Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Ciro

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina

Veja os candidatos do segundo turno

Programa de Governo - PPS

O Brasil no mundo: integração ativa

Negociações bilaterais e com multinacionais

- Ao desenvolver, junto com seus parceiros políticos e econômicos, esse projeto para a reforma da ordem econômica mundial, o Brasil não descuidará da ampliação dos acordos bilaterais que potencializem a diversificação tradicional de suas relações comerciais. Nenhum acordo regional ou parceria estratégica será tratado como razão para atenuar ou abandonar outras opções de negociação bilateral.

- A negociação bilateral com Estados estrangeiros será complementada por um esforço para negociar diretamente com empresas multinacionais a natureza de sua inserção no Brasil. A prioridade dessas negociações deve ser obter um reposicionamento de algumas dessas empresas na economia brasileira. Em vez de reproduzir ou apenas montar para o mercado interno bens padronizados de consumo, devem tornar-se centros irradiadores de tecnologia e aprendizagem dentro de cadeias produtivas orientadas inclusive para a exportação.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).