Folha Online Ilustrada Festival do Rio BR
Festival do Rio BR

Foco Alemanha

da Folha Online

"Amado Fidel"

Direção: Wilfried Huismann
Produção: Alemanha/Espanha, 2000
Sinopse: O documentário mostra os bastidores da Guerra Fria através da visão de Marita Lorenz. Em 1959, aos 19 anos, ela se apaixona por Fidel Castro quando o líder revolucionário embarca no navio alemão Berlim. Depois de oito meses de relacionamento, Fidel se desinteressa por ela. A felicidade de Marita se transforma em pesadelo depois que perde o filho no sexto mês de gestação devido a um aborto forçado. Aceita, então, trabalhar para a CIA, que planeja matar Fidel. Mas desiste da missão por amor. Mais tarde, trabalha para o FBI e se envolve com a máfia. Hoje, vivendo em Nova York, aos 61 anos, com uma pensão irrisória, ela sonha em voltar para Fidel.

"Cavalos dos Deuses"

Direção: Alberto Venzago
Produção: Alemanha/Suíça, 2001
Sinopse: Fascinado pelos rituais religiosos africanos, Alberto Venzago, fotógrafo da agência Magnum, viajou para Benin e gravou mais de cem horas de filme para este documentário. Ele acompanhou Mahounon, um dos maiores sacerdotes do vodu, que, pressentindo a morte, procura um sucessor. Crianças são levadas a ele e submetidas a testes que medem a capacidade de transmissão dos desejos dos deuses. O oráculo vai constatando que nenhuma das crianças é apta, até que aponta Gounon, um menino de 12 anos. Como a mãe do garoto não está preparada para deixar o filho, ele é raptado e assim tem sua iniciação no vodu, sendo introduzido em vários rituais e cerimônias para obter conhecimento espiritual.

"Crazy"

Direção: Hans-Christian Schmid
Produção: Alemanha, 2000
Sinopse: Benni é um adolescente de 16 anos que tem o lado esquerdo do corpo paralisado e vive mudando de escola por causa de sua dificuldade em matemática. Quando ele chega em um novo colégio, conhece Janosch, seu companheiro de quarto. Janosch é arrogante, mas os dois se tornam os melhores amigos mesmo assim. Ambos se apaixonam por Malen, menina mais velha que eles. Apesar da paralisia, Benni se entrosa com a turma, acompanhando as aventuras por boates de strip-tease e shows de rock. Mas, um dia, Benni flagra Malen beijando Janosch e fica furioso. No caminho de casa, encontra Marie, com quem acaba perdendo a virgindade. Filme baseado no best seller de Benjamin Lebert.

"Eclipse"

Direção: Herbert Brödl
Produção: Alemanha, 2002
Sinopse: A escritora Pia e o pintor Gil vivem nas margens do rio Negro, isolados na floresta amazônica. Um dia, durante o eclipse lunar, Pia é assassinada. Sua morte transporta Gil para um mundo de sombras e tristeza. Ele deixa o vilarejo e volta para a sua casa na Áustria. Dois anos depois, Gil recebe um desenho de Elsa, uma amiga pintora moradora da região amazônica, e decide retornar para o rio Negro. De volta ao lugar onde passou tantos momentos felizes com Pia, ele aos poucos vai recuperando a vontade de viver. Numa ruína perto de sua casa, um louco monta moradia, sustentado pela caridade das freiras da região. Coincidência ou não, Gil acaba descobrindo o responsável pelo crime.

"Entre Casais"

Direção: Andreas Dresen
Produção: Alemanha, 2002
Sinopse: O filme acompanha dois casais na casa dos 30 anos, moradores de Frankfurt. Apesar de serem amigos, suas relações já esfriaram. Numa noite que passam juntos, vendo slides de férias, fica patente que tanto suas amizades quanto seus casamentos se tornaram rotineiros. Chris, apresentador de um programa de rádio, e sua segunda mulher, Katrin, não têm muito que dizer um ao outro. Uwe, por sua vez, passa o dia inteiro em seu snack bar, chamado Grill Point, sem dar atenção à mulher, Ellen, e aos filhos. Assim, Ellen e Chris tornam-se cada vez mais próximos, e em pouco tempo começam um caso amoroso. Mas a relação é logo descoberta, o que faz com todos que sejam obrigados a enfrentar seus problemas. Participou da competição oficial do Festival de Berlim de 2002.

