Folha Online Ilustrada Curitiba Pop Festival
Curitiba Pop Festival
29/04/2003

Atrações

da Folha Online

Conheça um pouco sobre as principais atrações do Curitiba Pop Festival:

The Breeders

Kim Deal, ex-baixista dos Pixies, criou o Breeders em 1988. Melodias pop, experimentações mais barulhentas e sonoridades de bandas de garagem se misturam no repertório do grupo, que conquistou seu espaço com o segundo álbum, "Last Splash", de onde saiu o hit "Cannonball". O grupo voltou a gravar no ano passado, lançando o CD "Title TK".

Stereo Total

Canções pop que misturam o clima das trilhas sonoras do cinema, rock n’roll, moogs, baterias eletrônicas, groves setentistas, sintetizadores. Estas são as armas do duo alemão formado por Brezel Göring, da Alemanha, e Froncoise Cactus, da França. Com seu primeiro compacto lançado em 1995, adotam uma linha poliglota: cantam em francês, alemão, inglês e até espanhol e árabe.

Rubin Steiner

Rubin Steiner é um projeto capitaneado pelo músico francês Fred Landier. Iniciado em 1998, faz uma fusão de jazz, hip hop e eletrônica. Logo no disco de estréia, "Lo-fi nu jazz vol.2", ele chamou a atenção da mídia francesa e européia. Com "Wunderbar drei", segundo CD, lançado no ano passado, consagrou-se como um dos grandes nomes das experimentações no campo da música eletrônica.

Nação Zumbi

A banda pernambucana foi criada em 1991 por Chico Science, morto em 1997. A banda lançou em 2002 o disco "Nação Zumbi", trazendo apenas músicas inéditas. A fusão entre ritmos folclóricos de Pernambuco como o coco, maracatu e caboclinho com o hip hop e a música pop é a marca do grupo.

Otto

Raízes do samba e de outros ritmos brasileiros desembocam em frutos eletrônicos no trabalho do pernambucano Otto. Concorreu ao Grammy Latino 2002 com "Condom Black", seu segundo CD, trabalho para o qual foi buscar inspiração no batuque dos terreiros. No show, Otto se apresenta com a Jam Bro Band.

Cachorro Grande

Formada em meados de 1999, a banda gaúcha adota um visual de pelo menos 30 anos antes. Formada por Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Jerônimo Bocudo (baixo) e Gabriel Azambuja (bateria), a banda tem suas raízes fincadas no rock dos Beatles, Rolling Stones, Kinks, The Who e Small Faces, entre outros.

Tara Code

A música da banda baiana Tara Code, formada há cinco anos, é repleta de referências musicais contemporâneas, que vão desde o trip hop ao acid jazz. Os shows da banda recriam uma atmosfera ao mesmo tempo cool e psicodélica. Incensos, velas e obras de artistas plásticos compõem o cenário.

E.S.S.

Com influências de grupos como Primal Scream, o E.S.S. é composto por Alessandro Oliveira (guitarra e voz), André Sakr (beats, synths, teclados e voz), Fernando Lobo (baixo e voz) e Igor Ribeiro (teclados, guitarra e voz). Criada em 1998, em Curitiba, vai lançar seu primeiro álbum em setembro deste ano.

Bidê ou Balde

Rock'n'roll, bom humor e toques de new wave. Assim é o som do Bidê ou Balde, banda formada em Porto Alegre por Carlinhos (vocais), Rossato (guitarra), Sá (guitarra), André (baixo), Vivi (vocais), Kátia (teclados) e Pedro (bateria), em outubro de 1998. A banda gravou seu primeiro single, "Melissa", em 1999, e depois "Spaceball". Em novembro de 2000 lançou "Se Sexo é o Que Importa, Só o Rock é Sobre Amor", primeiro CD da carreira. O segundo disco foi "Outubro ou Nada".

MQN

Formada em 1997, a banda goiana tem uma grande experiência tocando nos principais festivais de rock do país, como o Circadélica, Upload, Indie Rock Brasil e Porão do Rock 2001. Tem como influência o som de algumas bandas para as quais já abriram shows: Mudhoney, Buzzcocks e Superchunk.

Walverdes

A banda gaúcha Walverdes participou dos principais festivais independentes dos últimos anos e excursionou, no final de 2001, com os californianos do Nebula. Integram a Walverdes: Gustavo "Mini" Bittencourt (voz e guitarra), Marcos Rübenich (bateria) e Patrick Magalhães (baixo e voz).

Primal

A curitibana Primal já dividiu palco com Misfits e por duas vezes com o ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di’Anno. Com 13 anos de estrada, a banda é fruto da união dos grupos Epidemic de Dias e Abaixo de Deus. Formada por Guto Dias (voz e guitarra), Fabiano Cavassim (guitarra), Carlos Schner (baixo) e Roberto Krug (bateria), a Primal também já tocou ao lado do Ratos de Porão, Okotô, Hip Monsters e P.U.S.

Monokini

Com seu pop repleto de referências da bossa nova, jovem guarda e indie rock, a banda paulista Monokini foi formada em 1999, em Guarulhos. O nome foi inspirado no título de um compacto de Roberto Carlos. Em 2000 a Monokini lançou um single homônimo. O primeiro álbum, "Mondo Topless", saiu no ano passado, pela Bizarre Records. A formação da banda traz: Fabiana Karpinski (voz), Josmar Madureira (teclados), Marcelo Rodrigues (guitarra), Alan Bezerra (baixo) e Marcelo Figueiredo (bateria).

The Bad Folks

Uma mistura de folk tradicional irlandês, folk rock e "rock tosco". É assim que o Bad Folks define seu rock. A banda prepara para julho de 2003 seu primeiro CD. O grupo é formado por Caio Marques (violão e voz), André Sheinkmann (guitarra e voz), Guto Gevaerd (baixo e voz) e JC Branco (bateria e percussão). Participações de Cleverson Mark (violino), Theo Marques (whistle) e José Vargas (gaitas).

Suite # 5

A banda surgiu em meados de 2001, em Campinas (SP). Após vários shows pela cidade, gravou em 2002 seu primeiro CD, "Nothing In The Sky". A banda é formada por: Diogo (bateria), Flávio (voz), Gal (guitarra e voz), Guilherme (baixo) e Mr. Johnny Loud (guitarra).

Valv

Com pouco mais de um ano de formação, a banda mineira já lançou seu primeiro CD, "Ammonite", pela MM Records.

Vurla

Criado no início de 2002, o Vurla é um sexteto paulistano formado por: Dagoberto Donato, Guilherme Barrella, Rodrigo Domenico, Sérgio Ugeda e os irmãos Bruno e Eduardo Ramos. A intenção do grupo é fazer música experimental improvisada, fugindo de fórmulas. O Vurla tem em seu currículo o show de abertura para o projeto britânico de IDM Four Tet.

Faichecleres

As principais influências estão no rock americano dos anos 50, incluindo o blues e rythm'n'blues, e nas tendências do rock britânico dos anos 60. Os shows da banda, formada em Curitiba em maio de 1998, têm como elementos principais muita energia e presença de palco marcante.

Criaturas

A banda faz um trabalho musical que mostra um grande empenho na produção de arranjos bem trabalhados, melodias contagiantes e vozes harmoniosas, com influências da década de 60. A Criaturas se apresentou pela primeira vez em junho de 2002, antes de completar seu primeiro ano de criação.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).