Folha Online Ilustrada Harry Potter 2
Harry Potter 2
18/11/2002

Bastidores

Conhecemos a casa dos Weasley!!!

Fotos Divulgação
 
A sala de estar da família Weasley   Cenário da cozinha de Ron Weasley

GABRIELA ROMEU
enviada especial a Londres*

A casa dos Weasley é humilde, mas aconchegante. Por fora é toda remendada. Por dentro é cheia de desenhos nas paredes e objetos artesanais, como um relógio que marca em cada hora uma tarefa da senhora Weasley. A mesa é farta: pão, leite e geléia. Tudo de plástico

Se existe alguém nesse mundo que gosta mais de espelho do que a madrasta da Branca de Neve, essa pessoa é Gilderoy Lockhart, o novo professor de artes das trevas de Hogwarts. A imagem de Lockhart pode ser refletida em todos os cantos de seu escritório, onde ele também guarda bóbis, perfumes e tralhas para alisar o cabelo!

A vaidade de Lockhart, interpretado pelo ator britânico Kenneth Branagh, pode ser percebida até na sala de aula, cheia de retratos do mestre que diz enfrentar monstros de variados tamanhos em todos os cantos. Um enorme quadro mostra Lockhart pintando... o próprio Lockhart! Na carteira dos alunos, há testes com perguntas como "qual é o melhor sorriso de Lockhart?".

O estúdio de Harry Potter

Uma placa pendurada numa das lojas avisa: "A venda de sangue de unicórnios é estritamente proibida. Não insista!". Mais adiante, é vendido fígado de dragão, uma iguaria no mundo dos bruxos. Na lojinha Tricks and Jokes (Pegadinhas e Piadas), você encontra de tudo para tirar um sarro dos amigos.

Se você ainda não adivinhou, o local descrito acima é o Beco Diagonal das aventuras de "Harry Potter". Lá os bruxos compram vassouras, caldeirões e varinhas. O beco foi um dos sets visitados pela Folhinha, com exclusividade.

O estúdio onde é filmada a série "Harry Potter" fica num antigo hangar (onde aviões e barcos são feitos) em Hertfordshire, a cerca de uma hora de carro de Londres, na Inglaterra. No período da visita, em julho, algumas cenas pequenas ainda eram filmadas.

No estreito Beco Diagonal, uma loja que não aparece no primeiro filme chamou a atenção de todos: a livraria Floreios e Borrões. Lá ainda estava a mesa onde Gilderoy Lockhart deu autógrafos, com vários exemplares de seu livro, "O Meu Eu Mágico", empilhados em forma de espiral.

Mas o curioso mesmo foi reparar nos nomes de alguns títulos vendidos ali: "A Children's Monsters" ("Monstros Infantis") ou "Easy Spells to Fool Muggles" ("Feitiços Fáceis para Trouxas Idiotas"), divididos em seções como magia negra, objetos encantados, feitiços e bruxografia.

Outro set interessante é o hospital de Hogwarts, onde vão parar as crianças que viram pedras. Lá os remédios são balas coloridas.

(*) Gabriela Romeu, jornalista da Folha de S. Paulo, visitou os estúdios de "Harry Potter" com o apoio da Warner. A reportagem foi publicada na Folhinha de 12 de outubro de 2002.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).