Folha Online Ilustrada Bienal do Livro
Bienal do Livro

Blog

Conheça as impressões da equipe de reportagem da Folha Online e da Folha de S.Paulo registradas durante a Bienal do Livro, nos corredores do Riocentro, sobre os bastidores do maior evento literário do país.


26/05/2003 - 02h23

TV

Pelo ranking dos títulos mais vendidos nesta Bienal, dá para perceber, mais uma vez, a força da TV. "Diário de Tati", escrito pela atriz Heloísa
Périssé, e "Seu Creysson - Vídia e Óbria", do Casseta & Planeta, lideraram as listas dos mais vendidos nos principais estandes de livrarias do evento, e também no espaço da Objetiva, editora dos dois títulos. Lá mesmo, ambos os livros deixaram Luis Fernando Veríssimo e seu "Banquete com os Deuses" em terceiro lugar.


25/05/2003 - 23h31

Encontro

Domenico de Masi fica até a primeira quinzena de junho no Brasil. Uma ida a São Paulo está prevista e, também, um encontro com o presidente Lula em Brasília. Este último já está marcado e será no dia 28 de maio. Aliás, o escritor deposita uma tremenda esperança no presidente brasileiro. "O Brasil é o único país que, ao eleger Lula, optou pela via contrária a que predomina no resto do mundo onde a competição e o liberalismo desenfreado imperam".


25/05/2003 - 23h30

Ócio celestial

Na palestra "O Futuro do Trabalho", realizada hoje (25) na Bienal, o
escritor Domenico de Masi --pai do "ócio criativo"-- fez a platéia rir em vários momentos. Eis um deles: "Na Bíblia, está escrito que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Mas não está dito até quando o Senhor resolveu repousar. Penso que ele esteja curtindo o ócio até agora".


25/05/2003 - 23h30

Recorde total

O fluxo de 80 mil visitantes na Bienal ontem (24) foi o maior já registrado num único dia em todas as edições do evento. A Bienal é realizada desde 1983.



25/05/2003 - 23h29

Prêmio

O estande do MEC, no Pavilhão Azul do Riocentro, recebeu o Prêmio Alfredo Machado, oferecido ao estande mais bonito eleito por um júri. O vencedor do prêmio ganha o direito de escolher a localização de seu estande na próxima Bienal. O prêmio Alfredo Machado foi criado em 1991 como homenagem póstuma ao fundador da Editora Record.


25/05/2003 - 12h21

Fome Zero

Ainda segundo Frei Betto, o presidente Lula já conseguiu a remissão de todos os seus pecados. Tudo isso graças ao programa Fome Zero. "Brinco sempre com o Lula dizendo que ele já garantiu o seu lugar no céu ao ter tido a coragem de implementar um programa tão revolucionário como o Fome Zero. É uma vergonha um país que é o quinto produtor de gêneros alimentícios do mundo ter 1/3 de sua população passando fome", disse.


25/05/2003 - 12h20

Frei Betto

O que a Bíblia e o PT têm em comum? Segundo Frei Betto, muito coisa. Em bate-papo na Arena Jovem de sábado (24), ele fez o seguinte comentário: "Esse negócio de tendência não é coisa só do PT não. Basta pegar a Bíblia e ver como a história de Jesus é contada ali, em quatro versões diferentes", disse referindo-se aos Evangelhos.


25/05/2003 - 12h16

Ciúme

Vem aí o novo livro da escritora Patrícia Mello. Ainda sem título, a obra tem previsão de lançamento para agosto, pela Cia. das Letras. O tema será o ciúme.



24/05/2003 - 21h35

Suplicy

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também teve o seu momento "pop star"
durante sessão de autógrafos no estande da Cortez Editora. Veio para
divulgar seu livro "Renda de Cidadania: a saída é pela porta", que já está em sua segunda edição. Detalhes: a maior parte dos admiradores que foram ao estande cumprimentá-lo era do sexo feminino.


