Folha Online Cotidiano Carnaval
Carnaval

Rio de Janeiro - Saiba mais sobre as escolas de samba

da Folha Online

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz

A Santa Cruz foi fundada no dia 18 de Fevereiro de 1959. Suas cores são o verde e branco. A escola vive, praticamente desde a sua criação, um sobe e desce do grupo especial para o grupo de acesso. O fato mais curioso passado com a Santa Cruz foi em 1991 quando houve uma queda de energia elétrica na Marquês de Sapucaí e a escola não conseguiu desfilar. Na sexta-feira de Carnaval de 1992, a escola ganhou na justiça o direito de desfilar no grupo especial, mas, como não estava preparada, ficou em último lugar.
Presidente: Moysés Antônio Coutinho Filho
Carnavalesco: Fernando Alvarez
Quadra: Rua do Império, 573, Santa Cruz.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro

O Salgueiro nasceu em 5 de março de 1953 da reunião de duas das escolas de samba do morro do Salgueiro, na Tijuca: a Azul e Branco do Salgueiro e Depois Eu Digo. Mais tarde se juntou a essas a Unidos do Salgueiro. Já em seu primeiro desfile, com o enredo "Romaria à Bahia", em 1954, a vermelho e branco da Tijuca ficou com a terceira colocação, à frente da Portela. Durante os anos 50, com os bons resultados, a escola foi se firmando como uma das grandes do Carnaval. O Salgueiro já foi campeão por oito vezes.
Presidente: Luiz Augusto Duran
Carnavalesco: Renato Lage
Quadra: Rua Silva Teles, 104, Andaraí.
Site oficial:www.salgueiro.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio

Fundada no dia 22 de março de 1988, com o nome de Acadêmicos de Duque de Caxias, a escola, que tem as cores oficiais vermelho, verde e branco, passou a se chamar Acadêmicos do Grande Rio em 22 de setembro de 1988. Em 1991, a Grande Rio fazia seu primeiro desfile no grupo especial do Carnaval carioca. A escola tem em seu currículo um campeonato do grupo de acesso.
Presidente: Helio Ribeiro de Oliveira
Carnavalesco: Joãosinho Trinta
Quadra: rua Almirante Barroso, 5 e 6, Duque de Caxias.
Site oficial:www.granderio.org.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Viradouro

A Viradouro foi fundada em 24 de junho de 1946 com as cores vermelho e branco no bairro do mesmo nome em Niterói (cidade a 15 km do Rio). Seu primeiro desfile foi em 1947, quando ficou em quarto lugar com um enredo sobre o Índio Araribóia, fundador de Niterói. O primeiro título do grupo especial da Viradouro veio apenas em 1997 com o enredo “Trevas! Luz! A Explosão do Universo”, quando surpreendeu a Marquês de Sapucaí com uma paradinha funk.
Presidente: José Carlos Monassa Bessil
Carnavalesco: Chiquinho Spinoza
Quadra: Avenida do Contorno, l6, Barreto, Niterói.
Site oficial:www.viradouro.com

Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano

A escola do morro da Serrinha, em Madureira, zona norte do Rio, foi fundada em 23 de março de 1947. As cores oficiais da Império são o verde e branco. Ao longo de sua história, a escola conquistou por nove vezes o título de campeã do Carnaval carioca. É do Império Serrano um dos mais famosos sambas de enredo, “Bumbum Paticumbum Prugurundum”, de 1982.
Presidente: Neide Dominicina coimbra
Carnavalesco: Ernesto Nascimento
Quadra: av. Ministro Edgard Romero, 114, Madureira.
Site oficial:www.imperioserrano.art.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Caprichosos de Pilares

A Caprichosos de Pilares foi fundada fundada em 19 de fevereiro 1949 e suas cores oficiais são azul e branco. A escola tem três títulos do Carnaval carioca conquistados no grupo de acesso nos anos de 60, 71 e 82. Duas cobras formam o símbolo da escola, criado para competir com a águia portelense, o leão da Estácio de Sá e as coroas imperiais que existiam.
Presidente: Aldemar Alberto de Almeida Leandro
Carnavalesco: Jaime Cezár
Quadra: rua Faleiros, 1, Pilares.
Site oficial:www.caprichososdepilares.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela

Uma das mais antigas escolas do Rio de Janeiro, fundada em 1932, a Portela nasceu no bairro de Madureira, a partir do bloco "Vai Como Pode". Suas cores são o azul e branco, e o seu símbolo é a águia, que causa muita expectativa ao público pois cada ano ela vem diferente no carro abre-alas, com novos efeitos especiais. Um segredo guardado a sete chaves. A Portela pode ser chamada de a grande campeã do Carnaval carioca conquistando 21 títulos em sua história porém, nenhum desfilando na Marquês de Sapucaí. Ao lado da Mangueira e da Unidos da Tijuca, é uma das três escolas que participaram do primeiro desfile do Rio, em 1932, e continuam na ativa até hoje. A Portela é ainda a única escola a ter participado de todos os desfiles desde então.
Presidente: Carlos Teixeira Martins
Carnavalesco: Alexandre Louzada
Quadra: rua Clara Nunes, 81, Madureira.
Site oficial:www.gresportela.com

Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição

A Tradição foi criada 1985 como uma dissidência da Portela. As cores da escola são o azul e branco e seu símbolo, o condor. A Tradição tem como um de seus trunfos a participação da porta-bandeira Vilma Nascimento, personagem histórica do Carnaval carioca e uma das fundadoras da escola. Apesar de nunca ter conquistado nenhum campeonato no grupo especial, a Tradição já participou do desfile das campeãs em 1994, quando ficou em sexto lugar na classificação geral, sendo a surpresa daquele ano, com o enredo “Passarinho, Passarola, Quero Ver Voar”, sobre o sonho que o homem sempre teve em conquistar o céu.
Presidente: Nésio Nascimento
Carnavalesco: Orlando Júnior
Quadra: estrada Intendente Magalhães, 160, Campinho.

