Folha Online Ilustrada Festival do Rio BR
Festival do Rio BR

Melodrama Mexicano

da Folha Online

"Coração Torturado"

Direção: Emilio Fernández
Produção: México, 1944
Sinopse: Uma história de amor entre um capataz e uma rica e bela mulher que enfrenta a oposição do pai. Quando parece que tudo está resolvido, o capataz morre, deixando-a no abandono e numa terrível solidão que contamina todos à sua volta.

"Crepúsculo"

Direção: Julio Bracho
Produção: México, 1944
Sinopse: A história de um homem com uma paixão obsessiva pela mulher do seu melhor amigo. Ele se torna uma pessoa torturada pelo adultério e pelos seus valores éticos e morais.

"A Dama de Capa e Espada"

Direção: Emilio Goméz Muriel
Produção: México, 1944
Sinopse: No século 17, uma mulher é presa por ter brigado numa adega e conta seu passado a um padre: como seu pai a ensinou a esgrimar, como foi mandada para um convento por sua tia quando ele morreu e como escapou vestida de homem.

"Desvario"

Direção: Antonio Momplet
Produção: México, 1945
Sinopse: Melodrama criminal, baseado na obra homônima do francês Pierre Benoît, envolvendo problemas de relacionamento entre mãe e filha, triângulo amoroso e assassinato. Ganhou o prêmio Ariel (Oscar do cinema mexicano) de 1947 de efeitos especiais (para Edward Fitzgerald).

"A Deusa Ajoelhada"

Direção: Roberto Gavaldón
Produção: México, 1947
Sinopse: O milionário Antonio dá de presente à sua esposa uma estátua de mulher nua como presente de aniversário. Rachel, amante de antonio e modelo da estátua, o chantageia exigindo que ele se divorcie. Pouco depois, a esposa de antonio morre misteriosamente.

"Enamorada"

Direção: Emilio Fernández
Produção: México, 1946
Sinopse: Durante a revolução, um general zapatista conquista a cidade conservadora de cholula, perto da capital. Enquanto os ricos latifundiários são confiscados , ele se apaixona pela bela e selvagem Beatriz Peñafiel, filha do homem mais rico da cidade. Em 1947, Enamorada ganhou o Ariel (oscar do cinema mexicano) de melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz, fotografia e edição.

"Maclovia"

Direção: Emilio Fernández
Produção: México, 1948
Sinopse: Em Janitzio, uma cidade do interior mexicano, Maclovia e José Maria planejam se casar, mas sofrem oposição do pai dela. Genovevo, um militar, prende José Maria e assedia e chantageia Maclovia. É considerado uma refilmagem do clássico María Candelaria [Portrait of Maria] (1944), do próprio Fernández. Tem uma cena inspirada em Chantagem [Blackmail], de Alfred Hitchcock, quando o chantagista se aproxima da vítima na pequena loja.

"Maria Candelaria"

Direção: Emilio Fernández
Produção: México, 1943
Sinopse: Em 1909, María Candelaria e Lorenzo Rafael , nativos de Xochimilco, querem se casar. Ela pega malária e ele tenta roubar quinino da loja de Damián, que é apaixonado por María Candelaria. Lorenzo é preso e maría morre apedrejada por populares que pensam que ela posou nua para um pintor. Fernández recria o velho estereótipo do bom selvagem e mostra seu entusiasmo pelas possibilidades dramáticas dos espaços abertos. Sem constrangimento, ele adora criar seu próprio mundo de fantoches do destino, um mundo de vilões definitivos, pessoas irracionais e heróis que fazem o bem até sacrificar-se no martírio. Recebeu o prêmio de melhor fotografia no festival de cannes de 1946 (para Gabriel Figueroa).

"O Monje Branco"

Direção: Julio Bracho
Produção: México, 1945
Sinopse: No século 13, num mosteiro italiano, frei Paracleto esculpe uma estátua da virgem, inspirado em Gálata Orsina, uma mulher cujo encanto transtorna os homens. Adaptação dos poemas de Eduardo Marquina.

"A Mulher de Todos"

Direção: Julio Bracho
Produção: México, 1946
Sinopse: Uma linda mulher da noite se apaixona por um jovem com um futuro promissor. Preocupado, o jovem pede para que ela o abandone para não manchar sua reputação. Baseado na obra de Alexandre Dumas Filho, A dama das camélias.

"Pueblerina"

Direção: Emilio Fernandez
Produção: México, 1948
Sinopse: Aurélio, um camponês, volta ao seu povoado depois de sair da prisão. Ao chegar, fica sabendo que sua mãe morreu e que Paloma, a mulher que ama, foi violentada por seu inimigo Julio, engravidou e agora tem um filho. Aurélio se casa com Paloma e tem um acerto final com Julio e seu irmão, Ramiro. O filme foi considerado por muitos críticos como sendo o trabalho mais representativo da estética fotográfica de Gabriel Figueroa.

"Santa Entre Demônios"

Direção: Emilio Fernández
Produção: México, 1948
Sinopse: Mercedes é dançarina no Salão México, um cabaré famoso da capital. Sua irmã caçula estuda numa escola particular cara, paga por Mercedes. Ela ganha concurso de dança com Paco, seu cafetão, mas este se nega a dividir o prêmio. Quando ela rouba o dinheiro, seus problemas se agravam.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).