Folha Online Ilustrada Festival do Rio BR
Festival do Rio BR

Première América Latina

da Folha Online

"12 Horas: A Noite Te Chama"

Direção: Raúl Marchand Sánchez
Produção: Porto Rico, 2001
Sinopse: Um taxista, um gigolô, três amigas divorciadas em busca de homens, uma jovem de 14 anos decidida a perder a virgindade e um repórter: as vidas dessas sete pessoas convergem durante a jornada de um taxista entre as 18h de uma sexta-feira e as 6h do dia seguinte em San Juan, Porto Rico. O filme é uma viagem pelos pensamentos, problemas e relacionamentos deste grupo inusitado que tenta resolver seus conflitos de forma divertida. Os personagens são baseados na vida de parentes e amigos do diretor e roteirista. Vencedor do prêmio do público no Festival Internacional do Filme Latino de Chicago de 2001.

"A Febre Do Loco"

Direção: Andrés Wood
Produção: Chile/México, 2001
Sinopse: Puerto Gala é uma pequena aldeia de pescadores no Sul do Chile. Pacato, o vilarejo entra em ebulição quando chega o período de pesca do "loco", um molusco com propriedades afrodisíacas vendido a preço de ouro em grandes metrópoles. Carlos "El Canuto", um ex-morador de Puerto Gala, volta ao vilarejo com uma tentadora proposta: comprar todo o estoque de "loco" pelo dobro do preço, para uma única companhia japonesa. O lugar vira um verdadeiro mercado livre, onde comerciantes e prostitutas aparecem aos magotes para abocanhar um pouco da dinheirama prestes a ser distribuída. Selecionado para o Festival de Veneza de 2001.

"A Tela Latina"

Direção: Susan Racho, Nancy de Los Santos, Alberto Dominguez
Produção: Estados Unidos, 2002
Sinopse: Documentário que descreve a história pouco conhecida de como os latinos foram retratados ao longo dos anos pela indústria cinematográfica norte-americana, desde o cinema mudo até os tempos atuais. Composto por depoimentos de atores, diretores e técnicos, além de seqüências de diversos filmes, apresenta a constante batalha destes artistas para demonstrar as reais dimensões de seu talento e transcender clichês que reforçavam uma série de preconceitos e contribuíram para manter uma imagem negativa da comunidade latina, não somente para o público dos Estados Unidos, mas também para o resto do mundo.

"A Virgem da Luxúria"

Direção: Arturo Ripstein
Produção: Espanha/México/Portugal, 2001
Sinopse: A narrativa se passa no México, nos anos 1940. Ignacio Jurado é um camareiro calado e solitário. Sem muitas surpresas, seus dias transcorrem entre o Café Ofélia e sua coleção de fotos pornográficas. Mas sua vida se transforma por completo quando surge a espanhola Lola, uma prostituta terna, autodestrutiva e de comportamento imprevisível. Entre os dois se estabelece uma relação sadomasoquista sem limites. Ignacio é capaz de fazer qualquer coisa para ser considerado merecedor do amor de Lola. Isso inclui até mesmo o assassinato do ditador espanhol Franco. Baseado livremente em um conto de Max Aub. Selecionado para a mostra Contracorrente do Festival de Veneza de 2002.

"Amor Demais"

Direção: Ernesto Rimoch
Produção: México/Espanha, 2000
Sinopse: Duas irmãs mexicanas, Laura e Beatriz, estão em busca de um sonho: abrir uma hospedaria no exterior e viver da renda do negócio. Enquanto Laura viaja para a Espanha para dar partida no investimento, Beatriz fica sozinha no México, aguardando o retorno da irmã. Alimentando-se de sonhos e fantasias, Beatriz passa por experiências amorosas que garantem seu sustento e o de Laura. Em meio às suas aventuras, conhece Carlos, com quem percorre o México e descobre as belezas de seu país, de sua alma e de seu próprio corpo.

"Bala Perdida"

Direção: Aldo Salvini
Produção: Peru, 2001
Sinopse: X é um adolescente problemático que vive em Lima, capital do Peru. Seus pais passam por uma séria crise no casamento e X se sente perdido. Seus dias são preenchidos com álcool, cocaína e a lembrança de Pamela, uma menina com quem passou um dia, muitos anos atrás, mas que ainda considera o amor de sua vida. Apesar de virgem, ele escreve uma carta para seu hipotético filho com Pamela, contando os seus problemas com os pais, com as drogas e com o mundo em geral. Um dia, X e seus amigos viajam para Cuzco, cidade histórica peruana, e lá armam uma confusão com um grupo de turistas estrangeiros. Os gringos levam a pior, e no entanto X e seus amigos terão de arcar com as conseqüências.

