Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Lula

Lula Serra
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina Alianças

Veja outros candidatos do primeiro turno

ALIANÇAS

Principais aliados

Confira quem são os principais aliados do candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa do segundo turno. Após o pleito dia 6 de outubro, o presidenciável do PT recebeu o apoio de políticos importantes, como Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS), terceiro e quarto colocados no primeiro turno, respectivamente.

José Dirceu

Presidente do PT, coordenou a campanha e é o homem-forte de Lula. Unificou o partido e abafou as vozes radicais, sendo por isso acusado internamente, muitas vezes, de usar "mão-de-ferro". Foi o responsável pela política de alianças do partido.

Luiz Gushiken

O segundo em comando de Dirceu, coordenou a campanha de Lula em 1998. Especialista em Previdência, foi deputado federal e presidente do PT. É dele a idéia que vem sendo defendida por Lula de estímulo à criação de fundos de pensão.

Antônio Palocci

Prefeito licenciado de Ribeirão Preto, é figura em ascensão no partido. Voz ultramoderada do PT, coordenou o programa de governo de Lula e participou também das articulações com aliados do partido.

Luiz Dulci

Expoente da ala "intelectual", é sereetário-geral do PT. Preside a Fundação Perseu Abramo, centro de estudos políticos do partido. Teve papel fundamental na articulação com o PL e com Itamar Franco.

Duda Mendonça

O marqueteiro de Lula é admirado no partido por ter conseguido dar um toque "emocional" à campanha. Às acusações de que criou uma imagem artificial do candidato, sempre sorridente, responde que só "mostrou como Lula é de verdade".

Apoios

Ciro Gomes

Quarto colocado nas eleições presidenciais, o ex-governador do Ceará anunciou apoio irrestrito e entusiástico ao petista logo após o primeiro turno e estará em seu programa na TV. No primeiro turno, o candidato do PPS despencou nas intenções de voto após ataques do tucano José Serra.

Anthony Garotinho

Terceiro colocado nas eleições presidenciais, com 17,87% dos votos válidos, Garotinho chegou a fazer suspense sobre seu apoio a Lula. Acabou fechando com o petista com a condição de não subir no palanque junto com o PT do Rio. Leva o apoio da governadora eleita no Rio, sua mulher Rosinha (PSB).

Miguel Arraes

Ex-governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Miguel Arraes foi um dos articuladores do apoio do seu partido a Lula no segundo turno.

Leonel Brizola

Derrotado na eleição para o Senado do Rio, em que ficou em quinto lugar, o ex-governador do Rio levou o PDT a apoiar Lula. No primeiro turno Brizola apoiava o presidenciável Ciro Gomes, do PPS. Em 1998, Brizola foi vice na chapa de Lula a presidente.

ACM

Político mais influente da Bahia, onde Lula já teve vitória esmagadora no primeiro turno (55,28% dos votos válidos), ACM declarou voto no petista, mas disse que será oposição a um eventual governo do PT. Leva junto também o apoio de sua família, como ACM Neto e Paulo Magalhães, sobrinho.

José Sarney

Senador do PFL pelo Amapá e último presidente da República eleito pelo voto indireto (assumiu o cargo com a morte de Tancredo Neves). Declarou voto em Lula já no primeiro turno, e leva o apoio de sua filha, a senadora eleita pelo Maranhão Roseana Sarney.

Itamar Franco

Ex-presidente da República e atual governador de Minas Gerais (sem partido), está com Lula desde o primeiro turno. Ao mesmo tempo, apoiou o governador eleito do Estado, Aécio Neves, do PSDB de José Serra.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).