Folha Online Mundo Eleições argentinas
Eleições argentinas
23/04/2003

Carlos Saúl Menem

  Idade: 72
Partido: Aliança Frente pela Lealdade
Estado Civil: casado, dois filhos
Formação: direito
Cargos no governo: governador de La Rioja (1973-76, 1983-87, 1987-89), presidente de 1989 a 1999

Perfil

Após uma década (1989-99) à frente do país, Carlos Saúl Menem, 72, deixou o cargo com a popularidade arranhada e assolado por denúncias de corrupção. Em 2001, foi preso por seis meses acusado de contrabandear armas com a Croácia e o Equador.

Sua gestão foi marcada por uma política econômica de paridade cambial dólar-peso e pela privatização das empresas públicas, em especial nos setores energético e petroleiro. Reeleito em 1995, depois de modificar a Constituição, encerrou seu mandato diante de um cenário de recessão e taxa recorde de desemprego -mais de 18%.

Menem é advogado, formado pela Universidade de Córdoba, e casado com a chilena Cecilia Bolocco, 36, ex-miss Universo, grávida de dois meses.

A carreira política deslanchou em 1962, quando foi eleito deputado. Onze anos depois, ganhou a eleição para governador de La Rioja, mas foi destituído do cargo pelo golpe militar de 1976. Em 1987, foi reeleito governador.

Neste ano, Menem é um dos três candidatos do PJ (Partido Justicialista), o chamado partido peronista. Seu vice é Juan Carlos Romero, governador de Salta.

Impulsionado por uma fatia da população que sente falta da chamada “estabilidade” econômica dos tempos da paridade cambial, quando um dólar valia um peso, lidera as últimas pesquisas e desponta como favorito ao segundo turno.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).