Folha Online Ilustrada Festival do Rio BR
Festival do Rio BR

Première Brasil

da Folha Online

"À Margem da Imagem"

Direção: Evaldo Mocarzel
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Apresentando os moradores de rua de São Paulo, o documentário discute a estetização da miséria.

"Afinação da Interioridade"

Direção: Roberto Berliner
Produção: Brasil/ 2001


"Alumbramentos"

Direção: Laine Milan
Produção: Brasil /2002
Sinopse: Entre um mergulho e outro nos verbetes de seu velho dicionário, o menino Franscisco está prestes a descobrir um mundo novo, que desperta, se espreguiça, se agiganta.

"Amarelo Manga"

Direção: Cláudio Assis
Produção: Brasil/ 2002
Sinopse: Guiados pela paixão, os personagens deste filme vão penetrando num universo feito de armadilhas e vinganças, de desejos irrealizáveis, da busca incessante da felicidade. O universo aqui é o da vida-satélite e dos tipos que giram em torno de órbitas próprias, colorindo a vida de um amarelo hepático e pulsante. Não o amarelo do ouro, do brilho e das riquezas, mas o amarelo do embaçamento do dia-a-dia e do envelhecimento das coisas postas. Um amarelo-manga, farto.

"Banda de Ipanema"

Direção: Paulo Cezar Saraceni
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Durante o desfile da Banda de Ipanema em 2000, são narrados os então 36 anos de história do famoso bloco. Trata-se de uma homenagem a Albino Pinheiro, seu comandante. São relembrados a vida e as paixões de Albino, a turma do Pasquim, a bossa nova, o cinema novo, o teatro Opinião, Leila Diniz, Tom Jobim, Pixinguinha, além das figuras-chave da banda e vários padrinhos famosos que por ela desfilaram. Também é mencionado o nascimento da esquerda festiva, bem como a atuação fundamental de Albino nas festas e na cultura do Rio de Janeiro, em eventos como o projeto musical Seis e Meia.

"O Bloqueio"

Direção: Cláudio de Oliveira
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Gérion é um solitário morador de um edifício assolado por uma intensa quantidade de barulhos que, além de atormentar e quase levá-lo à loucura, deixam no ar a seguinte questão: estariam construindo ou destruindo?

"O céu de Iracema"

Direção: Iziane Filgueiras Mascarenhas
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Duas crianças descobrem o amor numa disputa de pipas que tem como testemunha o céu de Iracema.

"A Cobra Fumou"

Direção: Vinicius Reis
Produção: Brasil/ 2002
Sinopse: Em novembro de 1999, uma equipe de cinema vai do rio de janeiro a brasília para documentar o 11.º Encontro nacional dos veteranos da segunda guerra. A equipe retorna ao rio de janeiro e inicia uma série de entrevistas com veteranos e ex-combatentes, que contam suas experiências no front da itália, um país arrasado pelo conflito e em cujo território ainda havia exércitos nazi-fascistas. Em fevereiro de 2000, a mesma equipe segue para o norte da itália para documentar as cidades por onde as tropas brasileiras passaram, nas regiões da emilia romana e da toscana.

"Como se Morre no Cinema"

Direção: Luelane Loiola Corrêa
Produção: Brasil/2002
Sinopse: As memórias do papagaio que participou da filmagem do clássico Vidas secas, em 1962, quando atuou ao lado da cachorra Baleia. Ambos morriam no filme.

"Dadá"

Direção: Eduardo Vaisman
Produção: Brasil, 2001
Sinopse: A história de Dilson, Dadá e Denis, três amigos inseparáveis, moradores do morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. A história de Jonathan, Thaísa e Jésus, três atores moradores do Vidigal, que participam de um curta-mertragem.

