Folha Online Esporte Copa do Brasil
Copa do Brasil

História

Torneio sofre inchaço ao longo dos anos

A Copa do Brasil, o segundo torneio mais importante do país, é disputada há mais de dez anos. A competição nasceu em 1989 e o objetivo era ter o antigo formato da Copa dos Campeões da Europa, que reunia apenas os campeões nacional.

Até 1994 a Copa do Brasil obedeceu ao critério técnico para definir seus participantes. Eram 32 clubes, sendo os 27 campeões estaduais mais os vice dos Estados com maior média de público. A partir de então, o torneio virou um festival de convites políticos para agradar os aliados da CBF.

Em 95, foram 36 equipes. No ano seguinte, 40. Em 97, o número subiu para 45 e, um ano depois, para 54. Desde 99 o campeonato é disputado por 64 clubes.

A Libertadores como prêmio

Folha Imagem
O Corinthians, campeão em 2002, disputa neste ano a Taça Libertadores da América
O campeão da Copa do Brasil garante uma das quatro vagas do país para a Taça Libertadores da América.

Para conquistar o torneio nacional, o campeão jogará no máximo 12 partidas. Este número pode cair para 10, já que na primeira e na segunda fase há a possibilidade de se classificar jogando apenas um jogo, desde que o time visitante vença por dois ou mais gols de diferença.

Os outros três representantes do país na Libertadores são o campeão e vice do Brasileiro, e o vencedor da Copa dos Campeões.

Brasiliense virou time-sensação em 2002

Folha Imagem
O meia Wellington Dias (à esq.) foi a principal revelação do Brasiliense
Apesar de ter perdido o título do ano passado para o Corinthians, o Brasiliense ganhou destaque nacional com sua campanha.

Em 2002, a equipe do ex-senador Luiz Estevão surpreendeu ao eliminar times tradicionais, como Fluminense (quartas-de-final) e Atlético-MG (semifinal). Em ambas as oportunidades, venceu dentro e fora de casa.

Na final, o Brasiliense parou diante do Corinthians, até então comandado pelo técnico Carlos Alberto Parreira. No primeiro jogo da decisão, no Morumbi, o time do Distrito Federal perdeu por 2 a 1 graças a uma atuação desastrosa do juiz Carlos Eugênio Simon. Na segunda partida houve empate em 1 a 1.

Deivid, o recordista

Folha Imagem
Com 13 gols, Deivid ajudou o Corinthians no ano passado e entrou para a história
Além da conquista do título, o atacante Deivid teve outro motivo para comemorar no ano passado. Com 13 gols, o corintiano tornou-se o maior artilheiro da história da Copa do Brasil, superando Washington, que em 2001 fez 11 com a camisa 9 da Ponte Preta.

Deivid deu a arrancada rumo à marca histórica na reta final do torneio. A partir das semifinais, o jogador marcou todos os seis gols do Corinthians. Foram três contra o São Paulo (2 x 0 e 1 x 2), e outros três nos jogos finais contra o Brasiliense (2 x 1 e 1 x 1).


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).