Folha Online Esporte Regionais
Regionais
REGULAMENTO

Clubes participantes

A Copa do Norte deste ano será disputada por 16 equipes: Baré-RR, Roraima-RR, Rio Negro-AM, São Raimundo-AM, Paysandu-PA, Remo-PA, São José-AP, Independente-AP, River-PI, Sampaio Corrêa-MA, Moto Clube-MA, Oeiras-PI, Nacional-AM, União Cacoalense-RO, Ji-Paraná-RO e Vasco-AC.

Forma de disputa

Na primeira fase, as 16 equipes são divididas em quatro grupos e jogam entre si, em turno e returno, classificando-se para a fase seguinte os dois melhores de cada chave. Em caso de igualdade de pontos entre dois ou mais clubes, os critérios para desempate são os seguintes:
1- Maior número de vitórias
2- Melhor saldo de gols
3- Maior número de gols a favor
4- Vantagem no confronto direto (apenas no caso de empate entre dois times).
5- Sorteio

Para efeito de classificação será utilizada a seguinte forma de pontuação:
1- Três pontos ganhos por vitória
2- Um ponto ganho por empate.

Na segunda fase, os oito classificados serão divididos em dois grupos, A e B, nos quais as equipes se enfrentarão em turno e returno. O primeiro de cada grupo passa à final. O título será decidido em melhor de duas partidas.

Na final, o saldo de gols é o critério de desempate. Caso persista a igualdade, o campeão será conhecido após cobranças de pênaltis. O campeão da Copa do Norte garante classificação para a Copa dos Campeões, seletiva para a Libertadores 2003.

Rebaixamento

Os dois clubes de pior campanha de cada grupo na primeira fase da competição perdem o direito de disputá-la em 2003. Em seus lugares, entram os campeões e vices de cada um dos oito Estaduais.

Rio-São Paulo
Sul - Minas
Nordeste
Centro-Oeste
Norte

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).