Folha Online Ilustrada O Senhor dos Anéis 2
O Senhor dos Anéis 2
20/12/2002

Sinopse: Filme prova força da Sociedade

da Folha Online

"O Senhor dos Anéis - As Duas Torres" é o segundo filme da trilogia de Peter Jackson para o cinema baseado na obra do escritor J.R.R. Tolkien, uma aventura épica do bem contra o mal que é ambientada em uma época não muito definida na Terra-Média.

No final do primeiro filme, em seguida à morte de Boromir (Sean Bean) e ao mergulho de Gandalf no abismo de Khazad-dûm, a Sociedade do Anel foi forçada a se dividir. Embora dividida em três grupos, cada membro dela continuará determinado na sua heróica jornada.

O filme começa nas montanhas de Emyn Muil, onde, perdidos, os hobbits Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) descobrem que estão sendo seguidos pelo misterioso Gollum (Andy Serkis), uma criatura que foi deformada pelo Anel, mas que promete guiá-los aos Portões Negros de Mordor se eles não o mantiverem preso.

Sam não confia em Gollum, mas Frodo tem pena da criatura que, como ele, também foi guardiã do Anel.

Na Terra-Média, Aragorn (Viggo Mortensen), o arqueiro-elfo Legolas (Orlando Bloom) e Gimli, o Anão (John-Rhys Davies) encontram o reino de Rohan, que está sitiado, tendo seu antes poderoso Rei Théoden (Bernard Hill) sucumbido à feitiçaria mortal de Saruman, por causa da manipulação de seu espião, o sinistro Língua de Cobra (Brad Dourif).

Éowyn (Miranda Otto), a sobrinha do rei, reconhece como líder o guerreiro Aragorn, um humano. Embora se sinta atraído por ela, ele não consegue se esquecer do grande amor vivido com a elfo Arwen (Liv Tyler) e do pacto que fizeram no passado.

Galdalf (Ian McKellen) renasce como Gandalf, o Branco, depois de uma luta feroz contra o Balrog, e lembra a Aragorn sua missão de unir o povo de Rohan com o baluarte remanescente da resistência humana, Gondor.

Enquanto isso, os hobbits aprisionados Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd) conseguem escapar sozinhos dos Uruk-hai e se embrenham na misteriosa Floresta Fangorn, onde descobrem um inesperado aliado entre as antigas árvores, o Barbárvore, um pastor de árvores, vivo e caminhante, cuja floresta Saruman dizimou.

Em suas viagens paralelas, a Sociedade enfrentará exércitos e muita decepção, embora também se possa vislumbrar maravilhas antigas e a revelação da força de seu povo. Juntos devem enfrentar as forças poderosas que emanam das Duas Torres (a Torre Orthanc, em Isengard, onde o corrupto mago Saruman treinou um exército mortal composto por 10 mil orcs, e a Fortaleza de Sauron, em Barad-dûr, nas tenebrosas terras de Mordor).

Fonte: Warner Bros.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).