24/05/2003 - 21h09

Furor 2

A ministra Benedita da Silva, da Assistência e Promoção Social, também teve seu séquito ao resolver dar uma voltinha pela Bienal hoje (24). Acompanhada de seguranças e de um grupo de pessoas que não lhe arredavam pé, a ministra deu autógrafos, distribuiu abraços e posou para fotos, sem perder o bom humor.


24/05/2003 - 21h02

Furor 1

Causou furor a passagem do apresentador Gugu Liberato, hoje, na Bienal do Livro. A sessão de autógrafos do apresentador --que veio divulgar seu livro "Sou pai, e agora?", pela Ed. Best-Seller-- encheu tanto o estande da editora que não era possível nem cruzar o corredor do pavilhão onde está localizado o espaço.


24/05/2003 - 20h37

Saudade

A forma carinhosa como Antonio Olinto se referiu ao amigo Jorge Amado, durante todo o Café Literário, pode ser resumida numa única frase. "Sabe, na idade que estou fazer amizades é cada vez mais difícil. Nossa...como este meu amigo faz falta", disse.


24/05/2003 - 20h36

Medos e manias

O escritor Antonio Olinto revelou algumas das manias (e medos) do saudoso amigo Jorge Amado, durante o Café Literário "Amigos para Sempre", realizado hoje. Um temor era o clássico medo de avião. "Jorge, sempre que podia, viajava de navio ou de trem. Agora uma coisa que ele realmente não abria mão era a de tomar conta da bagagem do grupo. Essa era mesmo uma mania dele toda a vez que viajava", disse.



24/05/2003 - 20h34

Fala sério!

A atriz Heloísa Perissé causou o maior rebuliço no estande da Objetiva hoje à tarde. Heloísa veio à Bienal autografar o seu "O Diário de Tati" que, segundo a equipe do estande, já é um dos títulos mais vendidos da editora durante o evento. A atriz Ingrid Guimarães também compareceu para prestigiar a amiga.


24/05/2003 - 20h31

Ausência

Tá certo que Paulo Coelho preferiu Cannes ao Riocentro, mas o público não se esqueceu dele na Bienal. Seu livro mais recente, "Onze Minutos", é o mais vendido da editora Rocco no evento.


23/05/2003 - 17h27

Ziraldo

O escritor não teve um minuto de trégua nas duas tardes de autógrafos no estande da Melhoramentos, realizados sábado (17) e domingo (18). Segundo a assessoria de imprensa da editora, o escritor deu nada menos que 2.350 autógrafos nos dois dias em que esteve na Bienal. E o número de autógrafos vai aumentar. Ziraldo estará no estande da Melhoramentos (Pavilhão Verde), neste domingo, das 16h às 19h.





23/05/2003 - 17h25

Maurício de Souza

Agora há pouco, o criador da Turma da Mônica lotou o estande da Editora Nova Fronteira, no Pavilhão Verde, onde autografou o "Dicionário Aurélio com a Turma da Mônica". Amanhã, ele marca presença no espaço da FTD, às 14h, para autografar "Passagens da Bíblia com a Turma da Mônica". Ambos são lançamentos da Bienal. Portanto, quem pretende levar os filhos ao Riocentro neste último fim de semana... é bom se preparar.



23/05/2003 - 14h38

Baixa

Pedro Bial cancelou a sua participação hoje (sexta), no Café Literário. O jornalista, que também participaria da sessão de Leitura de Poemas, não poderá comparecer devido a compromissos de trabalho, segundo ele.


23/05/2003 - 14h14

Forno

O calor continua sem dar trégua aos visitantes do Riocentro. O jeito é
rezar para que, até domingo, façam dias mais amenos no Rio, capazes de aplacar o calorão que tem feito nos pavilhões do Riocentro nestes últimos dias.


23/05/2003 - 14h13

Fama

O senador Sérgio Cabral Filho (PMDB-RJ) é, ultimamente, o maior "popstar" do público da terceira idade. Pelo menos é o que deu para perceber na tarde de autógrafos do político, ontem (22), no estande do Senado, localizado no Pavilhão Vermelho do Riocentro.

