Folha Online Eleições   Brasil Online
Últimas Notícias
Apuração
Presidência
Palanque
Pesquisas
Estados
Congresso Nacional
Desafios
Curiosidades
Frases
Galeria de imagens
Charges
História
Serviços

Candidatos à presidência - José Serra

Lula Serra
Perfil Programa Carreira Dia-a-dia Sabatina Alianças

Veja outros candidatos do primeiro turno

ALIANÇAS

Principais aliados

Conheça os principais aliados do candidato tucano José Serra para a disputa do segundo turno. Além dos nomes importantes que o apoiavam no primeiro turno, o presidenciável do PSDB também contará com o ex-governador e senador eleito pelo Ceará Tasso Jereissati. No segundo turno, terá o peemedebista Jarbas Vasconcelos, que se elegeu no primeiro turno para o governo de Pernambuco, como coordenador de sua campanha.

Jarbas Vasconcelos

Governador reeleito de Pernambuco. Do núcleo político em armação, é o mais próximo do candidato Serra, que sonhava em tê-lo como companheiro de chapa na eleição presidencial. Licenciou-se do governo para cuidar da campanha.

Michel Temer

Presidente nacional do PMDB. Sexto deputado mais bem votado de São Paulo, saiu fortalecido com a passagem de Serra ao segundo turno. Foi um dos maiores defensores da candidatura na sigla e articulou a aliança PMDB-PSDB. Vai ajudar na costura política da campanha.

José Aníbal

Presidente nacional do PSDB. Derrotado na disputa para o Senado, deve ser o que Serra esperava de seu antigo coordenador de campanha, Pimenta da Veiga. Será o encarregado da mobilização da militância tucana e deve viajar pelo país em campanha. Bastante agressivo, vai polemizar com o PT.

Francisco Dornelles

Reeleito deputado federal pelo PPB do Rio. Mestre no jogo de bastidores, atua não só no PPB: como articulou o apoio do partido à governadora eleita no Rio, Rosinha Garotinho (PSB), tenta garantir votos concedido a Anthony Garotinho no Estado, onde Serra teve um de seus piores desempenhos no primeiro turno.

Nizan Guanaes

Publicitário. José Serra atribui sua passagem para o segundo turno em grande parte a seu marqueteiro, que soube "desconstruir" seu adversário Ciro Gomes (PPS). No início da campanha, julgava-o criativo. No final do primeiro turno, já o considerava também um estrategista político.

Geddel Vieira Lima

Adversário político de Antonio Carlos Magalhães (PFL) na Bahia, Geddel (PMDB) foi reeleito para deputado federal como o oitavo na lista dos mais votados no Estado. Governista e aliado de primeira hora, ajudou na formação da coligação com os tucanos.

João Roberto Vieira da Costa, o Bob

Bob, como é chamado, é homem de confiança de Serra e secretário licenciado de Comunicação do governo Fernando Henrique Cardoso. Foi indicado para o cargo por suas boas relações com Serra. Virou uma das vozes de peso da campanha, ao deixar o governo quando o tucano estava atrás de Ciro Gomes (PPS).

Cesar Maia

Prefeito do Rio de Janeiro pelo PFL, Cesar Maia é especialista em análise de pesquisas eleitorais e está com Serra desde o começo da campanha. Defensor da campanha do tucano, ganhou força no PFL com a chegada ao segundo turno.

Apoios

Aécio Neves

Eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno, com 57,7% dos votos válidos, Aécio Neves (PSDB) manteve apoio a Serra, mas de forma considerada tímida dentro do partido. Serra, no entanto, usará a estrutura de campanha de Aécio no Estado, onde Lula teve mais de 50% do votos.

Marco Maciel

Vice-presidente da República e senador eleito por Pernambuco, Marco Maciel é um dos defensores no PFL da campanha de Serra desde o primeiro turno. Foi o autor da proposta que levou o partido a aprovar uma resolução recomendando que os diretórios estaduais apóiem o tucano no segundo turno.

Tasso Jereissati

Senador eleito pelo PSDB no Ceará, Tasso Jereissati perdeu a indicação para ser o candidato tucano a presidente e ficou com seu afilhado político, Ciro Gomes (PPS), no primeiro turno. Após a derrocada da candidatura de Ciro, decidiu apoiar o candidato de seu partido. O apoio de Jereissati é importante para Serra crescer no Ceará.

Jorge Bornhausen

Presidente do PFL. Embora tenha apostado errado ao bancar as candidaturas presidenciais de Roseana Sarney (PFL) e Ciro Gomes (PPS), Bornhausen defende o apoio do partido a Serra por ser anti-Lula. Saiu enfraquecido das eleições pelas derrotas, mas seu "instinto governista" o inclinou à recomendação do partido pelo voto em Serra.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).