Folha Online Mundo Eleições argentinas
Eleições argentinas
23/04/2003

Néstor Kirchner

  Idade: 53
Partido: Aliança Frente Para a Vitória
Estado civil: casado, dois filhos
Formação: direito
Cargos no governo: governador de Santa Cruz (1991-atual)

Perfil

Apoiado pelo atual presidente Eduardo Duhalde, Néstor Kirchner concorre às eleições como um dos três nomes do PJ (Partido Justicialista, peronista).

É governador da Província de Santa Cruz (sul) desde 1991 e presidente do conselho provincial do partido peronista. Seu vice é Daniel Scioli, ex-piloto náutico e ex-deputado, atual ministro do Esporte.

Apontado por especialistas como um dos favoritos à corrida presidencial, Kirchner detém os votos de parte da população que crê na chamada “estabilidade relativa” da economia obtida pelo governo Duhalde no final do ano passado.

Em seu discurso, acena para a continuidade do modelo econômico adotado pela gestão anterior, com uma política de “produção e emprego”. Promete defender a indústria nacional, rever as privatizações do governo Menem (1989-1999), além de negociar novo prazo e desconto para a dívida externa.

Nas últimas pesquisas aparece empatado com o ex-presidente Carlos Menem e com o economista Ricardo López Murphy para disputar o segundo turno. Chegou a liderar as pesquisas, mas caiu após incorporar à sua equipe o atual ministro da Economia Roberto Lavagna.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).