Folha Online Ilustrada Festival do Rio BR
Festival do Rio BR

Olhos Negros

da Folha Online

"Abouna ­ Nosso Pai"

Direção: Mahamat-Saleh Haroun
Produção: Chade/França, 2002
Sinopse: Cidade de N´Djamena, hoje. Tahir e Amine, 15 e 8 anos respectivamente, acordam uma manhã e descobrem que seu pai deixou o lar. Chocados com o repentino desaparecimento, os dois começam a vagabundear pela cidade, esquecendo a escola e freqüentando salas de cinema. Numa delas, um dia, eles reconhecem na tela um homem que pode ser seu pai. Para tentar ver novamente o tão sonhado rosto paterno, eles roubam as latas de filme, mas logo a polícia consegue achá-los. A mãe, não suportando mais os modos dos dois, decide inscrevê-los numa distante escola muçulmana. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2002.

"Tormento"

Direção: Alain Gomis
Produção: França, 2001
Sinopse: El Hadj é um jovem senegalês que, como muitos outros jovens de seu país, instalou-se em Paris para estudar depois da independência da colônia francesa. Seus planos, porém, são confrontados com dificuldades de legalização da sua permanência. O estudante vive, então, um dilema: continuar ilegalmente em solo francês, onde se sente em casa, ou voltar para sua terra natal. A decisão acaba se revelando uma questão moral. Se opta pela Europa, mantém os amigos e um novo amor. Se retorna ao Senegal, pode empregar o conhecimento que adquiriu para ajudar a transformar a realidade social que o afastou de lá. Não será uma decisão fácil.

"Daresalam"

Direção: Issa Serge Coelo
Produção: França/Burkina Faso, 2000
Sinopse: Nos anos 70, Koni e Djimi viviam em uma pequena aldeia africana. Eles são amigos desde pequenos. Koni ajuda seu tio, um ferreiro, enquanto Djimi é alfaiate. Um dia, Djimi e seu pai vão ao mercado, mas pouco adquirem, pois os preços duplicaram desde as últimas compras. Nesse meio tempo, militares aparecem na vila, provocando protestos devidos ao aumento de impostos. Koni acaba se envolvendo no conflito e tem de fugir para se proteger. Djimi se junta a ele e aos rebeldes para, nos bosques, organizar um movimento contra o governo. Depois de algumas ações revolucionárias malsucedidas, a amizade dos dois é posta à prova.

"O Gotejar da Luz"

Direção: Fernando Vendrell
Produção: Portugal, 2000
Sinopse: Durante o período da colonização portuguesa, toda a economia de Moçambique se baseava na monocultura do algodão. A proibição da lavoura tradicional de subsistência, a separação das famílias nativas e a legalização de um regime de trabalho forçado criaram as raízes dos grupos de resistência que viriam a lutar pela independência. Ruy Pedro é filho de colonizadores portugueses e passou toda sua infância em Moçambique. Aos 14 anos, começa a tomar consciência da realidade que o cerca: o choque de culturas, a exploração e a violência. Logo será obrigado a escolher de que lado irá se posicionar no inevitável confronto.

"Carmen Negra"

Direção: Joseph Gaye Ramaka
Produção: Senegal, 2001
Sinopse: Das 52 versões cinematográficas do romance de Prosper Merimée, esta é a primeira africana, uma recriação do mito de Carmen situada no Senegal contemporâneo. Em uma prisão feminina, a heroína usa a dança e a música como formas de resistência. Mas a Carmen africana não se contenta com uma convencional heterossexualidade: sua performance provocativa seduz Angelique, a diretora da prisão, e inverte as relações de poder. Carmen literalmente transforma a vida de cativa em uma produção musical, celebrando o triunfo da sexualidade feminina. Selecionado para o LA Outfest de 2001.

