Folha Online 
Ilustrada

Em cima da hora

Brasil

Mundo

Dinheiro

Cotidiano

Esporte

Ilustrada

Informática

Ciência

Educação

Galeria

Manchetes

Especiais

Erramos

BUSCA


CANAIS

Ambiente

Bate-papo

Blogs

Equilíbrio

Folhainvest em Ação

FolhaNews

Fovest

Horóscopo

Novelas

Pensata

Turismo

SERVIÇOS

Arquivos Folha

Assine Folha

Classificados

Fale com a gente

FolhaShop

Loterias

Sobre o site

Tempo

JORNAIS E REVISTAS

Folha de S.Paulo

Revista da Folha

Guia da Folha

Agora SP

Alô Negócios

Dia das crianças 08/10/2003

Pavão paquera e macaco toma bronca no Zôo Safari; conheça o passeio

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

Mesmo que você já tenha ido ao Zôo Safari, o antigo Simba Safari, de São Paulo, e ficado cara a cara com leões, ursos e macacos, é impossível saber tudo sobre o local, que mudou de dono e ganhou novos animais desde o ano retrasado. O lugar tem também curiosidades bem legais que a Folhinha Online descobriu.

R.Cassimiro/Folha Imagem
Veja mais fotos
Macacos-prego sobem em carro de visitantes; veja outras fotos do Zôo Safari
Para entrar no Zôo Safari, é preciso estar de carro, particular ou do local. Lá, vivem cerca de 370 animais de mais de 20 espécies livres em um espaço total de 80 mil metros quadrados. Livres, mas nem tanto.

É que depois que o zôo mudou de dono e de nome, os ursos, os leões e os tigres, considerados animais um pouco mais perigosos, vivem cercados por grades, e não chegam perto dos veículos como faziam antigamente.

Em liberdade, pavões exibem sua cauda colorida para atrair a atenção da fêmea, avestruzes correm e "dançam" depois de um banho no tanque d’água, macacos-prego sobem no teto dos carros atrás de comida e a girafa se aproxima para apanhar e devorar folhagens verdes.

Só os macacos-aranha, que são animais engraçados, são mais atirados. Brincam em grupo e não deixam qualquer funcionário do Zôo Safari cuidar deles.

Os funcionários costumam cumprir uma escala de revezamento, cuidando e alimentando todos os animais do parque. Ninguém, além do tratador Antônio França dos Santos, 46, conseguiu ganhar a confiança dos macacos-aranha.

Ele trabalha há 21 anos no parque e anda livremente entre os macacos, os alimenta, brinca e até dá bronca quando um deles se aproxima muito dos carros. Não é raro ver o bando perto do portão de entrada esperando que Santos retorne do almoço. "É igual família. A gente sente falta quando fica longe", diz o funcionário amigo dos macacos, que convive com o grupo --composto por 5 machos e 9 fêmeas-- há 12 anos.

E paquera entre os bichos, existe? Claro! Tem um pavão branco, tipo albino, que gosta de visitar e "namorar" pavoas azuis. E não é que a pavoa azul gosta do pavão branco?!

Outra constatação engraçada: se você for ao Zôo Safari em diferentes épocas do ano, repare nos chifres do servo dama, popularmente conhecido como veado, pois eles estão sempre diferentes.

É que esta espécie troca periodicamente de chifre, sempre depois do acasalamento. A mudança não acontece por acaso. A troca, que acontece justamente no período em que os filhotes nascem, impede que os pequenos se machuquem.

Novas espécies de animais também animam a visita ao Zôo Safari, como os jacarés-de-papo-amarelo, os bisões e os kudus, um tipo de antílope.

É importante chegar lá avisado que não é permitido alimentar os animais. Lá dentro, é preciso dirigir devagar, prestando atenção aos bichos que podem ficar debaixo ou no teto dos carros.

ZÔO SAFARI
Onde:
av. do Cursino, 6.338, Vila Moraes, São Paulo
Quando: quarta a domingo, das 9h30 às 16h30
Informações: 0/xx/11/ 6334-4377 ou www.zoologico.sp.gov.br

Especial
  • Saiba quem são os moradores do Zôo Safari
  • Assine a Folha

    Classificados Folha

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).