dosagem certa de amaciante e detergente -espuma em excesso só atrapalha. Escolha produtos de boa qualidade. "Produtos de má procedência podem entupir os componentes e deixar a máquina mais impregnada de gordura", diz Fischer.

Ele lembra ainda da necessidade de remover objetos (como moedas e clipes), de fechar os zíperes para evitar arranhar o cesto e de distribuir as peças uniformemente, com as mais volumosas no fundo.

Por último, há outra dica importante que só 20% dos consumidores levam em conta, diz Fischer: ler o manual de instruções. "Ele traz todos os passos para uma maior durabilidade."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página