Folha Online Esporte Copa do Brasil
Copa do Brasil
HISTÓRIA

Um campeonato político
Arquivo Folha Imagem
O torneio é organizado pela CBF, presidida por Ricardo Teixeira

Criada em 1989 seguindo os moldes de antigas competições interclubes européias, a Copa do Brasil só obedeceu ao critério técnico para definir seus participantes até 1994, quando 32 clubes disputavam a taça _ os 27 campeões estaduais mais os vice-campeões dos Estados com maior média de público.

A partir daí, o torneio virou um festival de convites políticos para agradar aos aliados da CBF. Em 95, foram 36 equipes. No ano seguinte, 40. Em 97, o número subiu para 45 e, um ano depois, aumentou ainda mais, para 54. A partir de 99, o torneio é disputado por 64 clubes, 16 deles convidados por "simpatia", como admitiu o assessor de imprensa da CBF, Carlos Lemos.

Mesmo assim, o principal atrativo da competição nunca foi alterado: o campeão tem o direito de disputar a Copa Libertadores da América no ano seguinte. Hoje, por falta de datas no calendário do futebol brasileiro, os times que disputam a Libertadores são impedidos de jogar a Copa do Brasil.

Quem manda é o Grêmio
17.jun.2001/E. Knapp/Folha Imagem
O meia Zinho foi um dos destaques do Grêmio na conquista de 2001

Se há um clube com uma história vencedora na Copa do Brasil ele é o Grêmio-RS. Desde 1989, quando o clube gaúcho ganhou a primeira competição, foram mais três títulos _ inclusive o último disputado, em 2001 _ e três vice-campeonatos. O Grêmio é o único time a ter participado de todas as 13 edições do certame, mas está fora este ano justamente por estar disputando a Libertadores.

Poucos clubes deram tanta importância ao torneio como o Grêmio. Na época em que ele começou a ser disputado, dirigentes da equipe do Rio Grande do Sul perceberam que se tratava do caminho mais curto para a Copa Libertadores e decidiram priorizá-lo. O resultado dessa atenção é o histórico gremista na Copa do Brasil.

Outro clube ganhador é o Cruzeiro, que tem três títulos e dois segundos lugares. Gaúchos e mineiros já se encontraram numa decisão, em 1993. Os cruzeirenses levaram a melhor e voltariam a repetir o feito em 1996 (contra o Palmeiras) e 2000 (diante do São Paulo).

Fora Cruzeiro e Grêmio, ninguém conseguiu mais do que um título na competição. Corinthians (primeiro paulista a vencê-la, em 1995), Inter-RS, Flamengo, Criciúma, Palmeiras e Juventude completam a relação de campeões.

Copa do Brasil

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).