Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Ciro

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina

Veja os candidatos do segundo turno

Programa de Governo - PPS

O Brasil no mundo: integração ativa

A política externa e a democracia brasileira

- Entender o novo projeto externo como expressão do novo projeto interno do país. Orientar, portanto, esse projeto externo para a integração ativa no mundo, rejeitando tanto o isolamento quanto a integração passiva.

- Trazer a formulação da política externa para o centro do debate nacional, convidando as organizações da sociedade civil e do empresariado a se engajar nessa formulação.

- Tornar a composição da carreira diplomática mais representativa do país, em todas suas classes e regiões. Usar, para tanto, o recrutamento ativo e as bolsas preparatórias de custeio.

- O Ministério das Relações Exteriores manterá sob sua responsabilidade a política de comércio exterior, afirmando a primazia da estratégia nacional sobre qualquer interesse pontual ou de grupo. Desenvolverá sistematicamente quadros e capacitações na prática das negociações comerciais. Não hesistará em recrutar pessoal da iniciativa privada, em organizar forças-tarefas conjuntas com o empresariado e em designar diplomatas para estágios de aprofundamento em empresas, tanto dentro quanto fora do país.

- O governo federal investirá em programas de bolsistas para aumentar rapidamente o número de jovens brasileiros que estudem, em todos os campos, no estrangeiro, tanto em países ricos quanto em outros países em desenvolvimento. Em especial incentivará o estudo das línguas e das experiências dessas outras nações.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).