Folha Online Ilustrada Festival do Rio BR
Festival do Rio BR

Expectativa

da Folha Online

"Bem Me Quer, Mal Me Quer"

Direção: Lætitia Colombani
Produção: França, 2001
Sinopse: Angélique é uma jovem desajeitada que divide seu tempo entre o curso de Belas Artes e o trabalho como atendente num bar. Um dia, ela conhece Loïc e por ele se apaixona. Mas tudo parece conspirar contra seu amor: Loïc é um cardiologista bem casado que logo será pai de família. Mas quando se ama, se espera. Angélique fará tudo que estiver a seu alcance para separar o casal e conseguir viver com seu amor. E Loïc? Qual é a natureza de sua paixão por Angélique? Ela é para ele uma verdadeira esperança de futuro ou é apenas a amante da vez? E Angélique, será que terá de recorrer aos sonhos para viver a felicidade com seu amado?

"Um Jovem Irlandês"

Direção: Peter Sheridan
Produção: Irlanda, 2002
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, Brendan Behan, um rapaz republicano de 16 anos, viaja da Irlanda para Liverpool. Ele tem como missão plantar uma bomba, mas antes de conseguir cumprir sua missão é revistado, preso e levado para Borstal, um reformatório situado na cidade de East Anglia, Inglaterra. Lá, o jovem é forçado a viver com aqueles que via como inimigos. Tal confrontação faz surgir nele um forte conflito interior e provoca uma reavaliação traumática e reveladora que mudará sua vida para sempre.

"Entre Dois Mundos"

Direção: Bertha Bay-As Pan
Produção: Estados Unidos, 2002
Sinopse: Na década de 1970, Kim, uma tímida jovem de 20 anos, forja uma matrícula na universidade para não decepcionar a mãe. Vivendo um eterno dilema entre ser uma filha submissa ou uma mulher independente, ela passa uma noite com Daniel, jovem mimado e arrogante, filho de uma família rica. Kim engravida e é forçada a se casar. Sentindo-se presa por Genie, a filha recém-nascida, ela abandona a criança, que passa a ser criada pela avó. Dezenove anos depois, Genie é uma brilhante e independente mulher dos anos 1990, vivendo em dois mundos diferentes: a tradicional educação da avó e o vibrante cenário hip hop de Nova York.

"Os Filhos De Marie"

Direção: Carole Laure
Produção: França/Canadá, 2002
Sinopse: Uma tragédia de enormes proporções toma conta da vida de Marie quando seu marido e seu filho de 15 anos, William, morrem num acidente de carro. Ela não se conforma e mergulha numa tristeza infinita. Até que, um dia, decide tomar uma atitude e publica um anúncio no jornal local com as seguintes palavras: "Mãe que perdeu o filho procura filho que perdeu a mãe". Marie está prestes a descobrir se seu luto profundo tem alguma possibilidade de cura ou se a dor é algo que jamais vai embora. Filme selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2002.

"Memória Das Coisas Belas"

Direção: Zabou
Produção: França, 2002
Sinopse: Claire Poussin, 32 anos, chega em Ecureuils, uma instituição especializada em curar pacientes com amnésia. Ela vivia sem problemas, até ser atingida por um raio. Suspeita, ainda, ter herdado o mal de Alzheimer de sua mãe, que morreu muito cedo em virtude da doença. Claire se submete a uma série de testes e experimenta o cotidiano do lugar. Conhece diversos internos, entre eles Philippe, acometido de amnésia depois de um trágico acidente de carro em que perdeu mulher e filho. Entre os dois surge uma curiosa relação em que terão de reaprender a lembrar para poderem amar.

"Marcas da Vida"

Direção: Jano Rosebiani
Produção: Curdistão/Holanda/Suécia/Suíca, 2002
Sinopse: Em março de 1988, uma série de ataques iraquianos bombardearam a cidade curda de Halabia e cinco mil pessoas morreram queimadas ou sufocadas. Cinco anos mais tarde, Diyari volta dos Estados Unidos para seu país natal, a fim de construir um orfanato em Halabia. Lá conhece Jiyan, uma órfã de dez anos de idade que sobreviveu aos ataques iraquainos, mas que permanecerá por toda sua vida com a marca da tragédia: uma cicatriz que toma todo o lado direito do seu rosto. Entre as pessoas que encontra na cidade, Diyari só vê traumas físicos e psicológicos. Vencedor do prêmio especial do júri de novos diretores no Festival de Seattle de 2002.

