Folha Online Esporte
Basquete

Nacional masculino - História

O Brasil tem um torneio nacional de basquete há quase 40 anos. A competição foi criada apenas dois anos após a seleção brasileira conquistar o bicampeonato mundial de basquete, em 1965. No entanto, até 1989, chamava-se Taça Brasil. O torneio ganhou o nome atual "Campeonato Nacional" apenas em 1990.

Durante a disputa da Taça Brasil, as equipes de São Paulo venceram quase que todas as edições do campeonato. Apenas em 1967, quando o Botafogo-RJ se sagrou campeão, e em 1973, vencido pelo Vila Nova-GO, o título não parou nas mãos de um dos representantes do Estado mais rico do país.

Folha Imagem
O ala Oscar Schmidt foi o cestinha das últimas 7 edições do Nacional
Entre 1965 e 1989, ninguém foi mais vezes campeão da Taça Brasil do que o Sírio. A equipe faturou sete títulos, contra cinco do Monte Líbano e igual número de Franca. O Sírio, que ganhou pela primeira vez a competição em 1968, foi justamente o último a ganhar a Taça Brasil, em 1988/89.

O veterano ala Oscar Schmidt foi o principal pontuador dos últimos sete Campeonatos Nacionais. No ano passado, ele marcou 1.183 pontos em 34 jogos pelo Flamengo, média de 34,3 pontos por partida. Apesar disso, Oscar foi apenas uma vez campeão da competição, em 1996, pelo Corinthians.

O Campeonato Nacional teve sua edição inaugural em 1990, e viu nascer um novo papão. Enquanto o Sírio dominou a Taça Brasil, o novo Campeonato Brasileiro de basquete passou a ser dominado pelo Franca. A equipe do interior paulista venceu seis das 13 edições do torneio disputadas.

Folha Imagem
Jogadores do Bauru comemoram a conquista do título do Nacional-02
No geral, apenas três campeonatos não foram vencidos por um time de São Paulo. O primeiro a quebrar a hegemonia paulista foi o Pitt/Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS), que derrotou a Satierf/Sabesp na final de 1994. Depois, o Vasco dominou as edições de 2000 e 2001 e levantou o bicampeonato.

Em 2002, o Nacional masculino teve uma final paulista, entre Tilibra/Copimax/Bauru e Uniara/Fundesport, de Araquarara. O Bauru acabou faturando o título ao vencer sem dificuldades o adversário por 3 a 0.

O Tilibra venceu o primeiro duelo por 87 a 72, em Araquarara, e, depois, ganhou os outros dois (84 a 66 e 77 a 69), em casa.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).