|
Tops especiais
Nichos importantes
Sorriso é a mais lembrada entre os adolescentes, Rayovac entre os sêniors e Kibon vence no segmento popular
Sandro Macedo
free-lance para a Folha de S.Paulo
Além das 35 categorias pesquisadas para o Top of Mind 2002, o Datafolha repete a seleção das marcas mais lembradas em segmentos específicos. São eles: teen, sênior e popular, que premiaram, respectivamente, Sorriso, Rayovac e Kibon.
O creme dental Sorriso já tinha sido o mais lembrado entre os jovens de 16 a 20 anos no ano passado, mesmo quando tinha perdido em sua própria categoria para a Kolynos. Com a vitória entre as pastas de dentes em 2002, a marca ratificou a boa performance nessa faixa etária.
O critério adotado para a escolha desses tops especiais é o seguinte: subtrai-se a porcentagem atingida na categoria especial teen, por exemplo, do número médio, considerando-se apenas a diferença entre os dois. Deste modo, Sorriso ficou com 20 pontos percentuais (52% entre os teens menos 32% da média geral).
A Kibon ficou em segundo com três pontos de diferença, mesmo percentual alcançado por Omo. Para o desempate é utilizado o "awareness" (obtido com a pergunta "quais as outras marcas que lhe vêm à cabeça nessa categoria?"). Assim, o segundo lugar ficou com a Kibon.
Se a Kibon não conseguiu a vitória entre os teens, a marca voltou a se dar bem na categoria popular (classe C), com nove pontos de diferença. Helmann's também repetiu a segunda posição do ano passado. O terceiro colocado desta vez foi a Pirelli, novata no Top of Mind, substituindo a empresa aérea TAM, segmento que não foi analisado neste ano.
A amostra das pessoas com 41 anos ou mais, sempre comparando com o resultado total, deu a vitória às pilhas Rayovac na categoria sênior, desbancando a Consul, ganhadora em 2001. As "amarelinhas" tiveram seis pontos percentuais a mais nessa faixa etária (o total era de 57%). A Consul ficou neste ano com a segunda colocação. No terceiro lugar, Omo e Pirelli ficaram empatadas, inclusive no "awareness".
Com o resultado deste ano, o Top do Top Omo confirma que tem força em qualquer segmento, afinal, conseguiu o feito de estar bem posicionado entre os mais jovens e ainda entre os mais velhos. Kibon se mantém ativa na classe C, e a Pirelli mostra que tem futuro para os próximos Tops, atingindo boas performances também na categoria popular e na sênior.
Outras categorias
Metodologia |
Apresentação |
Top performance |
Top do Top |
Tops especiais |
Finanças |
Transporte |
Alimentação |
Compras |
Som e Imagem |
Saúde e higiene |
Agência |
Seminário |
|
|
|