Folha Online Ilustrada Cidade de Deus
Cidade de Deus

Atores vêm dos morros e passaram por oficina de atuação

da Folha Online

Para fazer "Cidade de Deus", mais de 60 atores principais, 150 secundários e 2.600 figurantes (a maior parte de crianças e adolescentes) foram recrutados pelos realizadores do filme.

A idéia, desde o início, era ter no elenco atores não-profissionais, que foram escolhidos nas comunidades cariocas. Para isso, Guti Fraga, diretor do grupo Nós do Morro, da favela do Vidigal (zona sul do Rio), foi chamado pela produção. Seu grupo tem mais de 300 alunos que trabalham com teatro, literatura, cinema, música, dança e interpretação.

Foram feitas várias seleções, oficinas de atuação e preparação na Fundição Progresso, antigo símbolo da boemia no bairro da Lapa. Participaram pessoas da Rocinha, do Cantagalo, do Chapéu da Mangueira, do Dona Marta, do Vidigal e da própria Cidade de Deus).

Segundo a produção, foram mais de 40 dias para fazer 2.000 entrevistas gravadas e, delas, 400 selecionadas. Os finalistas participaram de uma oficina, batizada "Nós do Cinema", em homenagem ao Nós do Morro.

Os meninos e meninas selecionados foram divididos em oito turmas, de acordo com a idade e a disponibilidade de horários, receberam transporte e um lanche para as aulas, que aconteceram duas vezes por semana.

Confira quem são os principais personagens de "Cidade de Deus", a grande estréia nacional deste ano:

Luís Otávio
Faz o personagem principal do filme, Buscapé, quando criança. Irmão de um assaltante, acha errado o que vê, mas é obrigado a acobertar tudo. Sonha em ser fotógrafo.
Alexandre Rodrigues
Faz o protagonista de "Cidade de Deus", o Buscapé, quando adulto. Na favela, não se envolve com o crime nem com o tráfico, mas se vê tentado em alguns momentos, enquanto vê o antigo amigo, Dadinho, se perder no crime. Por acaso, vira fotógrafo profissional, levando à primeira página do jornal a foto do maior criminoso do local onde mora.
Douglas Silva
No filme, vive Dadinho, que aparece na primeira fase com participação marcante e já com um instinto que desperta para a criminalidade. Mais tarde, se torna Zé Pequeno, o maior traficante da Cidade de Deus.
Leandro Firmino da Hora
É o antagonista da história com o personagem Zé Pequeno, que comete crimes na infância e, desde lá, pratica uma série de assaltos e assassinatos, até que entra para o tráfico pensando em ganhar mais dinheiro e se transforma no "dono" da Cidade de Deus.
Matheus Nachtergaele
Único famoso do elenco, vive Sandro Cenoura, traficante que ainda detém um ponto de tráfico na Cidade de Deus e rivaliza com Zé Pequeno. É decisivo para o início da guerra pelo poder na favela.
Michel de Souza
Vive, na primeira fase do filme, o Bené, melhor amigo de Dadinho, que se associa a ele em todos os crimes que pratica.
Jonathan Haagensen
Faz o papel de Bené quando adulto, que se associa a Zé Pequeno em todos os pontos de tráfico de drogas da Cidade de Deus, mas, no final, tenta deixar a criminalidade.
Roberta Rodrigues
Vive a personagem Berenice, namorada de Cabeleira, que é irmão de Bené. Aparece na segunda fase do filme.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).