"Na Fronteira Da Loucura"

Direção: Jordan Melamed
Produção: Estados Unidos, 2001
Sinopse: Depois de agredir um colega de classe com um bastão de beisebol, durante uma briga no campo da escola, Lyle é levado para uma instituição para tratamento psiquiátrico de jovens delinqüentes. Lá ele conhece um grupo de adolescentes que enfrenta uma série de doenças. Eles estão sob a vigília do psiquiatra Dave, um ex-viciado em drogas que insiste na recuperação de seus pacientes e no reconhecimento de que eles precisam de ajuda. Esta juventude problemática luta contra uma série de acusações. O filme chama a atenção para a pequena fronteira que separa os internos de seus amigos chamados sãos. Participou do Sundance Film Festival e do Festival de Londres de 2001.

"O Romance de Morvern Callar"

Direção: Lynne Ramsey
Produção: Reino Unido, 2002
Sinopse: Aos 21 anos de idade, vivendo em uma cidade costeira da Escócia e trabalhando em um supermercado, Morvern Callar é uma moça tranqüila e conformista. Acredita que devemos simplesmente aceitar aquilo que nos acontece. Numa manhã de Natal, ela encontra seu namorado morto no chão da cozinha. Ele se suicidara após deixar, no computador, uma mensagem para Morvern: "Te amo. Seja forte." Deixou também seu cartão de crédito e um disquete contendo um romance que havia acabado de escrever. Ela tenta publicá-lo, apresentando-se como a autora do livro. Participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2002.

"Meu Primeiro Homem"

Direção: Christine Lahti
Produção: Estados Unidos, 2000
Sinopse: A história de uma amizade incomum entre a adolescente Jennifer, de 17 anos, e seu patrão de meia idade, Randall. Ele é gerente da loja de roupas na qual ela trabalha. Com o tempo, os dois vão se conhecendo e estreitando laços de amizade, até o ponto em que a diferença de idade parece desaparecer. Mas a relação entre eles não tem nenhuma conotação sexual, é apenas intelectual e fraternal, embora nem todo mundo consegue percebê-la e aceitá-la como ela realmente é, o que gera inúmeros mal-entendidos. Filme selecionado para a sessão de abertura do Sundance Film Festival de 2001.

"O Voto é Secreto"

Direção: Babak Payami
Produção: Irã/Canadá/Suíça/Itália, 2001
Sinopse: Uma urna de eleições cai do céu presa em um pára-quedas. Este surreal acontecimento vai transformar a vida de um soldado que cumpre suas funções em uma praia deserta. Para seu espanto, logo depois chega a responsável pela urna, uma funcionária da justiça eleitoral encarregada de recolher os votos daquela comunidade. Este dia realmente não será como os outros. Acompanhada de um dos soldados, que deve conduzi-la em seu jipe, os dois descobrirão que retirar os votos dos habitantes não será nada fácil e que uma eleição pode ser mais delicada do que se poderia imaginar. Prêmio Especial de Melhor Direção no Festival de Veneza de 2001.

"Falar de Amor"

Direção: Sophie Marceau
Produção: França, 2002
Sinopse: Justine e Richard têm um casamento de 15 anos que lhes trouxe três lindos filhos. Mas eles estão se separando. Ele já mora em outro apartamento e acaba de aceitar um emprego no exterior. Então vem a separação, a inércia entre um passado cansativo e um futuro ainda incerto. Um retorno ao passado de Justine: o pai, a primeira decepção amorosa, o primeiro encontro com Richard... Logo será noite de Natal, e desde então eles não se viam. Ela vive com os filhos ainda no mesmo bairro, onde Richard vai passar para celebrar a festa. Passou-se um ano: as coisas permanecerão as mesmas ou haverá possibilidade de mudança?

