BUSCA
 
15/11/1889
Ministro da Marinha resiste à voz de prisão e acaba baleado

da Folha Online


Durante todo o processo que culminou com a proclamação da República nesta sexta-feira, apenas dois tiros foram disparados. O alvo foi o antigo ministro da Marinha, José da Costa Azevedo, também conhecido como barão de Ladário, ferido após uma discussão com o marechal Deodoro.

Ladário se encontrou com Deodoro às portas do Ministério da Marinha no início da manhã. Após receber voz de prisão do líder republicano, o ministro disse que, como membro do governo e súdito fiel do Imperador, tinha a obrigação de oferecer resistência armada.

Após essas poucas palavras, sacou da cintura dois revólveres e fez mira contra o Marechal Deodoro, com a clara intenção de ferir de morte o líder Republicano. Ladário, no entanto, não concluir seu gesto: antes disso foi ferido por um praça do Exército que, atento, observava toda a cena.

O barão passou algum tempo na rua, às portas de uma taverna, até que pudesse reunir forças para voltar a sua casa. Ele está em repouso, mas médicos que o observaram garantem que Ladário não corre risco de morte em virtude dos ferimentos e, em poucos dias, estará recuperado.

Leia mais no especial sobre a Proclamação da República

EnqueteGrupos de
discussão
Enviar
por e-mail


   

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.