Antes mesmo de chegar para divulgar o seu livro "Os direitos da Terceira
Idade", lançado pela editora do Senado, uma imensa fila já tomava conta do local. Um detalhe: a maioria das pessoas que estava lá era de senhoras.

Cabral Filho, como bom popstar, já virou galã entre o público feminino mais maduro.


23/05/2003 - 10h44

O favorito

Quer saber qual foi a maior influência literária de Guillermo Arriaga, roteirista de "Amores Brutos"? O escritor norte-americano William Faulkner (1897-1962), considerado por Arriaga o maior escritor do século 20. Por quê? Veja o que "The New York Times" publicou em seu obituário quando o escritor morreu, em 1962: "Os escritos do sr. Faulkner mostram uma obsessão por assassinato, estupro, incesto, suicídio, ganância e depravação em geral que não existe em lugar algum, a não ser na mente do autor." Qualquer semelhança na obra dos dois não é mera coincidência.



23/05/2003 - 10h43

O mexicano Guillermo Arriaga disse, no Café Literário, ser fã do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele até tentou seguir o exemplo do presidente na juventude. "Cheguei a organizar sindicatos quando jovem. Não segui adiante porque uma infecção no coração me tirou de combate durante dois meses."




23/05/2003 - 10h41

Vendeta 1

O escritor italiano Maurizio Maggiani, que está na Bienal para lançar "A Rainha Sem Enfeites" (Editora Berlendis & Vertecchia), seu primeiro livro no Brasil, soltou duas "pérolas" ao participar do Café Literário, ontem. Sem papas na língua, primeiro disparou contra seus professores no colégio. "Tive muita dor de cabeça por causa de minhas notas baixas na escola. Pois é. Hoje sou famoso e meus ex-professores estão aposentados e contando dinheiro. Eis a minha vingança!"




23/05/2003 - 10h39

Vendeta 2

... é claro que Maggiani também não poupou as mulheres que passaram pela sua vida, em especial as que o dispensaram. "Hoje, elas estão gordas e casadas com advogados. Coitadas!"




22/05/2003 - 18h30

É verão

Quem passou pelo Riocentro hoje só não derreteu de calor por milagre. Enquanto os termômetros marcavam uma média de 35ºC do lado de fora, dentro dos pavilhões a sensação era de que a temperatura passava --e muito-- dos 40ºC.


22/05/2003 - 14h59

"Cidade de Deus"

O escritor Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus" --que deu origem ao filme de Fernando Meirelles--, iria dividir o bate-papo do Café Literário de hoje com o mexicano Guillermo Arriaga, famoso pelo roteiro de "Amores Brutos". Mais uma vez, Lins não poderá vir por conta de problemas na agenda.



22/05/2003 - 12h20

Ecos de Heloísa Helena

A senadora petista não saiu de mãos abanando da Bienal do Livro. Em sua rápida visita aos estandes do evento --quando, na segunda (19), foi prestigiar os livros em braile feitos pela editora do Senado-- Heloísa Helena (PT-AL) deu uma passada no espaço da Rede Nordeste, no Pavilhão Vermelho, que reúne as editoras de 13 universidades da região.

De lá, ela saiu com os seguintes títulos: "História do Modernismo em Alagoas (1922-1932)", de Moacir Medeiros de Sant'ana, e "Libras em Contexto", de Tanya Felipe.

O último trata de métodos de ensino para alunos surdos.



22/05/2003 - 12h19

Turma da Mônica

Aviso aos fãs da baixinha dentuça. Seu criador, Maurício de Souza, fará uma tarde de autógrafos no estande da FTD no sábado (24) a partir das 14h. Vem divulgar o seu livro "Passagens da Bíblia com a Turma da Mônica", que reúne histórias do Velho e do Novo Testamento ilustradas.

Lembrando: o estande da editora fica no Pavilhão Azul do Riocentro.