"O Estado em Que Me Encontro"

Direção: Christian Petzold
Produção: Alemanha, 2002
Sinopse: O filme conta a história de um casal que há 15 anos vive na clandestinidade, escondendo-se entre os turistas nas praias de Portugal. A filha do casal, hoje adolescente, é extremamente solitária: nunca matou aula para ir nadar, nunca trocou o lanche com os colegas da escola, nunca ficou bêbada ou terminou um namoro numa sorveteria. Quando os pais estão dispostos a mudar de vida e prestes a conseguir um visto para o Brasil, algo dá errado e seus planos vão por água abaixo. Agora, eles precisam voltar à Alemanha. Mas a filha deles se apaixonou. Um amor que poderá conduzir à tragédia e ao fim da família.

"O Experimento"

Direção: Oliver Hirschbiegel
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Uma equipe de cientistas arregimenta 20 presos para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro. Os prisioneiros são divididos em dois grupos: oito deles fazem o papel de guardas e os outros 12, de internos. As cobaias são isoladas numa área da penitenciária onde certas regras devem ser obedecidas e mantidas pelos guardas. No início, a camaradagem reina no ambiente. Mas a violência não tarda a explodir quando um ex-repórter disfarçado de preso lidera um motim. Os guardas reagem com brutalidade crescente. O conflito se agrava com a morte de um dos presos e a captura dos cientistas que criaram o projeto. Vencedor do prêmio de melhor diretor no Festival de Montreal de 2001.

"O Homem Morto"

Direção: Christian Petzold
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Todas as manhãs, antes do trabalho, o advogado Thomas Richter vai a uma piscina próxima a sua casa. Lá ele se apaixona por Leyla. Depois da primeira noite de amor, Leyla desaparece. Ela ressurgirá em outra cidade, trabalhando na cantina de uma fábrica, onde conhece um outro homem, chamado Blum, que viveu por 14 anos entre a prisão e tratamentos psiquiátricos. Mas Thomas não se contenta com a perda: sua procura por Leyla o conduz até Blum, que é seu cliente. Quando percebe o que está acontecendo, Leyla desaparece novamente. Dessa vez, junto com Blum.

"Inglaterra!"

Direção: Achim Von Borries
Produção: Alemanha, 2000
Sinopse: Em 26 de abril de 1986, o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu. Nos meses que se seguiram, milhares de soldados foram convocados para a operação de limpeza da área, sem saber dos riscos da radiação. Um destes jovens militares é Valeri Sikorski. Com os dias de vida contados, ele resolve realizar um antigo projeto e partir para a Inglaterra. Antes, tem de passar em Berlim para encontrar o velho amigo Vitor, com quem acalentava o sonho da viagem. O problema é que Vitor desapareceu. Agora, Valeri tem pouco tempo para descobrir seu paradeiro.

"O Instante Do Adeus"

Direção: Jan Schütte
Produção: Alemanha, 2000
Sinopse: É um dos últimos dias de um verão particularmente quente. Bertolt Brecht está deixando sua casa em Brandenburgo e voltando a Berlim para a temporada do teatro. A maior parte das mulheres da sua vida estão lá: sua mulher Helene Weigel, a filha Barbara, a antiga amante Ruth Berlau, a mais nova, Käthe Eeichel, e a sensual Isot Kilian, cujos sentimentos e corpo ele divide com o ativista político Wolfgang Harich. Eles vão nadar, escrevem, comem, bebem e filosofam sobre a arte, a política e a vida. A serenidade do campo num dia do verão de 1956 contrasta com as fortes emoções das pessoas que envolvem Brecht. Exibido na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2000.

"Kurt Weill"

Direção: Sven Düfer
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Documentário sobre o compositor alemão, nascido há 100 anos na cidade de Dessau. O especialista em Weill, dr. Jürgen Schebera, junto com contemporâneos do compositor e músicos, tenta achar pistas de seu cotidiano em Dessau, Berlim, Paris e Nova York. Nessas ocasiões são filmadas imagens que ilustram o modo de vida de Weill e tentam explicar como ele obtinha o próprio sustento. Educado pelos pais como um judeu, seu fervor religioso aumentou com a ascensão do nazismo ao poder na Alemanha. Essas raízes semitas, ignoradas em outras biografias, explicam muito do processo artístico de Weill, que conseguiu trabalhar com sucesso em três países diferentes. Interpretam sua obra músicos como Milva, Blixa Bargeld, Kathrin Angerer e Jocelyn B. Smith.