"Desmundo"

Direção: Alain Fresnot
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Em 1570, chega ao Brasil um grupo de órfãs, enviadas pela rainha de Portugal para desposarem os primeiros colonizadores. Entre elas vem Oribela, uma jovem sensível e religiosa. Contra sua vontade, ela se casa com Francisco de Albuquerque, que a leva para seu engenho de açúcar. Apesar de rude, Francisco trata Oribela respeitosamente: quer que ela seja a senhora da casa, mãe de seus filhos brancos. Contudo, na fazenda moram a mãe e uma jovem irmã de Francisco, num estranho e incestuoso núcleo familiar. Certo dia, aproveitando a passagem de Ximeno, um comerciante vendedor de escravos, Oribela foge. Quer pegar um navio e voltar a Portugal. Mas o marido a captura. Furioso, ele a prende acorrentada num galpão. Sozinha e ferida, a jovem esposa se deprime, passa dias chorando. A índia que lhe leva comida é quem, pouco a pouco, ajuda-a na sua recuperação. Francisco então a traz de volta à família: Oribela tornou-se uma outra mulher.

"Dois Perdidos Numa Noite Suja"

Direção: José Joffily
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Paco e tonho são imigrantes brasileiros ilegais em nova york. Tonho, tímido, mineiro como outros milhares de clandestinos, sonha em ser bem-sucedido, mas sente saudades da família e do brasil. Procurado pelo serviço de imigração e preso, vive o desespero de ser deportado. Paco, artista de talento, indiferente a tudo menos à sua carreira, ambiciona estourar nas paradas de sucesso. O filme mostra o relacionamento do casal que, em meio às esperanças, dificuldades e desencontros, apaixona-se em uma metrópole bela e violenta. Vencedor dos prêmios de melhor montagem e melhor música no festival de gramado de 2002.

"Dona Cristina Perdeu a Memória"

Direção: Ana Luiza Azevedo
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Uma vida sem memória não é uma vida, e a vida de dona Cristina só é possível por intermédio de sua relação com Antônio, um menino de oito anos, capaz de brincar, imaginar, sonhar e ouvir histórias.

"Durval discos"

Direção: Anna Muylaert
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Durval e sua mãe, Carmita, moram isolados há muitos anos nos fundos da Durval Discos, uma loja de discos de vinil do bairro de pinheiros, em São Paulo. Eles vivem num mundo anacrônico e entediado. Um dia, Durval decide contratar uma empregada para ajudar a mãe nos serviços domésticos. O salário baixo atrai Célia, uma estranha doméstica que traz um pouco de alegria para a casa. No dia seguinte, porém, Célia desaparece e deixa para trás Kiki, uma menina de cinco anos, e um bilhete dizendo que voltará em dois dias. Durval e Carmita se deixam invadir pela alegria da criança, mas logo uma notícia de telejornal os colocará a par da triste realidade sobre Kiki e Célia. A partir daí, o filme entra em seu lado b, uma trama de contornos policiais com toques absurdos.

"Edifício Master"

Direção: Eduardo Coutinho
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do edifício master, situado em copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo, são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas. O filme foi o vencedor do kikito de ouro de melhor documentário no festival de gramado de 2002.

"Equilíbrio e Graça"

Direção: Carlos Reichenbach
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Tendo como ponto de partida o trivial encontro de um pensador católico e monge trapista com o pai do zen budismo, o filme propõe uma viagem ao imaginário das sensações. Oriente e Ocidente revelam identidades filosóficas no culto revolucionário do silêncio. A harmonia como paradoxo da utopia, música da luz.

"Esse Deserto"

Direção: Anna Flávia Dias Salles
Produção: Brasil, 2001
Sinopse: Totalmente sem diálogos, as histórias do filme emergem da situação extrema dos moradores de um edifício comum.

"A Festa de Margarette"

Direção: Renato Falcão
Produção: Brasil, 2000
Sinopse: Pedro sonha em realizar uma grande festa de aniversário para sua esposa, Margarette. Não importa a distância de sua casa até a cidade, o recente aviso de desemprego, a dificuldade em receber o fundo de garantia. Nada disso lhe importa. Seu sonho é maior que qualquer barreira. Mesmo quando o impossível parece lhe cercar, pedro usa de sua fantasia para alcançar o intransponível. O filme não tem diálogos, usando os recursos do cinema mudo para contar a história de Pedro e Margarette.

"Glauces: Estudos de Um Rosto"

Direção: Joel Pizzini
Produção: Brasil, 2001
Sinopse: Glauces é um filme sobre o enigma de um rosto. Um rosto-máscara. Um rosto-paisagem. Um rosto-história. O rosto que dá corpo ao filme-ensaio é de Glauce Rocha (1933-71), uma atriz brasileira, protagonista do filme Terra em transe, de Glauber Rocha, entre outros. Glauces recorre às sobras de negativo e copiões não-aproveitados na montagem final de Terra em Transe.

