Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Ciro

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina

Veja os candidatos do segundo turno

Programa de Governo - PPS

O novo rumo do desenvolvimento: recuperação da capacidade estratégica do estado

A democratização do acesso ao crédito, à tecnologia e ao conhecimento

- Construir a partir dos bancos oficiais, das entidades públicas de fomento e do Sebrae uma política de democratização das oportunidades da produção calcada na atuação de três conjuntos distintos de entidades.

- (a) Entidades de financiamento, que devem incluir fundos públicos (porém administrados de maneira profissional, independente e competitiva) que recebam poupança previdenciária e a invistam em empreendimentos emergentes;

- (b) entidades técnicas de apoio tecnológico e informativo que identifiquem as melhores práticas e as inovações mais promissoras em cada cadeia produtiva e ajudem a promovê-las e propagá-las;

- (c) apoio à formação de redes de concorrência cooperativa entre as pequenas e médias empresas. Tais empresas farão mutirão de certos recursos ao mesmo tempo em que continuarão a competir entre si. Com isso, alcançarão economias de escala sem sacrificar a flexibilidade estratégica.

- A política de descentralização do acesso às oportunidades e aos recursos da produção, calcada na atuação conjunta desses três tipos de entidades, não hesitará em recorrer à ação do Estado. A iniciativa pública, porém, será sempre supletiva e estimuladora da ação privada. E será operada tanto quanto possível através de centros e fundos administrados de maneira independente, profissional e competitiva. O objetivo será redirecionar a ênfase do apoio público da ajuda aos agentes econômicos existentes e às formas estabelecidas da produção para a facilitação da entrada de novos agentes no mercado e para a criação de novas formas de produção. Fazer do Brasil um país de inovadores será a preocupação central.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).