Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Dia das crianças 08/10/2003

Planetário revela constelações de estrelas, asteróides e satélites

da Folha Online

Se você gosta de olhar para o céu, ver estrelas e ouvir histórias sobre os planetas do sistema solar então não pode deixar de conhecer o Planetário Mundo Estelar. Para quem tem até 9 anos, o planetário apresenta o musical "La Do Sol - Uma Viagem Musical".

Um ator interage com as crianças e com um visitante espacial projetado em vídeo, explicando o que são constelações, asteróides, cometas e estrelas. Lá você descobrirá também porque é importante a exploração do espaço e entenderá como acontecem os movimentos da Terra --translação e rotação.

Os maiores de 10 anos participam de uma sessão que usa projeção multimídia e efeitos especiais para falar sobre a evolução na conquista do espaço e da lua, do sistema solar, asteróides, satélites, estrelas cadentes e constelações. Durante a apresentação, você poderá aprender também o que é, como funciona e quais são os objetivos da Estação Espacial Internacional.

Estrutura

As apresentações acontecem em uma sala de 250 metros quadrados que tem uma cúpula de 16 metros de diâmetro. Nessa cúpula, cerca de 70 mil metros de fibras ópticas representam mais de 3.000 estrelas do hemisfério celeste Norte e Sul.

No centro dessa sala há uma reprodução tridimensional do sistema solar, com os movimentos de rotação e translação dos planetas. Projetores multimídia simulam o movimento dos principais planetas do sistema solar, satélites, constelações e galáxias, com imagens cedidas, por exemplo, pela Nasa (agência espacial americana) e pela Agência Espacial Européia.

Além de assistir aos movimentos dos planetas, você também poderá ver como é a a queda de um asteróide, a passagem dos cometas e a chuva de meteoróides, mais conhecida como estrelas cadentes --tudo isso graças ao uso de efeitos especiais.

O Planetário Mundo Estelar tem ainda uma área de 300m2 que abriga a exposição "2001 - Uma Conquista do Espaço", com 132 painéis que contam a evolução do homem em relação à conquista espacial.

Para completar a diversão, há brinquedos temáticos, como um foguete, labirinto, piscina de bolinhas e video-game.

PLANETÁRIO MUNDO ESTELAR
Onde: rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga, São Paulo
Quando: sábados, domingos e feriados, às 15h e às 17h
Quanto: R$ 12 (infantil ou juvenil) R$ 17 (planetário kids)
Informações: 0/xx/11/ 273-5500 ou pelo site www.planetario.com.br

Assine a Folha

Classificados Folha

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).