Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2005 - 10h42

Conheça alguns alimentos funcionais e sua atuação no organismo

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Abacate (betasistosterol): reduz o colesterol sangüíneo.

Alho e cebola (alicina e compostos derivados): estimulam a função imunológica, removem radicais livres e favorecem a redução do colesterol "ruim".

Cenoura, inhame, batata-doce e frutas cítricas (carotenóides e flavonóides): reduzem o risco de doença arterial e coronariana e de câncer graças à atividade antioxidante, além de removerem radicais livres, que danificam e aceleram o envelhecimento das células.

Chá verde (compostos fenólicos): reduz o risco de câncer e de doenças cardíacas por sua ação antioxidante.

Couves, brócolis, repolho e nabo, entre outras crucíferas (glicosinolatos): previnem câncer e doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante nas células, pois protegem a membrana dos glóbulos vermelhos do processo de oxidação.

Aveia, trigo e arroz integral, entre outras fibras (glucanas): resistentes à hidrólise (as fibras não são quebradas pelas enzimas do tubo digestivo), promovem a sensação de saciedade precoce e retardam a absorção de carboidratos, açúcar e gordura.

Frutas cítricas (limonóides e pectinas): diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a viscosidade sangüínea.

Leites fermentados (probióticos): previnem o câncer intestinal e de colorretal e participam do controle da glicemia. Esses microorganismos colaboram com o funcionamento e com o equilíbrio dos organismos benéficos da flora intestinal.

Soja e derivados (isoflavona): reduzem sintomas desagradáveis do climatério, previnem osteoporose, protegem contra o câncer (principalmente o de mama e o de próstata) e contra as doenças cardíacas e diminuem o colesterol 'ruim' pela ação antioxidante da isoflavona, que também reduz a produção de radicais livres.

Tomate vermelho, amora e goiaba vermelha (carotenóide licopeno): protegem contra o câncer de próstata e contra doenças cardiovasculares (o tomate na forma de molho possui maior concentração do componente ativo do que in natura).

Uva vermelha, sucos e vinho tinto (compostos fenólicos): protegem contra doenças cardiovasculares, principalmente arteriosclerose, por serem antioxidantes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre nutrição funcional
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página