"Houve Uma Vez Dois Verões"

Direção: Jorge Furtado
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Chico, adolescente em férias na maior e pior praia do mundo, no Rio Grande do Sul, encontra Roza num fliperama e se apaixona. Eles transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes da vida dele.

"O Lobisomem e o Coronel"

Direção: Elvis Kleber e Ítalo Cajueiro
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Um viloleiro cego e sua cadela chegam às portas de uma igreja do interior. Ele começa a dedilhar um repente e contar uma história que se passou na fazenda de um rico coronel daquela região. Numa noite de lua cheia, a aparição de um lobisomem modifica a vida de todos os seus moradores. O enredo vai sendo construído até chegar ao ápice no intrigante resultado da peleja do coronel e do lobisomem. Porém, o espanto maior fica reservado para o desfecho, quando ocorre a revelação de um segredo que só o ceguinho sabe.

"Madame Satã"

Direção: Karim Ainouz
Produção: Brasil, 2001
Sinopse: Filme inspirado na vida de João Francisco dos Santos (1900-1976). Malandro, artista transformista, capoeirista, cozinheiro, presidiário, pai adotivo, ele passou a maior parte da vida nas ruas do Rio boêmio. A história se passa na Lapa, em 1932, momento em que o sonho de João Francisco ­ tornar-se uma estrela do palco ­ se transforma em realidade. Retrata seu cotidiano e o de seu círculo de amigos, fixando-se em um momento crucial de sua vida, aquele que antecede a criação do mito Madame Satã, nome tirado de um filme de Cecil B. de Mille de 1930, e pelo qual João se apaixonou. Selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2002.

"Uma mensagem do Brasil: Castanha e Caju Contra o Encouraçado Titanic"

Direção: Walter Salles e Daniela Thomas
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Este curta tem apenas dois cenários: uma antiga sala de projeção na cidade de Miguel Pereira (RJ) e um multiplex no New York City Center, no bairro carioca da Barra da Tijuca. Na frente do velho cinema, os emboladores Castanha e Caju (na verdade, Cajuzinho, substituto do Caju original, que morreu de câncer no cérebro no ano passado) desfiam uma embolada extremamente mordaz e engraçada que não poupa nenhum ídolo de Hollywood: de Stallone, fortão que tomou um bombão, a Schwarzenegger e Leonardo DiCaprio, o astro de Titanic.

"Morte"

Direção: José Roberto Torero
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Casal prepara-se para a grande viagem, não esquecendo as flores, a música, a bagagem: tudo nos mínimos detalhes.

"Onibus 174"

Direção: José Padilha
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o seqüestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de Junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme, a história do seqüestro é contata paralelamente à história de vida do seqüestrador, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.

"A Paixão de Jacobina"

Direção: Fábio Barreto
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Baseado no livro Videiras de cristal, de Luiz Antônio de Assis Brasil, o filme conta a história de Jacobina Mentz, líder religiosa que esteve à frente da Revolta dos Mücker, no Rio Grande do Sul, em 1874. Jacobina fundou uma seita de dissidentes do protentantismo, reunindo seguidores que acreditavam em seu poder milagroso. Em pouco tempo, a independência da comunide Mücker (que significa "falsos santos") começou a preocupar as lideranças políticas locais, até que as forças militares do governo imperial foram chamadas a intervir, causando uma grande tragédia.

"Patuá"

Direção: Snir Wine
Produção: Brasil, 2001
Sinopse: Alan e Clara formam um casal apaixonado e bem estabelecido que resolve mergulhar em seu delírio de amor profundo ultrapassando os limites da sanidade.

"Plano Sequência"

Direção: Patricia Moran
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Radical. Inventivo. Sedutor. Polêmico. Cafajeste. Rubs conseguiu em sua vida e obra atrair ódios e amores extremos. Não percam suas últimas declarações sobre a fama, o sucesso e os urubus que o rodeiam. As lembranças deixadas por Rubs, um dos maiores astros do cinema brasileiro.

