Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Dia das crianças 08/10/2003

Programa da CET prepara crianças para enfrentar trânsito em SP

da Folha Online

A permissão para dirigir um carro é dada apenas quando se completa 18 anos, mas quanto mais cedo as regras de trânsito foram aprendidas e assimiladas, melhor. Com base nessa filosofia, a CET (Companhia de Engenharia de Trânsito) desenvolve há 11 anos programas de educação para o trânsito voltados especificamente para crianças.

Divulgação
Veja mais fotos
Crianças aprendem regras de trânsito em programa da CET; veja mais fotos
"O trânsito é uma questão de cidadania e de respeito. A intenção é trabalhar a médio e longo prazo, formando a criança do futuro como cidadã, mais consciente de seus deveres", diz a supervisora do departamento de trânsito Liliam Mara de Angelis.

Quem tem de 4 a 6 anos participa de duas atividades levadas às escolas pela equipe da CET: contador de histórias e teatro de fantoches. Com grupos de até 30 crianças e tendo ao fundo um cenário móvel, os contadores passam, num mundo imaginário, as regras e conceitos de segurança no trânsito. Depois de ouvirem as histórias, as próprias crianças vivenciam as regras básicas de circulação e travessia.

Com grupos maiores, de até 200 crianças, são usados fantoches que representam os bichos da floresta. Durante a história encenada pelos bichinhos conceitos de segurança na prevenção de acidentes de trânsito são introduzidos.

Para crianças de 7 a 11 anos, a CET monta no pátio das escolas uma minicidade, cujo cenário tem placas de sinalização, carrinhos de espuma, marcações no chão, reproduzindo a rua, a calçada e a faixa de segurança. Nesse espaço, são vividas situações seguras e de risco no trânsito, como a travessia diante de garagens ve simulações de atrolepamentos.

Anualmente, participam das atividades educativas da CET, que também tem programas para adolescentes (12 a 15 anos), 100 mil crianças.

Os cursos de educação para o trânsito não são dados individualmente. Apenas escolas podem solicitar as atividades da CET pelo telefone 0/xx/11/ 3871-8643 ou 0/xx/11/ 3871-8721 (5º a 8ª e ensimo médio).

Especial
  • Veja galeria de fotos
  • Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).