"Bonaerense"

Direção: Pablo Trapero
Produção: Argentina, 2002
Sinopse: Zapa é um trabalhador de 35 anos que vive em uma remota vila na Argentina rural. Quando seu chefe pede um trabalho especial para alguns clientes, ele concorda - na verdade, não tem outra escolha. Eles arrombam uma farmácia, os "clientes" estufam suas bolsas e Zapa escolta a fuga. Para evitar a prisão, Zapa é forçado a deixar sua família e sua cidade natal, fugindo para Buenos Aires, onde consegue uma vaga como cadete da polícia. Depois de meses de treinamento intenso, ele se forma. Agora é um bonaerense: membro da mais brutal e corrupta força policial da Argentina. O tempo passa e Zapa prospera. Não pensa mais sobre o passado. Agora ele é o poder, ele faz as regras.

"Conto De Fadas Para Ninar Crocodilos"

Direção: Ignacio Ortiz Cruz
Produção: México, 2000
Sinopse: Depois de receber um recado de sua irmã, avisando-o de que seu pai está muito doente, Arcangel resolve viajar até sua terra natal para encontrá-lo. Quando chega à sua antiga casa, que agora parece abandonada, descobre que lá mora uma velha misteriosa, nativa do vilarejo, cujos pai e irmão morreram muitos anos antes. Sua jornada passa a ser uma viagem ao passado de sua família, obrigada a fugir de uma maldição, e às origens do povo mexicano. O filme mistura fragmentos da vida dos ancestrais de Arcangel com imagens de importantes momentos históricos do país, como a Revolução Mexicana.

"Coração de Fogo"

Direção: Diego Arsuaga
Produção: Argentina/Espanha/Uruguai, 2002
Sinopse: Um poderoso estúdio de Hollywood comprou uma histórica locomotiva uruguaia do século 19 para ser usada num filme. Ainda que a notícia seja motivo de orgulho para muitos uruguaios, não tem a mesma recepção entre os membros da Associação de Amigos do Riel, composta por anciãos que foram funcionários da antiga empresa estatal de trens. Resolvidos a boicotar o traslado da locomotiva para os Estados Unidos, três senhores e um menino seqüestram a máquina e passam a circular com ela pelas vias abandonadas do interior do país. Eles Se deparam com diferentes reações, que vão da perseguição das autoridades até a solidariedade de pessoas que vêem neles uma luz de esperança.

"De que Lado Você Está?"

Direção: Eva López-Sanches
Produção: México/Alemanha/Espanha, 2002
Sinopse: Em 1971, Helmut Busch, um ex-informante da polícia política da Alemanha Oriental, foge para o México, tentando esquecer seu passado. É porém reconhecido e chantageado pelo serviço de segurança mexicano. Para não ser deportado, concorda em vigiar um grupo de universitários, membros do movimento estudantil. Assume a contragosto o cargo de professor, com o nome de Bruno Müller. A princípio mantém uma certa distância dos alunos, o que acaba por não proporcionar informações consistentes. Vai aos poucos aumentando seu envolvimento com os jovens militantes, se apaixona por Adela e passa a questionar sua delicada posição.

"Japão"

Direção: Carlos Reygadas
Produção: México/Espanha, 2002
Sinopse: Um homem abandona a cidade grande e parte para o mais longínquo rincão do México, onde pretende se preparar para a morte. Ele se hospeda com uma velha viúva índia, numa casa em frente a um vasto e desolado cânion. Diante da imensidão de uma natureza vertiginosa e selvagem, ele acaba tendo sua visão de mundo, cruel e lírica, confrontada com a da velha índia, de uma humanidade infinita. Aos poucos, seus sentimentos mais fortes serão novamente despertados e ele poderá, mais uma vez, experimentar a embriaguez dos sentidos e recuperar seus instintos vitais e sexuais. Participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2002 e ganhou a menção honrosa do prêmio Caméra D¹Or.

"Na Vida Puta"

Direção: Beatriz Flores Silva
Produção: Uruguai/Bélgica/Espanha/Cuba, 2001
Sinopse: Elisa tem 27 anos e para sustentar seus dois filhos trabalha numa mercearia onde é assediada pelo patrão. Quando abandona o trabalho, vê-se sem casa e sem amante. Sonha em montar um salão de beleza numa área nobre de Montevidéu com o dinheiro que lhe resta. Para completar o dinheiro para o salão, Elisa é convencida pela amiga Lulu a trabalhar num prostíbulo. Lá, conhece Placido, um poderoso cafetão, por quem acaba se apaixonando. Elisa deseja ir para a Espanha, onde poderá ganhar muito mais dinheiro. O sonho, no entanto, se transforma em pesadelo, e ela acaba se tornando uma escrava branca numa terra desconhecida.

