Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2006 - 16h35

Médico discute fundamentos da homeopatia em livro "Entre Arte e Ciência"

Publicidade

da Folha Online

Especialista em homeopatia, o médico Paulo Rosenbaum lança agora "Entre Arte e Ciência - Fundamentos Hermenêuticos da Medicina Homeopática" (ed. Hucitec), livro que propõe discutir a "re-significação" da homeopatia. Ele também é autor de "Homeopatia - Medicina sob Medida" (Publifolha), que traz uma introdução sobre o assunto para o público interessado em medicina e saúde.

Em "Entre Arte e Ciência", o autor fala sobre como a nova abordagem dessa prática tão tradicional a coloca em contato com as principais correntes do pensamento contemporâneo, da epidemiologia à filosofia. Rosenbaum discute os fundamentos hermenêuticos da medicina homeopática, destacando o papel da linguagem e o uso dos recursos discursivos e simbólicos no processo semiológico-terapêutico.

Para quem se interessa pelo tema e deseja conhecer os princípios básicos dessa tradição, "Homeopatia - Medicina sob Medida" traz explicações, a história e as perspectivas que a homeopatia oferece. Dividido em nove capítulos, o livro aborda as preocupações do paciente, auto-observação, tratamento, tecnologia e ciência, entre outros temas.

Graduado em Medicina pela PUC-SP, Rosenbaum é especialista em homeopatia, além de mestre em medicina preventiva e doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é chefe do Departamento Científico do Instituto de Cultura Homeopática, membro do grupo de Racionalidades Médicas (IMS-UERJ). Ele é também editor da revista "Cultura Homeopática".

Leia mais
  • Série traz dicas sobre como manter uma vida saudável
  • Série ensina como iniciar prática de ioga, pilates e corrida

    Especial
  • Conheça "Homeopatia - Medicina sob Medida"
  • Conheça o livro "1001 Soluções Naturais"
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre homeopatia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página