Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Dia das crianças 08/10/2003

Matérias "odiadas" na escola viram diversão na Estação Ciência

da Folha Online

Existe um lugar em São Paulo onde matemática, física e biologia são pura diversão. Na Estação Ciência, aqueles cálculos indecifráveis e fórmulas geométricas mirabolantes quase sempre decoradas na véspera da prova e que para muitos estudantes é sinônimo de pesadelo se transformam em entendimento e distração. A manipulação de objetos interativos é o grande chamariz dos 4.600 m2 da estação.

M.Mayezo/Folha Imagem
Crianças observam o
"Painel sobre a Evolução
do Universo" no planetário
da Estação Ciência
Uma delas é a conhecida fórmula de pitágoras --h2 (hipotenusa)= c2 (cateto) + c2 (cateto). Na Estação Ciência, há um experimento que demonstra geometricamente a origem dessa usada fórmula.

O setor de matemática, cujos materiais são oriundos da França, tem também jogos de lógica, como jogo da velha e xadrez, e experimentos que produzem bolhas de sabão com diferentes formas geométricas.

Quem não tiver medo de levar um choque fraquinho ou de ficar com os cabelos arrepiados, vai gostar de brincar com no invento de Van de Graaff. O aparelho armazena grande quantidade de eletricidade estática, com base no eletromagnetismo, e chega até a arrepiar os fios de cabelo.

Há também experimentos de mecânica que demonstram a ação das forças centrífuga e centrípeta, a dilatação e um trenzinho que mostra o princípio da velocidade.

A ótica --outro segmento da física-- deixa de ser mistério com os experimentos que usam espelhos, luzes e cores para demonstrá-la. Já o espelho acústico é um equipamento que possibilita ouvir um cochicho há 40 metros de distância.

Para conhecer e entender biologia, a Estação Ciência expõe aquários marinhos e de água doce, além de espécies de répteis, anfíbios, araquinídeos e insetos.

Entre as outras atrações, destacam-se maquetes de castelos medievais, um miniplanetário, exposição de pedras, rochas e minérios --com explicações sobre o processo de lapidação de pedras preciosas-- e fósseis.

Pela internet é possível acessar o Laboratório Virtual, que conta com animações e jogos interativos feitos pelo Núcleo de Criação da Estação Ciência.

A Estação Ciência, onde também acontecem exposições temporárias sobre vários temas, recebe cerca de 25 mil visitantes por mês, sendo que 60% desse total é constituído por estudantes.

Grupos com mais de 15 pessoas devem agendar a visita com antecedência, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelos telefones 0/xx/11/ 3672-5364 e 3675-6889.

ESTAÇÃO CIÊNCIA
Onde: rua Guaicurus, 1.394, Lapa, São Paulo
Quando: terça a sexta-feira, das 8h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Quanto: gratuito
Informações: 0/xx/11/ 3673-7022 e 3675-8828 ou www.eciencia.usp.br

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).