Folha Online Mundo Eleições argentinas
Eleições argentinas
23/04/2003

Elisa Carrió

  Idade: 46
Partido: Argentinos por uma República de Iguais
Estado civil: divorciada, três filhos
Formação: direito
Cargos no governo: deputada nacional (1995-atual)

Perfil

A advogada Elisa Carrió, 46, ascendeu no cenário eleitoral no ano passado, lançando mão de um discurso direcionado ao combate à pobreza e à desigualdade, além das críticas ao FMI (Fundo Monetário Internacional).

É deputada nacional desde 1995 -reeleita com 60% dos votos- e concorre à Presidência pelo ARI (Argentinos por uma República de Iguais), um partido que ajudou a criar. Seu vice é Gustavo Gutiérrez, ex-deputado e senador.

“Lilita” Carrió orgulha-se de sua infância pobre, na província do Chaco, razão pela qual empunha a bandeira de promover uma reforma social no país. Nos últimos anos, encabeçou comissões para investigar denúncias de corrupção, que envolviam nomes como o do ex-ministro da Economia Domingo Cavallo e o de seu adversário nas eleições deste ano, o ex-presidente Carlos Menem.

Antes de fundar o ARI, integrou o partido do ex-presidente Fernando de la Rúa, que renunciou em 2001, dois anos depois dela deixar a legenda.

Entre as principais propostas de campanha, promete negociar prazos mais longos para o pagamento da dívida externa, investir em educação e saneamento básico e alinhar a política externa ao Mercosul.

No ano passado, chegou a liderar as pesquisas, mas segue em queda livre após o lançamento da candidatura do peronista Néstor Kirchner, apoiado pelo atual presidente Eduardo Duhalde. Segundo analistas, ela corre por fora neste ano. Um palavrão dito nos últimos dias de campanha a eleitores de Menem gerou polêmica e contribuiu para arranhar sua popularidade.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).