22/05/2003 - 12h18

Irmãos Grim

A FTD também está com a coleção "As Bruxas de Grim", que traz uma adaptação das histórias dos Irmãos Grim, feita por Júlio Emílio Braz. São elas: "Rapunzel", "Cinderela", "João Ferrugem" e "João e Maria".

Atenção especial às ilustrações feitas por Salmo Dansa. Em "Rapunzel", por exemplo, ele usou fios de cabelo para compor as figuras. No livro de "João e Maria", a matéria-prima foi calda de açúcar; em "João Ferrugem" o material foi lata enferrujada; e na história de "Cinderela" foram usadas cinzas. O resultado é surpreendente.


22/05/2003 - 12h17

"Conta de novo"

A editora FTD, que fica no Pavilhão Azul do Riocentro, está com 20 títulos em lançamento na Bienal. Quem passar por lá, vale conferir com atenção as novidades da editora para o público infanto-juvenil.

A mais recente integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), a escritora Ana Maria Machado assina a coleção "Conta de Novo". São cinco histórias famosas, contadas de geração em geração, só que, desta vez, com toque da escritora já premiada com o Hans Christian Andersen, considerado o Prêmio Nobel da literatura infantil.



22/05/2003 - 12h16

Mais Nei Lopes

Outra tirada do sambista que provocou risos na platéia foi quando lhe
perguntaram se ele ainda possui a carteirinha da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). "Mas claro! Tem plano de saúde!".



22/05/2003 - 12h16

Chá das cinco

Durante o Café Literário "Literatura dá Samba?" --que reuniu o antropólogo Hermano Vianna, Sérgio Cabral, Carlos Sandroni e Nei Lopes--, Sandroni perguntou a Lopes sobre os rumores de que o sambista seria um forte candidato a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). Lopes, que possui diversas obras sobre a cultura afro-brasileira, saiu-se com esta: "Que eu saiba, sou acadêmico, mas do Salgueiro. E, para falar a verdade, não gosto deste negócio de chazinho com biscoitos".


22/05/2003 - 12h15

Globais

O estande da editora DPL, no Pavilhão Verde, recebeu a visita de dois atores da novela "Mulheres Apaixonadas" nesta quarta (21). Eram Paulo Figueiredo e Tony Ramos. O primeiro está lançando o livro "Domador de Almas", um romance urbano que tem como cenário a cidade de São Paulo. Coube a Tony Ramos fazer o prefácio da obra.


22/05/2003 - 12h13

Egito

Tem gente que vê semelhanças entre a Barra, na região oeste do Rio, e Miami. Pelo menos para Jean Baudrillard, aquele pedaço da cidade maravilhosa mais parece o Egito Antigo. O filósofo ficou impressionado com o tamanho das construções por lá. Disse parecer "coisa de faraós".


22/05/2003 - 12h13

Doutor

A Bienal do Livro não foi o único motivo que trouxe Jean Baudrillard ao Brasil. O filósofo francês recebeu, no Rio, o título de "honoris causa" pela Universidade Cândido Mendes. A cerimônia foi realizada na segunda (19). No dia seguinte, Baudrillard deu palestra na mesma instituição. O tema: "Era Digital".



22/05/2003 - 08h12

Off-Bienal

Os estandes sobre os quais não se fala nesta Bienal Internacional do Livro: o do grupo/seita Cultura Racional; o que tem uma bandeira da Tradição, Família e Propriedade (o grupo TFP); e outro que tem uma faixa exaltando a Petrobras.



22/05/2003 - 07h32

Bagdá

No meio do caminho havia uma blitz. Uma não, várias. Nos 30 quilômetros que separam Copacabana da Bienal, o visitante da feira tem a oportunidade de apreciar todo o armamento da polícia carioca, que se apresenta com os dedos no gatilho e todos os tipos de metralhadora e pistolas de seu vasto arsenal.