"Leo e Claire"

Direção: Joseph Vilsmaier
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Na Alemanha nazista, Leo, um comerciante judeu, casado e com filhos, será julgado por, supostamente, ter mantido relações sexuais com Claire, uma jovem ariana. Apesar de ser inocente da acusação, Leo é condenado e executado. Sua única culpa é ser judeu. Baseado numa história real, o roteiro fala da participação dos cidadãos alemães na perseguição aos judeus e da omissão de boa parte da população. A filha de Leo, Lilo, que hoje mora em Israel, faz uma participação especial no filme.

"Meu Irmão, O Vampiro"

Direção: Sven Taddicken
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: A impulsiva Nic é uma adolescente que deseja apenas perder a virgindade para poder seguir tranqüila com a vida. Seu irmão Josch, de 30 anos de idade, adora se fantasiar de vampiro. Ele tem uma deficiência mental que o faz pensar e agir como uma criança, e tomar atitudes de honestidade constrangedora. Josch só pensa em transar com Nadine, a nova namorada de seu irmão Mike. No dia de seu aniversário, Josch comunica a Nadine sua intenção. Ela se sente envaidecida, mas Mike não permite e tem de pensar em outra forma de resolver a situação do irmão. Enquanto isso, Nic encontra o alvo perfeito para seu plano: o franzino líder da gangue de seu colégio. Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Roterdã de 2002.

"Nem Um Nem Outro"

Direção: Matthias Keilich
Produção: Alemanha, 2002
Sinopse: Michael está próximo de seus 20 anos. Coreano de nascença, foi adotado por pais alemães e criado distante de suas raízes, numa pequena cidade da Alemanha. Quando seus pais se divorciam, Michael decide se mudar e dividir um apartamento com seu amigo Linus, em Berlim. Assim que chega à capital, visita um restaurante coreano e se apaixona por uma jovem coreana, Jin Hi, que trabalha no local. Ele conhece a família e os amigos de Jin, todos coreanos. Movido pela afeição à nova namorada, ele percebe que precisa assimilar o círculo social de Jin. Apesar de suas tentativas, a família da namorada reluta em aceitá-lo, por ele não se importar com suas origens.

"Paixão Além Do Muro"

Direção: Connie Walter
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Berlim, 1982. Nele é uma garota nascida e criada em Berlim Ocidental. Ela atravessa o muro pela primeira vez para ir a um funeral na parte oriental da cidade. Lá conhece Captain, o vocalista de uma banda punk. É amor à primeira vista, mas diversas complicações dificultam o namoro. O pai e os amigos de Captain não aceitam a garota, enquanto o melhor amigo de Nele morre de ciúmes. Além de tudo, existem obstáculos de ordem política. Captain e sua banda são vistos pela polícia secreta como elementos subversivos. Ele é preso e Nele, deportada da Alemanha Oriental. Em 1990, após a queda do muro, ela tenta desesperadamente reencontrá-lo.

"Paraíso"

Direção: Tom Tykwer
Produção: Alemanha, 2002
Sinopse: Turim, Itália. Desapontada com a negligente investigação policial sobre o assassinato de seu marido por um traficante, Philippa Paccard resolve fazer justiça com as próprias mãos. Ela põe uma bomba no "escritório" do bandido, mas tudo dá errado e a explosão mata quatro pessoas inocentes. Philippa é presa. O policial encarregado de fazer a tradução dos depoimentos apaixona-se pela viúva e bola um plano para ajudá-la a escapar. Por fim, os dois amantes acabam como fugitivos da justiça. Mas até quando? Este é o primeiro longa-metragem de uma trilogia (Paraíso, Purgatório, Inferno) escrita por Krzysztof Kieslowski antes de morrer. A Miramax comprou os direitos e produzirá cada filme com um diretor diferente. Paraíso inaugurou o Festival de Berlim de 2002, participando da competição oficial.

"Sem Lugar na África"

Direção: Caroline Link
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Em 1938, pouco antes de estourar a Segunda Guerra Mundial, a família Redlich foge da Alemanha e se instala no Quênia, na África. Lá, o advogado Walter Redlich passa a trabalhar numa fazenda, enquanto sua mulher Jettel, filha de uma família burguesa, tenta se adaptar à nova vida. Regina, a filha do casal, cresce e aprende a língua e os costumes locais, encontrando no cozinheiro Owunor um amigo. Quando a guerra está acabando, Walter recebe uma proposta para atuar como juiz em Frankfurt. Depois de tantos anos, em que aprenderam a amar o novo país, Jettel e Regina começam a duvidar se voltarão para a Alemanha com ele. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Karlovy Vary.

