Folha Online Cotidiano Carnaval
Carnaval

São Paulo - Saiba mais sobre as escolas de samba

da Folha Online

Barroca Zona Sul

A Barroca Zona Sul foi fundada no dia 7 de agosto de 1974. As cores oficiais são o verde e o rosa, em homenagem à Estação Primeira de Mangueira, do Rio. O nome Barroca veio do campo da A.A. Portuguesinha da Vila Mariana onde os primeiros integrantes da escola faziam uma "batucada" nos fins de semana.
Presidente: Luiz Paulo dos Santos
Endereço: avenida Professor Abraão de Morais, 1.800, Água Funda, zona sul.

Unidos de Vila Maria

Fundada em 1950, a Unidos de Vila Maria nasceu de uma brincadeira entre amigos que desfilavam pelas ruas de Vila Maria, Brás e Pari. Até 1971, se chamava Unidos do Morro de Vila Maria. A escola foi oficializada apenas em 10 de outubro de 1954.
Presidente: Marcio Azevedo Alves
Endereço: rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448, Jardim Japão, zona norte.

Rosas de Ouro

Fundada em 1971, a Rosas de Ouro tem o azul, o rosa e o branco como cores oficiais. A escola foi formada por um grupo de quatro amigos, entre eles Eduardo Basílio, que permanece à frente da escola até hoje e dá nome a sua quadra. O nome vem da ordem religiosa da "Rosa de Ouro", constituída por governantes que eram condecorados pelo papa por realizarem obras humanitárias. A princesa Isabel recebeu a condecoração pela Lei Áurea.
Presidente: Eduardo Basílio
Endereço: rua Coronel Euclides Machado, 1.066, Freguesia do Ó, zona norte.

Águia de Ouro

A Águia de Ouro foi fundada em 1976. Suas cores são o azul e o branco. Em 1984, um incêndio destruiu parte das fantasias e quase tirou a escola do Carnaval. Em 2001, criou a primeira bateria feminina do Brasil. Até hoje, a maioria dos componentes mora na região da Pompéia.
Presidente: Sidnei Carriuolo
Endereço: avenida Francisco Matarazzo, 1.986, Pompéia, zona oeste.

Gaviões da Fiel

A Gaviões da Fiel surgiu em 1969, mas apenas em 1975 foi formalizada como um bloco. O primeiro desfile, como bloco, ocorreu em 1976, tornando-se a primeira torcida organizada a desfilar no Carnaval oficial de São Paulo. As cores oficiais da escola são branco, preto, dourado e vermelho.
Presidente: Marcelo Caetano Carreiro
Endereço: rua Cristina Tomás, 183, Bom Retiro, região central.

Vai-Vai

A escola surgiu com a fundação, em 1914, do primeiro cordão carnavalesco Barra Funda. Foi oficializada em 1930 e tem o preto e o branco como cores oficiais. Em 1972, a Vai-Vai saiu com seu primeiro enredo. A partir de então, começou, como outros cordões, a se aproximar da escola de samba.
Presidente: Solon Tadeu Pereira
Endereço: rua São Vicente, 276, Bela Vista, região central.

Acadêmicos do Tucuruvi

Fundada em 1976, a Acadêmicos do Tucuruvi tem o vermelho, o amarelo, o azul e o branco como cores oficiais. Ela surgiu como Escola de Samba Sorriso do Tucuruvi. Até a fundação, era apenas um bloco de Carnaval que havia surgido de um time de futebol.
Presidente: Hussain El Selan (Jamil)
Endereço: avenida Mazzei, 722, Tucuruvi, zona norte.

Império de Casa Verde

A idéia de fundar a escola de samba surgiu em 1993, mas a Império foi oficializada em 1994. Suas cores são o azul e o branco. O primeiro desfile ocorreu em 1995.
Presidente: Alexandre Ronda
Endereço: avenida Engenheiro Caetano Álvares, 2.042, Casa Verde, zona norte.

Unidos do Peruche

Fundada em 1956, a escola tem o verde, o amarelo, o azul e o branco como cores oficiais. A Unidos do Peruche surgiu a partir de um grupo de amigos militantes de outras escolas de samba. Com a união da comunidade, que saia nas ruas arrecadando dinheiro para comprar instrumentos musicais, nasceu a Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Unidos do Parque Peruche.
Presidente: Elizabeth
Endereço: avenida Ordem e Progresso, 1.061, bairro do Limão, zona norte.

Nenê da Vila Matilde

A escola de samba Nenê de Vila Matilde foi fundada em 1949 por um grupo de sambistas liderados por Alberto Alves da Silva, o Nenê. As cores são o azul e o branco. Nenê foi durante toda a vida da escola o seu presidente. Só passou o comando em 1996 para seu filho, Alberto Alves da Silva Filho, em razão da idade, mas continua a desfilar na sua escola.
Presidente: Alberto Alves da Silva Filho
Endereço: rua Júlio Rinaldi, 01, Vila Salete, zona leste.

Camisa Verde e Branco

Fundada em 1953, suas cores oficiais são o verde e o branco. A escola surgiu com o primeiro cordão a se organizar na capital _o Grupo Carnavalesco Barra Funda_, batizado depois de Camisa Verde. Fundado em 1914, o cordão é dividido em duas fases: a primeira até 1940 e a segunda de 1952 até hoje. Com a extinção do Cordão Carnavalesco em 1938, em 1953 foi reagrupado por Inocêncio Tobias, com o nome de Mocidade Camisa Verde e Branco. O nome é por causa que os seus componentes saíam às ruas, no carnaval, trajando camisas listradas em verde e branco.
Presidente: Magali dos Santos
Endereço: rua James Holland, 663, Barra Funda, zona oeste.

Mocidade Alegre

A escola foi fundada em 1967. Suas cores são o verde e o vermelho. A Mocidade Alegre foi fundada pelos irmãos Carlos, Salvador e Juarez da Cruz, presidente de honra da escola. Em 1950, Salvador e alguns amigos resolveram sair no Carnaval vestidos de mulher. O bloco cresceu, mas, por imposição de um dos componentes, que se recusava a sair fantasiado de mulher, se vestiram de palhaços, em 1963. A "alegria" do grupo deu nome à escola.
Presidente: Elaine Bichara
Endereço: avenida Casa Verde, 3.498, Limão, zona norte.

Leandro de Itaquera

A Leandro foi fundada em 1982 e suas cores oficiais são o vermelho e o branco. A escola surgiu depois que menina Karen que pediu ao seu pai, Leandro Alves Martins, uma escola de samba como presente de aniversário. O presente contou com a colaboração do bairro.
Presidente: Leandro Alves Martins
Endereço: avenida Padre Viegas de Menezes, 66, Itaquera, zona leste.

X-9 Paulistana

A X-9 foi fundada em 1975 por um grupo de amigos que se reuniam para comemorar as vitórias do Internacional F.C., time de várzea da região. Depois de muita "batucada", surgiu a idéia de fundar uma escola de samba, com o nome de Filhotes da X-9. O nome é uma homenagem à X-9 da Baixada Santista. Suas cores são verde, vermelho e branco.
Presidente: José Gaspar
Endereço: avenida Luiz Dumont Villares, 324, Carandiru, zona norte.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).