Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 12h23

Puberdade precoce desperta dúvidas em adolescentes

Publicidade

AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

A puberdade precoce ocorre quando os primeiros sinais do desenvolvimento sexual, como pêlos, aparecem antes dos oito anos em meninas ou antes dos nove anos em meninos. Entre eles, a maturação sexual costuma começar mais tarde --dois anos depois das meninas.

Danilo Verpa/Folha Imagem
Isabela Laranja, da sexta série da escola Augusto Laranja em Moema
Isabela Laranja, da sexta série da escola Augusto Laranja em Moema
Em garotos, a causa mais comum de puberdade precoce é tumor cerebral. Já as meninas, que representam 90% dos casos, podem ter o problema devido a diversos fatores.

Embora não existam dados sobre esse problema no Brasil, estudos apresentados num congresso recente no Chile mostram que lá o número de casos de puberdade precoce tem crescido. Uma das hipóteses, segundo Latronico, é que a alimentação influencie diretamente essa mudança.

O crescimento puberal gera uma maturação óssea precoce, que não acompanha a idade cronológica. Assim, a menina de oito anos pode ter uma maturação óssea de dez anos. A principal conseqüência disso é a baixa estatura, já que, após a menarca, o crescimento ocorre mais lentamente.

Danilo Verpa/Folha Imagem
Daniella Cabaritti, da sexta série da escola Augusto Laranja em Moema, São Paulo
Daniella Cabaritti, da sexta série da escola Augusto Laranja em Moema, São Paulo
O processo pode ser bloqueado por meio de medicação. Foi o que aconteceu com Isabella Scherer, 11. Devido à puberdade precoce, ela precisou tomar remédios que atrasassem seu desenvolvimento. A medicação foi suspensa no início deste ano, e agora ela aguarda a hora de "virar mocinha". "Vai ser ruim porque tenho natação todos os dias e não quero ter que faltar", afirma.

Já Daniela Cabaritti, 12, está ansiosa para menstruar, mas ainda deve esperar um pouco pelo momento. Desde os nove anos, ela faz um tratamento para atrasar a menarca. Com 1,46 m, deve manter os remédios até alcançar 1,60 m. Beatriz Zaupa, 13, conseguiu ganhar cinco centímetros antes de menstruar, por meio de um tratamento endocrinológico.

Mas Latronico avisa que o tratamento só deve ser feito até a criança ter uma maturação óssea de 13 anos. Mesmo que ela tenha apenas nove anos ao chegar a esse estágio, o tratamento deve ser interrompido. "Se continuar a bloquear a menstruação, a fase do estirão será prejudicada", alerta.

Vergonha e presentes

Precoce ou não, a chegada da menarca costuma despertar dúvidas e preocupações em todas as meninas e ser acompanhada por uma série de mitos, sendo um dos principais o medo de "parar de crescer" (ver quadro ao lado).

Danilo Verpa/Folha Imagem
Isabella Medeiros Scherer, da quinta serie da escola Augusto Laranja em Moema, em SP
Isabella Medeiros Scherer, da quinta serie da escola Augusto Laranja em Moema, em SP
Victória Corban, 12, que menstruou no ano passado ("no Dia das Crianças", ressalta), ri ao falar de sua primeira reação. "Mostrei para a minha mãe e ela disse que eu tinha menstruado. Fiquei assustada e falei: 'Ferrou pro meu lado'. Tive vergonha de contar para o meu pai, aí liguei para minha madrasta", lembra.

Isabela Laranja, 12, não só teve que telefonar para toda a família como ganhou presentes de parentes: um colar, um "kit menstruação" e dinheiro para comprar roupas novas.

"Eu não queria ter menstruado, mas fui no ginecologista e fiquei aliviada, porque ele disse que veio tudo na hora certa."

Agradecimentos: Academia Gustavo Borges -Natação & Bem-Estar e colégio Augusto Laranja

Leia mais
  • Nível de estrogênio influencia em desenvolvimento sexual
  • Estresse pode alterar hormônios sexuais
  • Relacionamento entre filha e pai influencia chegada de 1ª mestruação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre menstruação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página