Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 09h35

Vaidoso, advogado tem obsessão pela beleza perfeita

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O objetivo é ganhar o máximo de massa muscular possível. O exercício físico, o vício. O espelho, a maior motivação. A busca pelo corpo perfeito faz pessoas passarem horas e horas nas academias.

"Enquanto está me satisfazendo, vou crescer. Quando eu achar que está deixando de me fazer bem, acho que consigo parar, não sei." A frase é de Marcelo Tartarelli, 31, que não fica um dia sem fazer musculação. "É medo de deixar de crescer."

Ele começou a freqüentar academia aos 19 anos porque era "muito magrinho". Com 1,70 m, pesava 58 quilos. Hoje pesa 92, com 4% de gordura no corpo. Tartarelli se considera totalmente viciado.

Mas não é a sensação de bem-estar, causada pela liberação da endorfina, que vicia Tartarelli. Vice-campeão paulista de fisiculturismo, os seus principais estímulos são os elogios ou as exclamações de surpresa das pessoas. "Quando você treina, todo mundo fica te olhando e quer treinar com você."

Lesão? "Tomo remédio, passo pomada, ponho faixa elástica e vou treinar normalmente. Depois faço gelo, bolsa quente. Se procurar um médico, ele fala que você é louco. A começar pelo seu tamanho."

Tartarelli não acha que atingiu seu limite. Está aos poucos deixando a profissão de advogado para se tornar personal trainer e fisiculturista, aconselhado pelos colegas da academia. Ele diz ter gostado da idéia de vender a própria imagem: "É muito mais fácil".

O vício de Tartarelli, conhecido como vigorexia ou síndrome de Adônis, é caracterizado pela sensação de que nunca se está bonito como se poderia.

Semelhante à anorexia, em que o doente nunca acha que está magro o suficiente, a vigorexia faz a pessoa ficar obcecada pela dieta, comparar-se com outras pessoas e até usar complementos --como anabolizantes e vitaminas-- para ganhar musculatura. Tudo para ficar perfeito.

"Com 90 quilos, forte, você ainda acha que não está bem e acaba perdendo o controle, a noção", confessa Tartarelli.

Leia mais
  • Dependentes e compulsivos se disseminam na sociedade
  • Psiquiatras defendem uso de remédios
  • Mundo virtual alimenta estudante
  • Cláudia não consegue ficar um dia sem praticar esporte
  • Raquel tem compulsão por sexo, comida e compras

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre comportamento compulsivo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página