Folha Online Ilustrada 55° Festival de Cannes
Festival de Cannes

Quatro brasileiros representam
o país no Festival de Cannes

da Folha Online

Walter Salles representa o Brasil no júri oficial da competição em Cannes. Mais uma vez, o país não tem concorrentes, mas será representado também em diversas mostras com nomes como o de Fernando Meirelles, Karim Ainouz e Eduardo Valente.

Saiba tudo sobre os brasileiros que estão em Cannes em 2002:

"Cidade de Deus"

Direção: Fernando Meirelles
Produção: Brasil, 2002
Sinopse:Matheus Nacthergaele protagoniza o terceiro longa de Meirelles, que usa na maioria do elenco membros de comunidades cariocas, treinados após uma seleção com 2.000 pessoas. "Cidade de Deus" retrata o dia-a-dia na favela homônima do Rio de Janeiro, criada nos anos 60, e é baseado no livro de Paulo Lins, publicado em 1997. Dos personagens do filme, um arruma uma profissão e o outro, vira traficante de drogas.
Exibição: Seleção oficial fora da competição

"Um Sol Alaranjado"

Direção: Eduardo Valente
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: O curta-metragem mostra quatro dias na vida de um pai e uma filha que moram no mesmo apartamento, cujos personagens são mudos pela falta do que dizer. O pai sofre de uma doença e sua filha faz de tudo para ele, que é seu único contato com a realidade.
Exibição: Cinéfondation (curtas universitários)

"Madame Satã"

Direção: Karim Ainouz
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Inspirado na vida de João Francisco dos Santos, o "Madame Satã, transformista ícone da malandragem das ruas da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. O filme apresenta o personagem em 1932, quando sonhava em ser uma estrela e era um dos defensores da implantação da cultura afro-brasileira no país.
Exibição: Mostra "Un Cértain Regard"

"A Saga de Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic"

Direção: Walter Salles
Produção: Brasil, 2002
Sinopse:Estrelado pela dupla de emboladores pernambucanos Caju e Castanha, o curta-metragem fala de globalização e mostra os dois cantando em vários pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Exibição: Quinzena dos Realizadores, evento paralelo ao Festival de Cannes

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).