"O Crime Do Padre Amaro"

Direção: Carlos Carrera
Produção: México/Espanha/Argentina/França, 2002
Sinopse: O jovem padre Amaro acaba de ser ordenado e em breve irá para Roma, continuar seus estudos, graças à boa relação que mantém com o bispo. Antes, contudo, deve trabalhar em uma paróquia. Ele é mandado para Los Reyes, para atuar sob as ordens do padre Benito, o vigário que aparentemente vive uma existência corrupta e contraditória. Lá, Amaro conhece a linda e devota Amelia, filha de Sanjuanera, dona do restaurante mais importante da cidade e amante do padre Benito. Diante do mundo real, Amaro é confrontado com a hipocrisia da Igreja, que condena as guerrilhas mas convive com chefes do tráfico de drogas.

"O Filho Da Noiva"

Direção: Juan José Campanella
Produção: Argentina/Espanha, 2001
Sinopse: Rafael Belvedere está infeliz com a vida que leva. Não consegue se interessar por nada nem por ninguém e nunca tem tempo. Seu único lazer está em assistir a antigos episódios de Zorro, sua série favorita. Mas o tempo de garoto, quando vestia a capa e a máscara e fingia ser o herói já se foi há muito. Na vida real, ele não tem ideais e vive para o restaurante fundado por seu pai. Divorciado, nunca tira folga para ver Vicky, sua filha. Não tem amigos e prefere adiar qualquer compromisso com a namorada. No entanto, o encontro com Juan Carlos, amigo de infância, traz novos projetos, incluindo o de casar seus pais na igreja. Indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

"O Lado Escuro Do Coração 2"

Direção: Eliseo Subiela
Produção: Argentina/Espanha, 2001
Sinopse: Dez anos depois do primeiro filme, o poeta Oliverio pode ter perdido os cabelos, mas conservou intacta a vontade de encontrar a mulher ideal. Ele conhece Miranda, uma jovem que, dizem, teria a capacidade de beijar um homem e acender uma luz entre os seus dedos. Além de charmosa, Miranda estuda física, o que encanta Oliverio por ser uma carreira que tenta explicar uma de suas principais obsessões: a lei da gravidade. Apesar de tudo, o relacionamento termina. Ele se lembra então de Ana, uma antiga paixão, e viaja para Barcelona a sua procura. Mas no caminho encontra Alejandra, uma malabarista de circo.

"Paraíso B"

Direção: Nicolás Acuña
Produção: Chile, 2002
Sinopse: Para muitos, Paraíso é apenas uma praça do popular bairro de Independência, em Santiago, no Chile. Para outros, Paraíso é um hipódromo clandestino, onde a jogatina rola solta. Leo e Pedro são amigos de infância que sempre viveram nesse bairro isolado pelo calor e pela falta de oportunidades. Ambos com 27 anos, trabalham para "El Jefe", mafioso que controla todo o submundo de Paraíso. Um dia, Gloria, irmã de Pedro, retorna para a cidade. Ela é o grande amor da vida de Leo. No entanto, Pedro arrisca todo o dinheiro de "El Jefe" numa aposta, perde, e o mafioso pede algo muito delicado em troca de sua dívida. Gloria terá de escolher entre salvar o irmão ou começar uma nova vida com Leo.

"Samy e Eu"

Direção: Eduardo Milewicz
Produção: Argentina, 2002
Sinopse: Samy está prestes a completar 40 anos, e entre os seus desgostos estão sua namorada Laura, seu astigmatismo, sua mãe e sua irmã. Ele escreve o programa de TV de um comediante, mas ainda sonha em ser um escritor sério e respeitado. Todo ano ele tenta escrever um romance, mas todo ano falha. Ao avaliar sua crise existencial, Samy decide largar o emprego, a namorada e os laços que o prendem à famíla. No meio dessa confusão, Mary aparece. Ela é uma entusiasmada colombiana que parece ser a única a enxergar o potencial dele. Mary então produz um reality show sobre a vida de Samy que é um sucesso absoluto. Comédia romântica inspirada nos filmes de Woody Allen.

"Todas as Aeromoças Vão Para o Céu"

Direção: Daniel Burman
Produção: Argentina/Itália, 2002
Sinopse: A aeromoça Teresa vive no céu. Ela se sente muito mais confortável no ar, com seu uniforme, do que em solo firme, com todas as incertezas que a vida traz. Em terra está Julián, jovem doutor, recentemente viúvo. Ele tem de voar até Ushuaia, a cidade mais ao sul de todo o mundo, para cumprir uma promessa. Lá é onde Julián prometeu jogar as cinzas de sua mulher, uma ex-aeromoça, por ser o lugar onde se conheceram. Teresa, uma mulher que tenta não cair do céu, e Julián, um homem que quer subir ao céu, acabam se conhecendo e, quem sabe, poderão viver uma história de amor. O roteiro deste filme foi premiado com o prêmio NHK do Sundance Institute.