"O Poeta das Sete Faces"

Direção: Paulo Thiago
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Documentário que tem como linha-mestra retratar a trajetória humana do poeta Carlos Drummond de Andrade ao mesmo tempo que investiga, documenta e interpreta os diversos momentos de sua obra. O objetivo é transcender o mero registro dos fatos da vida de Drummond e mostrar como estes se mesclam nas transformações dos diversos rumos que toma a sua poesia. Trata-se, portanto, de um documentário poético em que o espírito, o clima e a emoção da arte drummondiana estão sempre presentes, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme. O documentário apresenta depoimentos das principais personalidades vivas no país e especialistas em Drummond, além da dramatização e ilustração musical de poemas.

"Querido Estranho"

Direção: Ricardo Pinto e Silva
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Na mesma noite em que uma família comemora o aniversário do patriarca Alberto, anuncia-se também o noivado de Zezé, a filha mais nova. Nessa reunião aparentemente tão comum, Alberto decide expor as dores e frustrações de um homem que colocou a família acima de tudo, inclusive de seus anseios pessoais. Nesse momento que ele julga apropriado, resolve apresentar a conta, o preço alto que se paga quando não se luta pelos desejos do coração. Querido estranho é uma comédia dramática baseada na peça teatral Intensa magia, de Maria Adelaide Amaral, e que faz uma análise sensível das relações familiares. Vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado de 2002.

"Seja o Que Deus Quiser"

Direção: Murilo Salles
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Cacá, VJ da MTV de São Paulo, vem ao Rio fazer uma reportagem sobre uma nova banda formada por moradores do Morro do Alemão. Durante a gravação ela conhece PQD, um dos músicos, e eles passam a noite juntos. No dia seguinte, enquanto PQD vai à padaria comprar o café da manhã, dois pivetes seqüestram Cacá e a levam até um caixa eletrônico. Nervosa, ela erra a senha e invalida o cartão. Na delegacia, machucada, apresenta queixa contra PQD. O músico é surpreendido com a notícia de que a polícia está subindo o morro atrás dele. Não vê outra alternativa senão ir para São Paulo convencer Cacá de sua inocência. Mas, lá, acaba caindo nas mãos do irmão da VJ, Nando, que tenta convencer o músico carioca a dar um golpe para, com a grana, fazerem uma farra.

"Separações"

Direção: Domingos Oliveira
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Comédia romântica sobre as quatro fases de uma separação amorosa: a negação, a negociação, a revolta e a aceitação. Cabral é casado com Glorinha e muito mais velho que ela. Insatisfeitos com o casamento, eles resolvem dar um tempo, que se transforma numa verdadeira separação quando Glorinha se apaixona por Diogo, um arquiteto da sua idade. Cabral, de quem partiu a idéia do dar um tempo, percebe o erro que cometeu e, corroído pelo ciúme, usa de todos os meios para reconquistar a esposa. Nesse processo envolvem-se as pessoas próximas ao casal: Ricardo, ex-namorado de Glorinha; Maribel, namorada de Ricardo; Júlia, filha de Cabral e também em crise no casamento; e Laura, velha amiga e confidente de Cabral. Todos agindo por impulso e guiados pela máxima, nem sempre correta, de que é melhor se arrepender de ter feito do que não ter feito.

"Um sol alaranjado"

Direção: Eduardo Valente
Produção: Brasil
Sinopse: Quatro dias na vida de uma mulher e de seu pai.

"Um Trailer Americano"

Direção: José Eduardo Belmonte
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Nádia e seus amigos Flores e Mustang estão parados diante de um drive-in. O trailer (reboque) onde moram quebrou e eles não o consertam. O fato serve de pretexto para falarem sobre amenidades e verem os filmes americanos que passam no cinema em frente. A história é contada como um trailer (as peças publicitárias que divulgam os filmes)

"Vaga-lume"

Direção: Gilson Vargas
Produção: Brasil, 2002
Sinopse: Um iluminador de teatro relembra uma marcante passagem de sua infância. Uma história sobre a inconstância da vida, a pretensão de dominar o destino, o amor, os sentimentos, a luz volátil ­ por vezes intensa, por vezes insuficiente.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).