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Telefonia fixa
Telemar é mais lembrada em DDD
Suzana Barelli
free-lance para a Folha de S.Paulo
Na dança de números para uma ligação telefônica de longa distância, o 31 da Telemar saiu na frente na lembrança dos
consumidores. A operadora de telefonia para 16 Estados é líder na pesquisa Top of Mind do Datafolha, com 28% das lembranças.
A Embratel, pioneira nas ligações DDD e DDI, tem 13%, e a Telefônica, a operadora paulista, 7%.
O primeiro lugar, na avaliação de George Moraes, diretor de marketing da Telemar, é consequência de um investimento em
marketing não apenas no nome da empresa, mas no código para as ligações de longa distância. "Fizemos uma campanha
arrebatadora, mas simpática, com o 31 em ritmo de forró", afirma.
A infra-estrutura 100% digitalizada e serviços de maior valor adicionado, como caixa postal, são outras razões, na visão do
executivo, para a lembrança da marca. A empresa, que atende uma área com 92 milhões de habitantes, também colheu os frutos de
ligar seu nome e número como o DDD oficial da seleção brasileira de futebol, uma campanha da Propeg.
A propaganda com a seleção pentacampeã marcou o início das novas áreas de atuação da empresa. Para prover ligações à
distância para fora de suas áreas de concessão, as operadoras regionais deveriam antecipar as metas de universalização de
2003.
A Telemar, neste ano, e a Telefonica, no final de 2001, anunciaram a antecipação das metas em relação ao total de telefones
individuais, tempo de espera para instalação de aparelho, número de telefones públicos e distância entre eles. Conquistaram,
assim, o direito de atuar nas ligações de longa distância para todo o Brasil e chamadas internacionais.
A Brasil Telecom (código 14) não antecipou as metas -seja por disputas entre os acionistas, seja por decisão estratégica da
empresa- e só oferece ligações de longa distância na sua área de atuação.
Em São Paulo, a Telefônica está investindo R$ 10 milhões na campanha do Super 15, que anuncia seus novos serviços de longa
distância. A campanha foi criada pela DM9 para todas as mídias, dos tradicionais jornal e televisão a bicicleta, patins e
rapel.
Bento Louro, vice-presidente de longa distância da empresa, diz que testes de mercado mostram que o consumidor aprova o uso
de um único código e uma só operadora para todas as suas ligações, com a impressão de uma conta conjunta. Os anúncios do
Super 15 começaram a ser veiculados em 7 de agosto, pouco antes da pesquisa Datafolha, realizada em todo o Brasil, entre 19 e
21 de agosto.
Nesta nova ordem dos interurbanos, a Embratel (21) e a Intelig (23) oferecem ligações de longa distância nacionais e
internacionais para quem optar pelos seus códigos em qualquer lugar do Brasil. A Telemar (31) disponibiliza os serviços para
as chamadas iniciadas em sua região para todos os lugares.
Na Telefonica (15), é possível ligar de qualquer ponto do Estado de São Paulo para o restante do Brasil e do mundo. A
diferença é que, antes, as ligações com os códigos 31 e 15 só poderiam ser feitas na área de atuação das operadoras. As duas
empresas também podem realizar ligações originárias fora de suas áreas de atuação, mas o serviço ainda não está disponível.
As "empresas-espelho", criadas para concorrer com as operadoras fixas, oferecem interurbanos apenas dentro das regiões em que
atuam: a Global Village Telecom (GVT), na área da Brasil Telecom, e a Vésper, nas áreas da Telemar, com o código 85, e da
Telefonica, com o 89.
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