21/05/2003 - 19h50

Visitação escolar

O tumulto não teve consequências mais graves, mas mostrou que uma onda de pânico nesses dias de visitação escolar no Riocentro não é uma possibilidade remota e pode dar uma tremenda dor-de-cabeça aos organizadores da Bienal.

Vale lembrar que, segundo estimativas da organização do evento, cerca de 4.000 estudantes passam pelo Riocentro, por hora, durante os dias de visitação escolar.



21/05/2003 - 19h47

Onda de boatos

Mal Jean Baudrillaud começava sua palestra no Café Literário, na Bienal, uma tremenda confusão tomava conta do lado de fora do espaço, no Pavilhão Verde do Riocentro. Mas o público que estava no Café não deu muita bola. Entre os estandes, um batalhão de crianças e adolescentes corriam e gritavam causando uma grande confusão que incluiu, além do Pavilhão Verde, o Azul e o Vermelho. O motivo: nada que um bom boato não justificasse...




21/05/2003 - 19h45

Rodrigo Santoro

Isto mesmo! A confusão, que durou cerca de 30 minutos, foi causada por uma onde de boatos de que um ator da Globo estaria no Riocentro. Até Rodrigo Santoro, que está em Cannes divulgando "Carandiru", foi citado por uma das adolescentes como motivo de sua corrida desesperada pelos pavilhões da Bienal.



21/05/2003 - 15h47

Bahia

Quem estiver em São Paulo e quiser conferir as delícias do novo livro de Paloma Jorge Amado --"A comida baiana de Jorge Amado (ou O livro de cozinha de Pedro Archanjo com as merendas de Dona Flor)"-- a dica é ir ao Restaurante Tarsila, do Hotel InterContinental (alameda Santos, 1123). O restaurante está oferecendo um buffet com receitas do livro, das 19h às 23h30, até o dia 24 de maio. O telefone do hotel é 0/xx/11/ 3179-2600.




21/05/2003 - 15h44

Pedro Archanjo

Ficou na dúvida sobre quem foi Pedro Archanjo? Personagem de "Tenda dos Milagres", Pedro Archanjo é descrito como Ojuobá (ou "olhos de Xangô"). Mulato e capoeirista, mestre Archanjo, como também era conhecido, tocava viola, era bom de cachaça e pai de muitas crianças com as mais lindas negras, mulatas e brancas. No romance, é ele quem percorre as ladeiras de Salvador e recolhe dados sobre o conhecimento dos negros africanos sua cultura. É claro que a gastronomia não ficou de fora das pesquisas do mestre. Daí a homenagem de Paloma Jorge Amado a esse personagem no título de seu livro. Assim como Dona Flor, a outra homenageada no título do livro, ele também apreciava os segredos da boa mesa.


21/05/2003 - 12h33

Sucesso medieval

O livro "Angus, Livro Um - O Primeiro Guerreiro" (Arx Jovem), de Orlando
Paes Filho, já vendeu 300 exemplares desde o começo da Bienal, na última
sexta (15). O número foi fornecido pelo estande da Siciliano, no Pavilhão Verde, e refere-se somente às vendas realizadas naquele espaço.

O livro, primeiro de uma saga de sete volumes, também está à venda no estande da Livraria Saraiva, no Pavilhão Azul, e é uma espécie de "O Senhor dos Anéis" brasileiro, tamanha grandiosidade do projeto.


21/05/2003 - 12h32

Palestras técnicas

Além do "Larousse da Gravidez", a editora também está lançando o "Larousse da Homeopatia" e promoverá, na Bienal, palestras que irão abordar os temas das enciclopédias com a participação de especialistas.

Confira:

Sábado (24/05): Aspectos da Gravidez, com o médico Luiz Roberto Zitron, às 13h30;
Domingo (25/05): A Homeopatia, com a médica Stella Marina, às 17h30;

Os interessados devem retirar o convite no estande da Larousse --localizado no Pavilhão Verde do Riocentro-- com duas horas de antecedência do início dos eventos.


