Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Dia das crianças 08/10/2003

Museu da USP resgata história do brinquedo

da Folha Online

Para descobrir como eram os brinquedos que divertiam nossos avós e bisavós basta fazer uma visita ao Museu da Educação do Brinquedo, que fica dentro da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo).

Exposições fixas e temporárias resgatam o passado e permitem o contato com brincadeiras tradicionais que acabaram sendo deixadas de lado com o advento de jogos eletrônicos.

Brinquedos de faz-de-conta, como bonecas, fogões e utensílios de cozinha da década de 40 e 50 fazem parte da exposição fixa do museu, cuja entrada é gratuita. Uma coletânea de fotos que revela como era a educação infantil do início do século 20 completa o acervo.

Atualmente, a mostra temporária exibe bonecas antigas de porcelana, brinquedos coloridos das décadas de 70 e 80, além de bonecos que remetem a personagens de TV, cinema, gibis, livros e literatura infantil.

O Museu do Brinquedo oferece monitoria e recreação para grupos --com mínimo de 10 e máximo de 25 crianças--, cuja visita deve ser agendada.

Durante a visita às exposições, os monitores contam histórias sobre os brinquedos do acervo e, no final da visita, promovem atividades recreativas que resgatam brincadeiras antigas.

Os monitores, bolsistas da Faculdade de Educação da USP, ensinam como jogar peão e "Cinco Marias" (saquinhos de areia) e a brincar de peteca e pé-de-lata, entre outras coisas. Enquanto brincam, as crianças ouvem histórias sobre a origem dessas brincadeiras tradicionais.

MUSEU DO BRINQUEDO
Onde: av. da Universidade, 308 - bloco B da Faculdade de Educação da USP - sala 38 (dentro da Cidade Universitária), São Paulo
Quando: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Quanto: gratuito
Informações: 0/xx/11/ 3091-2352 ou www.fe.usp.br/laboratorios/labrimp/meb.htm

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).