Folha Online Mundo Eleições argentinas
Eleições argentinas
23/04/2003

Ricardo López Murphy

  Idade:51
Partido:Movimento Federal Recriar
Estado civil:casado, três filhos
Formação: economia
Cargos no governo: ministro da Defesa (2000) e da Economia (2001)

Perfil

O economista Ricardo López Murphy, 51, é a grande surpresa da disputada corrida eleitoral para a Presidência argentina.

Na reta final e empurrado pelos votos de boa parte do empresariado, vem subindo nas pesquisas e aparece em empate técnico com os peronistas Carlos Menem e Néstor Kirchner por um lugar no segundo turno.

López Murphy foi ministro da Defesa do governo de Fernando De la Rúa e, por duas semanas, da Economia. Concorre às eleições deste ano por uma legenda que ele mesmo criou, o Movimento Federal Recriar. Seu vice é o senador Ricardo Gómez.

Em sua carreira de economista, ocupou cargos de destaque nos últimos anos. Foi chefe da Fundação de Investigações Econômicas Latino-Americanas e consultor de instituições como FMI (Fundo Monetário Internacional), Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e assessor do Banco Central uruguaio.

Considerado o candidato de centro-direita, ele promete a recuperação da segurança nas ruas e o fim dos protestos, que estigmatizaram o país nos últimos anos. Também pretende negociar novos prazos e juros para a dívida externa.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).