"O Tempo de Cada Um"

Direção: Rebecca Miller
Produção: Estados Unidos, 2001
Sinopse: Delia, Greta e Paula sofreram traumas de infância que prejudicam seus relacionamentos amorosos. A adolescente Delia sobreviveu ao abuso sexual do pai e conseguiu viver uma sexualidade intensa, mas agora, mãe de três filhos, tenta descobrir como virou uma esposa abatida e sem energia. Greta foi criada vendo a infidelidade do pai e, já adulta e com um relacionamento estável, depara-se com a necessidade de encarar seus próprios problemas em relação à infidelidade. Paula fugiu de casa e acabou com uma gravidez indesejada, fruto de um namoro desastrado. Ao escapar da morte, percebe uma chance de mudar sua vida. Vencedor do Sundance Film Festival de 2002, o filme foi adaptado de um romance da própria cineasta.

"Reconciliado"

Direção: Rosalia Polizzi
Produção: Itália, 2000
Sinopse: No primeiro fim de semana de setembro de 2000, quase 20 anos após ter sido condenado pela morte de um juiz, Roberto Ferro é solto sob condicional. Durante os dias seguintes ele se encontra com vários companheiros que, como ele, atuaram em grupos de esquerda na Itália dos anos 1970-80. Eles não se falam há muito tempo, mas Roberto quer mais do que relembrar o passado: seu objetivo nesses encontros é descobrir quem o delatou para a polícia. As reuniões políticas parecem ser as mesmas de duas décadas atrás, e fazem Roberto perceber que quase nada mudou em todo esse tempo e que discutir ideais continua sendo o mais importante para sua geração. Participou da mostra Panorama do Festival de Berlim de 2001.

"A Ilha De Grazia "

Direção: Emanuele Crialese
Produção: França/Itália, 2001
Sinopse: Lampedusa é uma ilha de pescadores próxima à Sicília, onde os jovens de gangues rivais brigam perto das falésias, os homens enfrentam o mar e as mulheres trabalham fazendo conserva de peixe. Para alguns, a vida na vila pode ser tão cruel quanto charmosa, tão sufocante quanto aconchegante. Grazia, mãe jovem e afetuosa, tem uma filha adolescente e dois garotos. Ela canta para divertir seu marido e seus filhos, mas seu espírito livre e suas atitudes fantasiosas começam a causar conflitos. O comportamento de Grazia passa a ser interpretado como loucura e seu marido é convencido pela comunidade a interná-la em Milão. Mas seu filho Pasquale, de 13 anos, vai fazer tudo para impedir isso.

"Santa Maradona"

Direção: Marco Ponti
Produção: Itália, 2001
Sinopse: Os amigos Andrea, Bart e Lucia se divertem, riem, dançam e assistem a partidas de futebol juntos em Turim, Itália. Mas também têm em comum a falta de perspectivas profissionais e de dinheiro para pagar o aluguel e comprar livros. Enquanto Andrea raramente passa das entrevistas de emprego, Bart prefere reescrever críticas para sobreviver. As esperanças de Andrea vão se esgotando uma a uma até que ele conhece a bela Dolores. A inesperada paixão entre os dois dará a ele a possibilidade de almejar um futuro mais promissor. O título do filme é retirado de uma canção do grupo Mano Negra sobre o craque Diego Maradona ­ canção faz parte da trilha sonora.

"Cetim Vermelho"

Direção: Raja Amari
Produção: França/Tunísia, 2002
Sinopse: Lilia é uma mãe de família que leva uma vida regrada e previsível. Ela vive em Tunis, com a filha Salma, uma adolescente de quem cuida sozinha desde a morte do marido. Para tentar proteger a filha das más companhias, Lilia aparece, certa noite, numa boate, e a partir desse momento um novo mundo surge para ela. Encantada, ela não consegue deixar de voltar ao lugar, acaba tornando-se dançarina do ventre e redescobre desejos encobertos há anos por deveres familiares. Mas nada será fácil: Lilia deverá ceder à nova vida ou voltar a ser uma mãe de família comum?

