Folha Online Cotidiano Tráfico no Rio
Tráfico no Rio

TC concentra-se no complexo de favelas da Maré

da Folha Online

28.jan.2002-Publius Vergilius/Folha Imagem
Carros são incendiados por moradores no morro de São Carlos, zona norte do Rio, que está sob o controle da facção criminosa Terceiro Comando (TC). Segundo depoimentos de moradores, policiais do 1º Batalhão da PM teriam sequestrado uma pessoa da favela e pedido resgate.
O Terceiro Comando surgiu nos anos 80 como dissidência do Comando Vermelho, a principal organização criminosa do país e do qual se tornou o grande rival, e tem realizado ações marcadas pela extrema violência para tomar os domínios.

A prisão de Mauro Reis Castellano, o Gigante, líder do tráfico nas favelas da Maré, resultou em brigas internas no CV. O TC se fortaleceu e passou a dominar 12 das 15 comunidades do complexo da zona zorte, área estratégica às margens da baía de Guanabara. Castellano foi assassinado, em 2000, no presídio de segurança máxima de Bangu 3.

Exemplo do crescimento da nova facção foi a invação em sequência das favelas de Cerro-Corá (Cosme Velho, zona sul) e de Nova Holanda (Bonsucesso, zona norte).

Para entrar na zona sul, área dominada pelo CV, o TC tenta aumentar o poderio nas favelas de Santa Teresa. Seu principal líder em liberdade é Linho, chefe do tráfico na Maré.

Principais líderes


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).