21/05/2003 - 12h29

Grávidas

O estande da Editora Larousse do Brasil está cheio de novidades. A editora, que lança na ocasião 60 títulos, está pela primeira vez no maior evento literário do país.

Uma das novidades vai agradar em cheio às mamães que gostam de tomar todas as providências durante e depois da gestação. É o "Larousse da Gravidez" que traz, além de informações sobre a gestação, o nascimento e a vida do bebê, um guia prático sobre questões jurídicas que toda futura mamãe precisa saber. Entre os temas estão licença-maternidade, salário-família, alimentação & creche, entre outros, abordados por juristas brasileiros.

Toda a obra, aliás, ganhou conteúdo nacional adequado à realidade da mulher brasileira. Um exemplo disto também está no capítulo sobre nutrição: a especialista na área, Tânia Rodrigues, elaborou um cardápio a partir dos hábitos alimentares no país.


20/05/2003 - 18h06

Excentricidades

Dar uma volta sem compromisso pelos estandes da 11ª Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, pode render tanto quanto seguir à risca o roteiro oficial do evento. Num dia de programação morna, a dica é pesquisar, perguntar e entrar naquele estande que não é, exatamente, o primeiro lugar que vem à cabeça.

O estande da editora Madras, no Pavilhão Verde, é um exemplo. No mercado há 10 anos, a editora tem como grande filão as publicações esotéricas. O estande é todo forrado de preto e a cor é também a que predomina no uniforme da equipe de atendimento.

Ainda no Pavilhão Verde, outro estande elegeu o branco como a cor oficial, mas trata também de assuntos nada materiais. É o espaço da "Cultura Racional", grupo fundado no Rio em 1935, que busca explicações sobre a origem do homem e seu destino.


20/05/2003 - 16h38

Relíquia

Falando na "Toca", o espaço apresenta uma relíquia logo na sua entrada.

Trata-se de um bloco da "Calçada da Fama" do Bar Pizzaiolo --que ficava na Rua Montenegro, hoje Vinícius de Moraes, em Ipanema-- onde Vinícius gravou as mãos, assinou e pôs a data, 22 de outubro de 1969.

Acima do bloco, está exposta a foto que registra o momento. O bloco fica, hoje, no Espaço Cultural Toca do Vinícius, e foi doado pelo proprietário do Pizzaiolo, Joaquim Campos, à instituição.


20/05/2003 - 16h36

Esgotado

Bastou dar por encerrada a cerimônia do Prêmio Jabuti, realizada no domingo (18), para que se esgotassem todos os exemplares do livro "Bichos que Existem & Bichos que Não Existem", do articulista da Folha Arthur Nestrovski, disponíveis na Bienal.

Vencedor nas categorias Infantil ou Juvenil e Livro do Ano (Ficção), o livro ganha hoje nova remessa no estande da Editora Cosac & Naify, no Pavilhão Verde do Riocentro.


20/05/2003 - 16h36

Toca do Vinícius

Muito agradável o estande "Toca do Vinícius", localizado no Pavilhão Verde. O espaço, que mistura choro, samba e bossa-nova, reproduz o clima da "Toca" original, que fica na Rua Vinícius de Moraes, 129, em Ipanema, Rio.

Na Bienal, o espaço tem livros sobre música, CDs de MPB e exibe ainda fotos do poetinha e de amigos seus como Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim, Chico Buarque entre outros.

O som ambiente? Música Popular Brasileira, claro. Aliás, quem quiser saber mais informações sobre a "Toca do Vinícius" pode acessar www.tocadovinicius.com.br.



20/05/2003 - 12h38

Ver para crer

É impressionante a movimentação que se vê nos estandes de editoras religiosas, concentradas no Pavilhão Azul da Bienal, no Riocentro. Quem passa por ali logo lembra das declarações do escritor Salman Rushdie, autor de "Fúria". Em sua passagem pelo evento, uma das declarações do escritor que mais repercutiram foi justamente a que diz: "Há um respeito exagerado pela religião e seria saudável que as pessoas se preocupassem menos com ela". É ver para crer!



Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).