Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Bourbon Street Fest 11/11/2003

Conheça as atrações do Bourbon Festival

da Folha Online

Divulgação
Marva Wright & The BMWs - A rainha do blues de New Orleans tem uma legião de fãs no Brasil, graças às suas eletrizantes temporadas de shows no Bourbon Street Music Club ao longo da última década. O mesmo acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde Marva Wright frequenta os mais importantes festivais de blues e jazz.

Natural de New Orleans, Marva tomou contato com a música na igreja, cantando gospel ao lado da mãe, que era cantora e pianista. Tornou-se solista de vários corais, tanto em igrejas, como em rádios e TVs. Dona de uma voz poderosa, Marva sabe excitar as platéias com suas interpretações emotivas e explosivas. Seu repertório, bem dançante, combina a melancolia do blues com a sensualidade da soul music e o caldeirão borbulhante dos ritmos originais de New Orleans.

Divulgação
Preservation Hall Jazz Band - Programa obrigatório para qualquer visitante em New Orleans, assistir a uma apresentação da banda do histórico Preservation Hall, no bairro do French Quarter, funciona como uma nostálgica viagem às origens do jazz.

Com formações semelhantes às dos conjuntos que criaram o original estilo ''New Orleans jazz'' (que incluem trumpete, clarinete, piano, baixo e bateria), essa banda vem preservando uma importante tradição musical há cinco décadas.

Foi em 1952 que os fundadores da PHJB começaram a tocar informalmente para os amigos, numa residência do século 18. Hoje, a música alegre e dançante da banda, inspirada no jazz tradicional de mestres como Louis Armstrong e Jelly Roll Morton, também corre o mundo em frequentes turnês internacionais.

Divulgação
Dirty Dozen Brass Band - Ainda no final dos anos 70, essa inovadora banda de metais revolucionou um gênero musical próximo de ser extinto. Para tornar mais contemporânea a música tradicional dos funerais de New Orleans, a Dirty Dozen Brass Band passou a introduzir nela ritmos como o funk, o R&B, o rock e o bebop.

Se foi criticada inicialmente, tempos depois passou a ser imitada por outras bandas do gênero. A originalidade da Dirty Dozen também não demorou a ser reconhecida fora dos Estados Unidos, em frequentes aparições nos principais festivais internacionais de jazz. Já no ano passado, a banda comemorou em alto estilo seus 25 anos, gravando o CD "Medicated Magic" com participação de grandes nomes da música de New Orleans, como Dr. John, Irma Thomas e Allen Toussaint.

Divulgação
Nu Beginnings - Três vocalistas experientes, muita simpatia no palco e um repertório essencialmente dançante, que mistura hits do R&B, da soul music e do gospel. Essa é a fórmula irresistível, que transformou as temporadas do grupo vocal Nu Beginnings no Bourbon Street Music Club em uma das atrações favoritas do público que o frequentou durante sua primeira década.

Melaney Batiste, Erica Falls e Jabial Reed formaram o Nu Beginnings em 1994. Pouco depois gravaram "Where He Leads Me", álbum de estréia do trio, seguido por "Live at Bourbon Street Music Club", que foi gravado ao vivo em São Paulo, em 1997. Cantando sucessos de estrelas da black music, como Aretha Franklin, Marvin Gaye e Whitney Houston, o grupo também já brilhou em festivais na Europa e nos EUA.

Divulgação
Jabial Reed & The Baptiste Church Choir - Uma das principais raízes da música negra norte-americana, o gospel não poderia faltar em um evento como o Bourbon Street Fest, que vai exibir ao público de São Paulo uma síntese do cenário musical de Nova Orleans. Esse gênero de caráter religioso estará muito bem representado pelas vozes afinadíssimas do The Baptiste Church Choir, que tem Jabial Reed como líder natural.

Conhecido também como integrante do simpático trio vocal Nu Begginings, Jabial combina a missão de ministro religioso com sua carreira solo. Atualmente, inclusive, finaliza a produção de seu segundo álbum. O guitarrista Kenny Brown, outro astro de New Orleans bastante conhecido pelo público do Bourbon Street, faz parte do grupo que acompanha esse coro emocionante.

Divulgação
DJ Logic - Depois de tocar com o guitarrista de rock de vanguarda Vernon Reid, esse criativo DJ norte-americano começou a ser disputado por músicos de vários estilos. Os grooves dançantes do DJ Logic conquistaram tanto o interesse de ''jam bands'', caso do trio-sensação Medeski, Martin & Wood, como de John Scofield, Don Byron e Joshua Redman jazmen do primeiro time que também o convidaram a tocarem juntos.

Nascido no bairro do Bronx, em New York, Lee Kibler (seu nome de nascimento) começou a tocar pick-ups em meados dos anos 80. Sua música mistura funk, acid jazz, ritmos latinos e até hip hop, entre vários estilos. Em 2002 Logic iniciou uma parceria muito especial com a Dirty Dozen Brass Band, que vai repetir para a platéia do Bourbon Street Fest.

Divulgação
Dwayne Dopsie & The Zydeco Hellraisers - Outro estilo fundamental em qualquer painel musical de New Orleans é o zydeco, que terá como representante no Bourbon Street Fest o mais brilhante astro da nova geração: o acordeonista Dwayne Dopsie.

O zydeco é uma dançante forma musical criada por volta dos anos 30 pelos "creoles" negros e mulatos que falavam francês na Louisiana, no sul dos Estados Unidos. O acordeon desempenha um papel central nos grupos de zydeco, que também incluem guitarra, baixo e bateria.

Dwayne seguiu os passos do pai. Filho do grande Rockin’ Dopsie (conhecido como "rei do zydeco"), tem colecionado vários prêmios graças às suas vigorosas performances. A revista "Offbeat", principal publicação de música em New Orleans, elegeu-o revelação musical de 2001 e 2002.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).