Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Dia das crianças 08/10/2003

Saiba o que a criança tem que comer
para ficar saudável

ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

E agora, meu filho não come! Quase todas as mães já passaram por esse problema, não é? É muito comum ouvir essa preocupação. Mas quando começo a conversar e a investigar sobre os hábitos alimentares da criança, chego à conclusão que a criança come sim, porém quantidades e qualidade de alimentos totalmente incorretos.

É claro que as mães acabam caindo nesse erro por excesso de zelo e amor. Além disso, falta informação sobre nutrição infantil.

Caso você esteja passando por esse problema, pare e comece a reparar como são as refeições de seu filho.

Um bom exemplo é quando a criança não aceita bem o almoço e o jantar. A melhor atitude é não oferecer guloseimas e lanches atrativos na tentativa de suprir a ausência dessas refeições.

Hoje, a obesidade tem crescido muito em crianças. Um dos fatores é a grande oferta de guloseimas e produtos industrializados.

A criança com excesso de peso pode ter carências de nutrientes porque o que vale em uma dieta equilibrada é a qualidade ofertada e não apenas a quantidade.

Toda a criança deve aprender a consumir fruta, sentido o sabor, e nunca deve mascarar esse sabor com açúcar, mel ou cremes.

Um outro problema muito comum em crianças, que independe do nível sócio-econômico, é a anemia ferropriva, que ocorre por falta de consumo de um nutriente, o ferro.

As melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas, o ferro contido nos feijões e brócolis, que não são bem absorvidos e precisam ser consumidos junto com a vitamina C, contida na laranja, no tomate e no limão, entre outras.

Um grande mito é achar que o espinafre e a beterraba são boas fontes de ferro. Esqueça esses alimentos como fonte de ferro!

Leia as dicas a seguir e ofereça ao seu filho uma boa alimentação:

Local da alimentação e cuidados para as refeições

- Sempre respeitar os limites da criança, ofertando quantidades que ela esteja disposta a ingerir e que sejam ideais para suas necessidades;

- A criança deve fazer suas refeições na mesma mesa em que os familiares. Assim pode aprender a comer a mesa,de preferência participar da refeição familiar, tornando sempre um ambiente agradável;

- O horário da refeição da criança deve ser obedecido, para que a criança não troque a alimentação correta por guloseimas;

- Os familiares devem tomar o cuidado de não fazer comentários desfavoráveis em relação ao alimento, pois as crianças são grandes ‘imitadoras‘ das pessoas que admiram. Se, por exemplo, o pai falar que não gosta de beterraba, as chances do mesmo acontecer com a criança são muitas;

- É impossível que a criança coma exercendo outras atividades, como assistir à televisão ou ler um livro. Isso faz com que nenhuma das duas atividades sejam praticadas com atenção;

- Apresente pratos coloridos, o visual do alimento é muito importante.

Nunca forçar a alimentação

- Muitas vezes para chamar a atenção dos pais, as crianças recusam-se a comer. Isso não pode tornar-se uma forma da criança conseguir o que deseja em troca de se alimentar;

- A hora das refeições deve ser de prazer e alegria;

- Quando a criança estiver muito cansada ou muito ativa, é melhor fazê-la descansar e só depois oferecer a refeição;

- Muitas vezes o fato de a criança querer ver televisão ou brincar no horário da refeição faz com que ela recuse a mesma. Por isso, é importante ter horários bem definidos para brincar e se alimentar;

- Envolver a criança no preparo dos alimentos faz com que ela se comprometa e sinta vontade de experimentar até novos sabores.

Água e grupos de alimentos que não podem faltar no cardápio das crianças

- A água não engorda, não apresenta calorias. Participa de todos os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção. No sistema circulatório, age como um meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias corpóreas;

- Todos os alimentos possuem água, alguns com teor maior como frutas e verduras e outros, com teores menores, como biscoito, bolo, amêndoas e carne;

- Mesmo consumindo alimentos com alto teor de água, deve-se ingerir água.

Grupo dos Energéticos - Principal fonte de carboidratos

- Pães, cereais, massas e arroz, batata, mandioca e mandioquinha. Esses alimentos fornecem carboidratos complexos e são importantes fontes de energia. Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: no café da manhã, entram os cereais ou pães. No almoço e jantar, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.

Grupo dos reguladores - Principal fonte de vitaminas e minerais

- Uma combinação desses alimentos fornecem fibras e inúmeras vitaminas, minerais e antioxidantes. Devem constar nas principais refeições:

- Café da manhã e lanches, sob a forma de sucos de fruta natural ou fruta;

- Almoço e jantar, em forma de saladas, refogados, suflês e sobremesas.

Grupo dos construtores - Principal fonte de cálcio e proteína

Os laticínios: leite, queijos, iogurte --são a principal fonte de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Fornecem proteínas, que auxiliam no crescimento.

Grupo dos construtores - Principal fonte de Proteína

Este grupo fornece a maior parte das proteínas da alimentação, as quais são necessárias para o crescimento das crianças.

São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais. Devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.

Grupo dos energéticos - Principal fonte de gordura saturada

Deve ser consumido com moderação. Esse grupo inclui margarina, manteiga, creme de leite, açúcar, chocolate e gordura da carne. Contém muitas calorias. Devem aparecer apenas em uma refeição do dia.

Grupo dos energéticos - Principal fonte em de insaturada

Nesse grupo encontramos os ácidos graxos (gorduras) essenciais ao organismo. São esses os óleos vegetais, azeite, nozes, castanhas e sementes, de um modo geral, além de azeitona e abacate.

Auxiliam em vários processos metabólicos e são essenciais ao nosso organismo. Por serem muito calóricos, devem ser consumidos com moderação e devem estar presentes em quase todas as refeições, no café da manhã e desjejum, no almoço e jantar.

Andrea Galante é nutricionista e trabalha há mais de 12 anos com treinamento, avaliação e educação nutricional, além de orientação específica para dietas. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras, no Equilíbrio Online.

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).