Folha Online Dinheiro Folha Invest
Folha Invest
22/11/2002
Alexandre Schneider/Folha imagem
Ana Paula de Campos Araújo Moreira, com o marido, Amauri, e as filhas, Rafaela e Júlia


GRANDE FAMÍLIA

Enfermeira quer pagar contas

da Folha de S.Paulo

O nascimento de Rafaela, há três meses, trouxe uma queda de 20% no salário da enfermeira Ana Paula de Campos Araújo Moreira. Funcionária da Prefeitura de São Paulo e da faculdade São Camilo, ela teve os seus rendimentos reduzidos ao sair em licença-maternidade. Com contas a pagar, acabou entrando no cheque especial nos últimos meses. Quarenta por cento do 13º salário deve tirá-la deste sufoco. O restante, ela pretende usar para comprar presentes.

Ana Paula e seu marido, Amauri, são avessos a aplicações bancárias. Têm, no máximo, uma caderneta de poupança, para onde vai 5% do salário da enfermeira. O casal prefere investir seus recursos em imóveis _eles têm um sítio no interior e pagam as prestações de uma casa e de um apartamento em São Paulo_ ou em trocar o carro. A enfermeira recorre ainda a um consórcio informal com dez amigos. Todos pagam um valor e, a cada 30 dias, um é sorteado e leva o dinheiro. Em agosto, ela pediu para ser sorteada para ajudar nas despesas do da sua filha.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).