Folha Online Cotidiano Tráfico no Rio
Tráfico no Rio

Conheça as rivais do PCC

da Folha Online

CDL (Comando Democrático pela Liberdade) - A facção surgiu em 1996 na Penitenciária de Avaré, interior de São Paulo. A "disciplina" inclui surras e facadas e extorsão de dinheiro de familiares.

CRBC (Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade) - A facção surgiu em 1999, agindo basicamente em Guarulhos, como uma dissidência do PCC. Possui estatuto e arrecada "mensalidade" de seus integrantes.

Em São Paulo, as facções PCC (Primeiro Comando da Capital), CDL e CRBC têm se enfrentado pelo controle de unidades.

Em uma tentativa de desarticular o PCC, a maior e mais conhecida facção do Estado, os principais líderes foram presos e isolados, em maio, no presídio de Presidente Bernardes (589 km a oeste de São Paulo), que conta com bloqueadores de celular.

Em maio de 2002, uma briga entre presos do CDL e do CRBC foi estopim da rebelião mais violenta do ano em São Paulo. Foram sete mortes no CDP (Centro de Detenção Provisória) 1 de Guarulhos, na região metropolitana. Seriam integrantes do CDL, assassinados pelo CRBC.

Em março de 2001, integrantes do PCC assassinaram dois rivais na penitenciária de Ribeirão Preto (319 km a noroeste de São Paulo) e comeram o coração de um deles, segundo a Polícia Militar. As vítimas eram integrantes do CRBC e do CDL

Em fevereiro de 2001, o PCC articulou uma megarrebelião que envolveu 29 unidades prisionais do Estado de São Paulo. A facção, a maior e mais famosa das facções paulistas, surgiu no início dos anos 90.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).