Folha Online Mundo Eleições argentinas
Eleições argentinas
23/04/2003

Adolfo Rodríguez Saá

  Idade: 55
Partido: Aliança Frente Movimento Popular
Estado civil: casado, cinco filhos
Formação: direito
cargos no governo: governador de San Luís (1983-atual)

Perfil

O advogado Adolfo Rodríguez Saá, 55, é lembrado pelos sete dias que presidiu o país após a queda de Fernando De la Rúa, em 2001. Na ocasião, em seu primeiro discurso anunciou o histórico calote da dívida externa.

Deixou o poder porque não teve o apoio de seu partido para levar adiante as medidas que havia anunciado, especialmente a polêmica moratória de US$ 132 bilhões e a criação de uma nova moeda, o argentino.

Governador da província de San Luís (desde 1983) é um dos três candidatos do PJ (Partido Justicialista), o peronista. Seu vice é Melchor Posse, cinco vezes prefeito de San Isidro.

No palanque, promete um pacote de 125 medidas para reestruturar o país em curto prazo. Entre elas, destaca-se a implantação de um plano de empregos transitórios, que contemplaria 900 mil pessoas por seis meses na construção de 150 mil casas. Pretende fixar o salário mínimo em 500 pesos e rever os contratos de privatizações feitas nas gestões anteriores.

O discurso de Saá também promete melhorar as relações com o Mercosul, especialmente com o Brasil. Defende a moeda única para o bloco e a elaboração de um plano ferroviário para desenvolvimento comum dos países.


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).