"Três Noites"

Direção: Fernando Venturini
Produção: Venezuela, 2001
Sinopse: Em algum lugar da América Latina, no centro de uma estranha cidade que parece saída de uma história em quadrinhos apocalíptica, surge o cadáver de Miguel Sanabria, um mafioso conhecido como "o Chinês". À primeira vista, trata-se de um crime passional. Mas Ferrán, um detetive um tanto suspeito, acredita que esta morte tem ligação com contrabando de drogas e está disposto a encontrar o carregamento antes que outros o façam. Para isso, força Picasso, o dono de bar que foi a última pessoa a ver Sanabria vivo, a acompanhá-lo num trajeto pela vida noturna da cidade e pelo mundo do narcotráfico. Só que logo eles deixarão de ser perseguidores e passarão a ser perseguidos.

"Um Dia de Sorte"

Direção: Sandra Gugliotta
Produção: Argentina, 2002
Sinopse: Elsa, uma jovem de classe média de cerca de vinte anos, resolve viajar para a Itália em busca de um ex-amante italiano que passou rapidamente pela Argentina e por quem ela se apaixonou. A viagem também é uma oportunidade de fugir da crise econômica que se abate sobre seu país. Por falta de emprego, ela e um grupo de amigos sobrevivem de pequenos delitos, como venda de remédios comprados com receitas falsas e furto de cartões de crédito. Enquanto seu namorado argentino, Walter, tenta dissuadi-la, seu avô, um imigrante italiano, recomenda-lhe que siga seu instinto. Filmado pouco antes da crise real que trouxe desemprego em massa para a Argentina.

"Um Táxi Para Três"

Direção: Orlando Lübbert
Produção: Chile, 2001
Sinopse: Comédia de humor negro que narra a história de Ulisses, um taxista rendido por uma dupla de assaltantes e por eles forçado a participar de um assalto. Para sua surpresa, o resultado do roubo é dividido entre os três. A tentação do dinheiro fácil torna-se a saída para as dívidas de Ulisses, que agora vai poder quitar o pagamento de seu já desgastado carro. Mas, após alguns assaltos atrapalhados pela polícia, os ineptos assaltantes acabam encurralados na casa de Ulisses, invadindo sua vida e a de sua filha. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de San Sebastian, na Espanha, e de três prêmios no Festival Internacional de Havana, em Cuba.

"Um Urso Vermelho"

Direção: Adrian Caetano
Produção: Argentina, 2002
Sinopse: Sete anos se passaram desde que Urso foi preso por homicídio e roubo à mão armada. Urso é um homem reservado, imprevisível e violento. Passou os últimos anos sem falar com ninguém sobre sua história. Alicia, sua filha, estava completando um ano no dia do fatídico assalto, e Natalia, sua mulher, talvez nunca o perdoe. Chega a hora de Urso receber liberdade condicional e ele pensa em como recomeçar. Por intermédio de um companheiro de cela, conhece Güemes, que o emprega como chofer em sua pequena agência de táxis. Natalia está vivendo com outro homem e Alicia mal se lembra do pai, mas Urso está disposto a reconquistá-las. Participou da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, no qual conquistou o Prêmio da Juventude.

"Vidas Privadas"

Direção: Fito Paez
Produção: Argentina/Espanha, 2001
Sinopse: Depois de viver por quase 20 anos na Europa, Carmen Uranga volta a Buenos Aires. Seu pai está gravemente doente e decidido a dividir os bens da família antes de morrer. Aos 42 anos, Carmen é uma mulher distante e prática, com um passado traumático: em 1976, na época da ditadura militar, ela foi seqüestrada junto com seu marido, um jornalista de idéias progressistas. De volta à terra natal, Carmen enfrenta seus fantasmas levando uma vida dupla. Ao mesmo tempo que mora com a família, aluga um apartamento, onde paga a casais para fazerem sexo no quarto ao lado do seu. Mas uma das vozes que saem daquele quarto chama a sua atenção.

"Viver Mata"

Direção: Nicolás Echevarría
Produção: México, 2001
Sinopse: Diego, um jovem que se faz passar por escritor, e Sílvia, uma pretensiosa locutora e jornalista, experimentam num único dia as sensações mais delirantes de suas vidas, ao se darem conta de que para amar é necessário mentir e viver com meias-verdades. Entre eles e aqueles que os rodeiam todas as circunstâncias farão com que ambos descubram que a entrega total depende da ilusão, e não daquilo que eles são verdadeiramente. Em três níveis narrativos, passado e presente se unem numa comédia sentimental em que nem sempre a verdade é a melhor solução.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).