Grêmio Recreativo e Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira

A Mangueira foi fundada em 28 de abril de 1928 da fusão dos blocos Arengueiros, Tia Tomazia, Tia Fé, Senhor Júlio, Mestre Candinho e Rancho Príncipe das Florestas, formados no morro da Mangueira. Foi Cartola, famoso compositor da época, quem sugeriu as cores verde e rosa. Uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio, a Mangueira é também a de maior torcida e a maior rival da Portela. A origem do nome da escola tem várias versões. Uma delas é de que na época da fundação da escola ela era a primeira estação depois do terminal garagem ferroviário Don Pedro 2º. Outra explicação é de que Cartola usou a expressão para dizer que Mangueira era a primeira estação a ter samba ou pretendia proclamar que a Mangueira era a líder, a primeira. A escola já venceu o Carnaval carioca por 17 vezes.
Presidente: Álvaro Caetano
Carnavalesco: Max Lopes
Quadra: Rua Visconde de Niterói, 1072, Mangueira.
Site oficial:www.mangueira.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor

A Beija-Flor foi fundada em 25 de dezembro de 1948, na cidade de Nilópolis, Baixada Fluminense. Suas cores oficiais são azul e branco. A escola conquistou seu primeiro campeonato em 1976, com o enredo “Sonhar com o Rei dá Leão”, de Joãosinho Trinta. Em 89, a escola apresentou um dos mais polêmicos desfiles com o enredo "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia", que trazia uma ala de mendigos e uma imagem do Cristo Redentor, que foi coberto com um pano preto por ordem da igreja. A escola tem seis campeonatos em seu currículo, sendo que o último foi conquistado em 1998, empatada com a Mangueira.
Presidente: Farid Abrão David
Carnavalesco: Comissão de Carnaval
Quadra: pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Nilópolis.
Site oficial:www.beija-flor.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca

A Unidos da Tijuca foi fundada em 31 de dezembro de 1931, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. A terceira escola de samba mais antiga do Carnaval carioca, foi formada por operários das fábricas de tecidos e de cigarros da região. Suas cores são o amarelo ouro e o azul-pavão, ave que é o símbolo da escola.
Presidente: Fernando Horta
Carnavalesco: Milton Cunha
Quadra: Rua São Miguel, 430, Tijuca.
Site oficial:www.unidosdatijuca.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra

Fundada em 8 de março de 1978, em São Gonçalo (cidade a 25 km do Rio), é a mais nova a chegar ao grupo especial desfilando pela primeira vez entre a elite do Carnaval do Rio em 1996, se tornando neste ano a grande surpresa da Sapucaí. Suas cores são vermelho e branco e seu símbolo, o tigre, assim como a águia da Portela, é sempre um show à parte.
Presidente: Uberlan Jorge de Oliveira
Carnavalesco: Cahe Rodrigues
Quadra: rua João Silva, 84, São Gonçalo.
Site oficial:www.gresuportodapedra.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel

A Mocidade Independente de Padre Miguel surgiu em 10 de novembro de 1955 do Clube de Futebol Independente de Padre Miguel. Suas cores são verde e branco. Foi a Mocidade, em 1959 ao chegar ao grupo especial, quem criou a famosa paradinha da bateria. A escola se caracteriza por sempre empolgar as arquibancadas da Marquês de Sapucaí com seus desfiles e arrancar aplausos e gritos de “já ganhou”. Ao seu currículo, soma-se cinco títulos do Carnaval carioca.
Presidente: Paulo Vianna
Carnavalesco: Renato Lage e Márcia Lávia
Quadra: rua Coronel Tamarindo, 38, Padre Miguel.
Site oficial:www.mocidadeindependente.com.br

Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense

A Imperatriz Leopoldinense foi fundada em 6 de março de 1959, no bairro de Ramos, zona norte do Rio de Janeiro, e é ao mesmo tempo uma homenagem à imperatriz Leopoldina e a uma tradicional loja de tecidos do bairro, a "Imperatriz das Sedas". Suas cores são o verde e o branco. Caracterizada como uma escola que participara do Carnaval para ganhar, sempre com desfiles muito técnicos, a Imperatriz já foi a grande campeã por seis vezes. Seu primeiro campeonato foi em 1989 com o famoso enredo “Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós”. A carnavalesca Rosa Guimarães ajudou a escola a conquistar o tricampeonato em 1999, 2000 e 2001.
Presidente: Wagner Tavares de Araújo
Carnavalesco: Rosa Magalhães
Quadra: rua Professor Lacê, 235, Ramos.
site oficial:www.imperatrizleopoldinense.com


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).