"Simplesmente Martha"

Direção: Sandra Nettelbeck
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Martha, com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina, sua sobrinha de oito anos. É quando aparece Mario, um extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. No momento em que Martha e Mario começam um romance, o pai de Lina, que há muito tempo estava desaparecido, surge querendo levá-la para a Itália. Agora, Martha precisa tomar uma decisão.

"Sinfonia de Berlim"

Direção: Thomas Schadt
Produção: Alemanha, 2002
Sinopse: Em 1927, Walther Ruttmann realizou seu majestoso documentário Berlin, symphony of a great city, filme considerado como um dos grandes clássicos do cinema alemão, e um retrato fundamental para se entender a Berlim dos anos 20. 75 anos depois, a cidade se encontra no meio de uma vibrante transição. Gente de todo o mundo, e de todas as orientações estão formando uma nova metrópole, mais de 10 anos após a queda do muro de Berlim. Esse remake traz algumas das características dramáticas do original, como organizar cada cena de acordo com a estrutura da sinfonia, e representar o cotidiano com vários temas diferentes, sempre usando o preto & branco para ilustrar a cidade que foi um dia dividida.

"O Som Das Nuvens"

Direção: Hans Weingartner
Produção: Alemanha, 2000
Sinopse: Katja não agüenta mais tirar seu irmão esquizofrênico dos problemas em que ele se mete. Mas Lukas, sem se dar conta de nada, continua a viver de forma autodestrutiva. Ele acredita que o mundo inteiro está contra ele. A última vez que ela tenta trazer Lukas de volta à consciência termina com o jovem mergulhando num rio. Em tempo, um trabalhador itinerante salva sua vida. Ao conhecê-lo, Lukas é apresentado a uma nova vida, a uma comunidade onde as pessoas esperam que ele se comporte de uma forma "normal". Ele é aceito no grupo e vai trabalhar com eles, mas logo a tensão vai crescer à medida que o comportamento agressivo de Lukas pode pôr tudo a perder.

"O Túnel"

Direção: Roland Suso Richter
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: O muro de Berlim inspirou algumas das mais audaciosas fugas de todos os tempos. Esta é a história verdadeira de uma delas. Harry Melchior planeja fugir da opressão comunista na Alemanha Oriental, mas não quer deixar para trás sua irmã Lotte. Ele aceita o pedido dela - salvar a si próprio - e foge, porém promete voltar para buscá-la. Com o engenheiro Matthis e dois ativistas, começa a executar o plano de cavar um túnel de 145 metros de comprimento por baixo do muro de Berlim. Em busca de ajuda financeira, eles fazem um acordo clandestino com a rede de TV NBC. Mas um oficial alemão toma conhecimento do túnel graças a informantes - entre os quais está Carola, ex-namorada de Matthis.

"O Vagabundo e O Ditador"

Direção: Kevin Brownlow
Produção: Inglaterra, 2002
Sinopse: Documentário que explora o making of do filme O grande ditador [The great dictator] (1940), primeiro filme falado de Charles Chaplin. Cenas de arquivo de comícios de Hitler e pedaços do filme de Chaplin intercalam-se com entrevistas de críticos de cinema, historiadores e até mesmo um contemporâneo de Hitler. São apresentadas também cenas inéditas da feitura de O grande ditador, tomadas pelo irmão de Chaplin, Sydney, revelando que o ator e diretor planejara um final completamente diferente para sua sátira à Alemanha nazista.

"Westend"

Direção: Markus Mischkowski e Kai Maria Steinkuehler
Produção: Alemanha, 2001
Sinopse: Mike e Alfred vivem em Westend, bairro industrial da cidade de Colônia, na Alemanha. Eles estão desempregados e todas as tentativas de conseguir trabalho fracassam. Um dia, um serviço é oferecido a eles: dirigir o quiosque de Rasto, um empresário dinâmico. Suas novas vidas começam a se tornar promissoras, mas Rasto acaba se revelando um caçador de fortunas endividado, e os credores fazem sua existência cada vez mais difícil. A amizade de Alfred e Mike é posta a prova quando Alfred se apaixona por Kati, uma caixa de supermercado, e Mike se superestima como o diretor do quiosque. Os diretores do filme interpretam a dupla de grandes amigos. Selecionado para o Festival de Roterdã de 2002.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).