"Cuide das Minhas Coisas"

Direção: Jeong Jae-Eun
Produção: Coréia do Sul, 2001
Sinopse: A vida de três garotas de vinte e poucos anos. Hae-joo trabalha para uma firma de corretagem e deseja se tornar uma bem-sucedida executiva. Ji-young, potencialmente uma grande artista, sonha estudar no exterior. Tae-hee, por sua vez, se vê às voltas com um poeta com paralisia cerebral que ela conheceu enquanto fazia trabalho voluntário. A gatinha Titi entra na existência das três meninas, que imediatamente se identificam com a bichana: misteriosa, recolhida e solitária, Titi é a imagem de cada uma das moças. Depois do aparecimento da gata, a vida das jovens assume reviravoltas surpreendentes e ninguém poderá antecipar qual delas será a última a continuar cuidando do bichinho.

"A Pequena República"

Direção: Anwar Jamal
Produção: Índia, 2002
Sinopse: Quatro mulheres descobrem que o poder político é a única ferramenta para atender às necessidades de sua comunidade, mas pagarão um preço alto por seus ideais. Moradoras de uma pequena vila no meio do deserto, elas começam uma jornada em busca de água, elemento que, onde elas vivem, é símbolo de poder. Os homens da casta mais alta dominam a vila somente para realizar desejos egoístas. A jornada das mulheres pelo deserto é também uma resistência a tradições opressoras. Livres do estrito código de conduta de uma sociedade rural, elas revivem suas histórias e adquirem força umas com as outras.

"Under The Moonlight "

Direção: Reza Mir-Karimi
Produção: Iran, 2001
Sinopse: Seyed Hassan is a young peasant who studies in a seminary and is about to become a priest. As all students get ready for the finals, a child steals Seyyed Hassan¹s studying material. Chasing the small thief, the seminarist crosses the city limits and meets people who live in complete segregation. Vis-à-vis these unexpected circumstances, Seyyed Hassan develops a new awareness of human rights and the society he lives in.

"Sob a Luz do Luar"

Direção: Reza Mir-Karimi
Produção: Irã, 2001
Sinopse: Seyyed Hassan é um jovem de origem camponesa que estuda num seminário e está prestes a se tornar sacerdote. Enquanto todos os alunos se preparam para os testes finais, Seyyed Hassan tem seu material roubado por uma criança. Procurando o pequeno ladrão, o seminarista cruza os limites da cidade e conhece pessoas que vivem completamente excluídas. Deparando-se com essas circunstâncias inesperadas, Seyyed Hassan adquire uma nova compreensão da sociedade e dos direitos humanos.

"Vertigens de Amor"

Direção: Laurent Chouchan
Produção: França, 2001
Sinopse: Como ter certeza de que você vai amar a mulher da sua vida realmente por toda a sua vida? Essa é a pergunta que surge abruptamente na cabeça de Vincent no dia do seu casamento. Essa dúvida cruel vai fazer com que ele, durante uma longa noite, comece a imaginar hipóteses cada vez mais despropositadas a respeito de seu futuro como homem casado. Vincent avança, recua e, de episódio em episódio, projeta todos os tipos de situações possíveis e imagináveis de sua futura vida como chefe de família. Rapidamente, o que era dúvida dá lugar ao pânico, e o que era pânico em seguida transforma-se numa tontura... de amor.

"Ainda Estou Viva"

Direção: Sandrine Ray
Produção: França, 2002
Sinopse: Numa noite de verão, Claire, 19 anos, é violentamente agredida e estuprada. Mas não conta a ninguém o que lhe aconteceu, carregando silenciosamente o seu segredo. Em busca de experiências radicais, tentando provar que ainda está viva, ela mergulha no álcool e no submundo do sexo. Aos poucos, a jovem vai reencontrando forças para seguir em frente e falar sobre o que lhe aconteceu, para só depois reencontrar o seu desejo. Participou do Sundance Film Festival de 2002.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).