Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - Rui Costa

Ciro Garotinho Rui Costa Zé Maria
Perfil Programa Carreira    

Veja os candidatos do segundo turno

Carreira

Pimenta tentou ser prefeito em 2000

da Folha de S.Paulo

O tradutor e jornalista Rui Costa Pimenta, 45, candidato ao Planalto pelo PCO, preside o partido desde a fundação, em 1995.

Começou sua vida pública no movimento estudantil, na Organização Socialista Internacionalista (que continua até hoje no PT com o nome de "O Trabalho"). Seu grupo rompeu com a OSI em 1979, passando a editar o jornal "Causa Operária", pelo qual sua tendência se tornaria conhecida.

O grupo ingressou no PT, em 1980, e apoiou a criação da Central Única dos Trabalhadores, em 1983. Pimenta foi assessor de imprensa da CUT Estadual São Paulo, de 1984 a 1986, e diretor da CUT Regional Grande São Paulo.

Em 1989, a Causa Operária condenou a aliança do PT com outras legendas. A direção do PT decretou intervenção nos diretórios municipais dirigidos pelo grupo e, em 1991, expulsou a tendência do partido.

Em setembro de 1995, Rui Costa Pimenta solicitou o registro do PCO, deferido pelo TSE em dezembro. Em 1998, Pimenta disputou a eleição para deputado federal, obtendo 1.160 votos. Em 2000, concorreu à Prefeitura de São Paulo. Teve 870 votos.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).