Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2006 - 10h18

O que levar em consideração na hora de escolher seu tênis

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Corrida
A parte superior do tênis deve ser macia, com boa flexibilidade. O ideal é que o tênis conte com um sistema de amortecimento em toda a sola, para absorver o impacto repetitivo do pé no chão. O contraforte (forro que reforça a parte posterior do calçado) deve ser bem firme, para dar segurança ao pé. É importante que a sola tenha uma boa aderência.

Tênis
O calçado deve ter um bom suporte lateral (externo) e medial (interno), além de uma placa anti-torção. A parte posterior deve ser firme e o sapato deve permitir uma boa ventilação. O solado deve ter "pivot pont", o mecanismo permite que o tenista gire, pois não deixa o sapato tão preso ao piso.

Ciclismo
O sapato não pode ser pontudo, deve ter lateral mais larga na frente e o calcanhar estreito. É fundamental que a sola seja bem rígida e recomenda-se que o tênis seja preso por velcro, em vez de cadarço. Há sapatilhas próprias para o esporte que podem ser encaixadas no pedal --o desencaixe, porém, é fácil, no caso de uma queda. Alguns tênis podem ter gomos que prendem nos vãos do pedal --esses devem ser evitados pois dificultam a saída da bicicleta.

Musculação
Não exige que o tênis tenha características especiais. O modelo deve ser confortável e permitir que o pé fique firme durante a utilização dos equipamentos.

Ginástica
Assim como a musculação, não demanda modelo específico. Como algumas aulas podem ser associadas a equipamentos como step, é recomendável que o tênis tenha um sistema de amortecimento básico nos calcanhares.

Triatlhon
Como o atleta sai molhado da primeira atividade, que é a natação, o tênis deve permitir uma boa ventilação do pé e não apresentar costuras internas, o que poderia gerar atrito e lesões na pele. O uso de cadarço também deve ser evitado para não prejudicar o tempo da prova.

Skate
O tênis ideal para skatistas deve prever um alto grau de movimentação e impacto. Por isso, o calçado deve ter um peso leve ou moderado, bom suporte lateral e medial e um solado plano com alta absorção de impacto e aderência. Modelos com cano alto podem ser usados desde que não restrinjam os movimentos.

Canoagem
Esse tipo de atividade requer um calçado de peso leve, câmara superior à prova d'água, boa flexibilidade, alta aderência e câmara dos dedos alta.

Trilha
O tênis deve ser à prova de água, flexível, com solado resistente e um bom contrafortes na parte do calcanhar.

Escalada
É o terreno que vai determinar o tipo de tênis mais adequado para essa atividade. Quando a escalada é feita em uma rocha ou na neve, o tênis deve ter uma flexibilidade menor, o solado muito resistente e alta aderência. Nas escaladas em academias, eles devem ser flexíveis e bem ajustados ao pé.

Fonte: Moisés Cohen, chefe do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp, Aires Duarte Junior, chefe do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo, e Federação Paulista de Ciclismo

Leia mais
  • Especialistas ensinam a escolher melhor tênis para cada esporte
  • Avanços tecnológicos dos calçados podem ser desnecessários
  • Tipos de pé devem ser levados em conta na escolha do tênis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página