Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Ciro

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina

Veja os candidatos do segundo turno

Programa de Governo - PPS

Introdução

Natureza deste documento

Este documento representa ponto de partida, não ponto de chegada, na formulação de um projeto para o país. Resume longa trajetória de experiência, aprendizagem, debate e proposta e meses de discussão intensa. Submetido aos partidos políticos e às organizações da sociedade civil que convergem para apoiar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, pretende ajudar a aprofundar e a ampliar a discussão. A forma final da proposta resultará dessa dinâmica.

Não há aqui planilha fechada. Há a demarcação de um rumo, definido de um lado por visão dos problemas brasileiros e das aspirações dos brasileiros e de outro lado por um entendimento dos próximos passos a tomar. Por isso mesmo, a ênfase recai sobre um conjunto de iniciativas práticas que dêem início ao caminho proposto.

O Presidente governa com o Congresso e com o país. As iniciativas enumeradas aqui abrangem tanto o que o Presidente pode iniciar por conta própria como chefe da administração federal quanto o que ele pode propor ao Congresso e às demais instituições como Chefe de Estado e de Governo e como líder político. Para ajudar a mudar o Brasil, o Presidente precisa negociar com os grandes interesses organizados. Precisa também mobilizar as maiorias desorganizadas para apoiar as reformas necessárias. Sem a negociação, a mobilização vira aventura populista. Sem a mobilização, a negociação degenera em acerto elitista ou corporativista.

Nenhum vento ajuda a quem não sabe a que porto veleja. Definir a direção e os passos iniciais do avanço é a tarefa.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).