Folha Online Ilustrada Festival do Rio BR
Festival do Rio BR

Tesouros da Cinemateca

da Folha Online

"O Anjo Azul"

Direção: Josef Von Sternberg
Produção: Alemanha, 1930
Sinopse: Baseado no romance de Heinrich Mann, o filme conta a história de Immanuel Rath, um respeitado professor de literatura. Ao saber que seus alunos estão freqüentando o cabaré da cidade para assistir às apresentações de uma cantora chamada Lola-Lola, Immanuel resolve aparecer para repreendê-los. Mas, ao ver Lola-Lola, é tomado de imediata paixão, o que o levará à ruína física e moral. O personagem vivido por Marlene Dietrich, transformou-se num dos grandes ícones do cinema.

"Metrópolis"

Direção: Fritz Lang
Produção: Alemanha, 1927
Sinopse: Os trabalhadores de Metropolis, uma cidade-modelo de 2026, liderados por Maria, planejam uma revolta contra a casta dominante que vivia luxuosamente nos arranha-céus, enquanto os escravos robotizados trabalhavam até a exaustão nos subterrâneos sufocantes, operando máquinas que permitiam que o mundo exterior funcionasse. Belo, poderoso, visionário e angustiante, este filme está entre as grandes obras-primas do cinema. Trata-se de uma versão restaurada: dos doze rolos originais, desde o lançamento a UFA (Universum Film Aktiengesellschaft) retirou sete deles. Em 1984, Giorgio Moroder adicionou cores a uma cópia da Paramount. Martin Koerber coordenou o processo de restauração para obter a atual cópia de 35mm, reproduzindo praticamente a integralidade original do filme. Uma nova trilha sonora foi composta por Bernd Schultheis.

"Sissi"

Direção: Ernst Marischka
Produção: Alemanha, 1955
Sinopse: Primeiro filme da série sobre a última imperatriz austríaca. Nascida Elizabeth Amalie Eugenie, de uma família nobre da Baviera, Sissi acompanha sua irmã mais velha durante a recepção do jovem imperador austro-húngaro Franz Josef , quando seria oficializado o noivado dos dois. Sem saber que Sissi é irmã de sua futura noiva, o imperador se apaixona por ela. Baseado em fatos históricos e com excelente reconstituição de época, o filme lançou a atriz austríaca Romy Schneider, logo transformada numa estrela internacional, e que também protagonizou as três outras continuações.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).