"Livre"

Direção: Jean-Pierre Sauné
Produção: França, 2000
Sinopse: Hor é um jovem da etnia peúle e tem 13 anos. Depois da morte de seus pais, ele deixa a cidade natal e vai para Dacar, tentando ganhar a vida. Lá, conhece Tierno, de 15 anos, com quem vive Désiré, de oito anos, ambos oriundos da mesma cidade. Os dois rapazes se viram como podem, até roubando. Hor, contudo, prometeu a seu pai que jamais roubaria. A situação se complica quando Astou, a menina que Tierno ama, é colocada na prostituição por um grupo rival. Quando Désiré leva um tiro que pode matá-la, Hor e Tierno conhecem Philippe, o médico que trata da menina. Philippe consegue fazer Hor e a menina voltarem para os peúles, mas Tierno tem outros planos.

"Paulo da Portela: O Seu Nome Não Caiu no Esquecimento"

Direção: Demerval Netto
Produção: Brasil, 2001
Sinopse: Documentário em vídeo realizado para celebrar o centenário de nascimento de Paulo Benjamin de Oliveira (1901 ­ 1949), o Paulo da Portela, um dos fundadores da escola de samba cujo nome foi incorporado ao seu. Além de compositor consagrado, ele sempre trabalhou em prol do reconhecimento e valorização do samba, liderando com extrema diplomacia o grupo de sambistas do bairro de Oswaldo Cruz e atuando fortemente contra a discriminação dos negros. O documentário conjuga informação histórica e musical, crônica poética e a dramatização de algumas cenas importantes da vida do compositor.

"Excluídos"

Direção: Christian Grandman
Produção: França/Guadalupe, 2000
Sinopse: Tèt Grenné é um rincão inóspito em Pointe-à-Pitre. Mas é lá que Roland e sua família estão morando, tendo como instalações três ônibus reformados. Roland é um sexagenário beberrão. Muriel, sua filha de 30 anos, tem problemas mentais. Richard, filho adotivo de Roland, sobrevive ganhando dinheiro em jogos de dados que costumam acabar em confusão. Volta e meia, aparece por lá Teddy, de 12 anos, que acompanha Richard e o ensina a escrever. Logo aparece uma nova habitante para aquele espaço: Sally, uma dominicana de 30 anos perseguida pelos capangas de seu patrão, de quem ela acaba de roubar uma mala cheia de dinheiro.

"Identidade Provisória"

Direção: Gahité Fofana
Produção: Guiné/França, 2000
Sinopse: Mathias, filho de mãe francesa é pai guineano, volta ao país para tentar encontrar seu pai e confrontar-se com sua cultura originária. Logo que chega, seus pertences e documentos são roubados. Sem falar a língua local, sente-se abandonado no país onde deveria sentir-se em casa. Num bar, conhece John Tra, um malandro simpático, e sua irmã Rama. No dia seguinte, ela o acompanha até uma cidade industrial falida. Lá, ele vê seu pai, velho, desgastado e alcoólatra. Eles não têm nada a dizer um ao outro. Perturbado pelo encontro e sem objetivos na vida, Mathias volta a sair com John Tra e seus amigos, sem saber que foram eles mesmos que o roubaram.

"À Espera Da Felicidade"

Direção: Abderrahmane Sissako
Produção: Mauritânia, 2002
Sinopse: Ao visitar sua mãe antes de emigrar para a Europa, Abdallah, um rapaz de 17 anos, sente-se um estranho em sua própria terra. Natural de Nouadhobou, uma pequena aldeia na costa da Mauritânia, ele é atraído pela cultura ocidental, enquanto os costumes e festividades locais o envergonham. Porém, seu ponto de vista começa a se modificar, aos poucos, depois de ele conhecer a jovem e sensual Nana, o velho Maata e um menino órfão que se chama Katra e é dotado de uma profunda curiosidade. Katra desperta em Abdallaah a capacidade para descobrir esperança e ternura. Participou da mostra Um Certo Olhar do Festval de Cannes 2002.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).